CERIMÔNIA: Novas luzes sobre o turismo do Rio de Janeiro

Retomada das atividades contou com cerimônia aos pés do Redentor

Cerimônia de iluminação marcou a reabertura do Turismo no Rio de Janeiro. Crédito: Roberto Castro/MTur
Destacado, pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como evento de grande importância, marcando o resgate do trade turístico brasileiro e com os conscientes cuidados quanto às práticas de biossegurança estabelecidas no país, a cerimônia de iluminação do Cristo Redentor e demais atrativos do Rio de Janeiro aconteceu na sexta-feira, 14 de agosto.

O ministro também destacou a importância de os segmentos turísticos terem, e apresentarem aos turistas, o seu Selo de Turismo Responsável Limpo e Seguro, disponibilizado para obtenção no site do ministério, estabelecido para os interessados os quais venham a seguir as normas da ANVISA. “É com muita satisfação que a gente participa deste momento, que prova que é possível, sim, conciliar o turismo com a segurança e com a saúde de todos os turistas”, comentou Antônio.

Além do Cristo, foram iluminados ao mesmo tempo o Bondinho do Pão de Açúcar, a roda gigante Rio Star, os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, entre outros.

Em todos os atrativos, assim como aconteceu na cerimônia, serão cumpridos os protocolos sanitários como uso de máscaras, distanciamento físico, aferição de temperatura e dispensação de álcool 70%.

Ao falar durante o evento, Camila Sousa, secretária Especial de Turismo e Legado Olímpico, destacou a situação na qual o mundo se encontra, ainda sob os efeitos da pandemia. “O esforço conjunto da iniciativa privada e do poder público, que seguem as regras de ouro, propiciam à população o acesso aos atrativos com segurança e muita responsabilidade”, disse, acrescentando informações de pesquisas apontando a contribuição do turismo para a geração de empregos e, por isso, “é de interesse público a retomada consciente”. Pelo menos 10 por cento dos empregos são para trabalho no trade turístico.

Dentre o repertório de atrativos do Rio de Janeiro, foram iluminados simultaneamente o Bondinho do Pão de Açúcar, a Rio Star (roda gigante), Arcos da Lapa e Jardim Botânico.

Participaram, ainda, do evento: Ricardo Sales, ministro do Meio Ambiente; Gilson Machado Neto, presidente da EMBRATUR e Adriana Homem de Carvalho, secretária Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39)

Comentários