TRILHAS: turistas de Longo Percurso ganham site com repertório de caminhos brasileiros

Rede Trilhas cria plataforma atualizável pelos próprios gestores de cada atrativo do gênero

O Pico do Itaguaré é um dos pontos da Trilha Transmantiqueira, um dos percursos que fazem parte da Rede. Crédito: RedeTrilhas

Comportando, hoje, 74 trilhas, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso disponibiliza site específico para atendimento de consultas com muitas informações sobre as características de cada uma delas.

Fruto do esforço de voluntários da sociedade civil  em parceria com técnicos dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e, ainda, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Rede pretende ampliar a visilibilidade da oferta de atrativos e, também, orientar aos praticantes dessa modalidade.

Segundo Hugo de Castro, presidente da Rede, a intenção é proporcionar acessos aos gestores de cada trilha para a constante atualização de informações desses percursos. “O site foi um grande avanço para o nosso projeto onde os gestores poderão divulgar seus atrativos e mostrar que as trilhas não são apenas um meio de se chegar a um atrativo turístico, mas sim um atrativo por si só“, referiu.

A identidade visual da RedeTrilhas é composta de pegadas amarelas e pretas que sinalizam os percursos e orientam os visitantes. Crédito: RedeTrilhas. (Nota da Redação do Canal39:  Não por acaso, observa-se, nessa marca visual, a silhueta estilizada do Cristo Redentor, um dos ícones do turismo brasileiro, ao mesmo tempo representando o tradicional gesto dos trilheiros, com mochila às costas, num momento de contemplação à frente de uma bela paisagem)

Os segmentos turísticos de aventura e de natureza são fortes motivações para viagens domésticas, com grande potencial de resgate do trade no chamado pós-pandemia, haja vista ser, nosso país, o segundo lugar, no mundo, em recursos naturais. “Precisamos desenvolver esse tipo de turismo que é uma grande aposta para a nova demanda turística que surge agora com a retomada. Várias unidades de conversação já estão reabrindo e precisamos dar mais força às atividades da Rede”, destacou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, por ocasião do lançamento da plataforma.

REDETRILHAS - A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país. As trilhas são identificadas com o símbolo de pegadas amarelas e pretas. Elas podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. Antes da implementação do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso, os 75 milhões de hectares do Sistema Federal de Unidades de Conservação Brasileiro contavam com menos de 300 km de trilhas sinalizadas, hoje são 3.500 km. A meta do RedeTrilhas é chegar a 10.500 km nos próximos cinco anos, consolidar a identidade visual “trilhas do Brasil” e movimentar o turismo em mais 2 milhões de pessoas por ano”.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com informações do MTur)

 

 

Comentários