GESTÃO: Vinícius Lummertz inspeciona obras em Guaratinguetá e elogia uso dos recursos

Cerca de R$ 15 milhões repassados pelo DADETUR contemplam obras no segmento turístico

Na foto, momento da inspeção às obras do túnel sob a via férrea da MRS. 

"It’s first line"! É primeira linha. Esse foi o comentário, em inglês, do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz a um de seus assessores, ao final de sua visita de inspeção a diversas obras em andamento na Estância Turística de Guaratinguetá, município integrante da Região Turística da Fé.

Em companhia do prefeito Marcus Soliva e dos secretários de Turismo, Mário Augusto e Rodrigo Muassab da Indústria, Comércio e Gestão de Convênios, Lummertz visitou obras do principal acesso ao Santuário de São Frei Galvão, seguindo para o túnel sob a via férrea, caminhou pelo centro, onde teve possibilidade de avaliar o andamento das obras da Rua Dr. Martiniano, Mercado Municipal e Espaço Multiuso.

Em conversa com jornalistas convidados, destacou o cuidado com o qual a gestão municipal está investindo os recursos disponibilizados. Segundo o secretário, turismo se faz com verdades e consistência, como verificou em Guaratinguetá.

COMÉRCIOS E SERVIÇOS ENGAJADOS

Ressaltou, também, a necessidade de a sociedade civil estar envolvida com a proposta de se fazer, do turismo, uma efetiva fonte de emprego e renda. “Os comerciantes precisam se organizar, estabelecendo um padrão visual de seus estabelecimentos, criando algo diferente. O turista quer ver e conhecer locais diferentes dos que já frequenta diariamente”, disse.

O potencial turístico de uma cidade, ainda conforme fala da autoridade, precisa ser utilizado como atrativo para a prática do turismo receptivo até mesmo regional, aumentando a permanência dos turistas não só no destino principal, mas, também, provocando seu desejo de visitar cidades do entorno.

PANDEMIA

Perguntado sobre os efeitos da pandemia atual, Vinícius Lummertz frisou a necessidade de se cumprir o Plano São Paulo de Enfrentamento, com os protocolos sanitários para cada segmento, garantindo a segurança de todos os turistas. “Perdemos 120 mil vagas de emprego, mas estamos em fase de recuperação e confiamos poder atingir uma boa meta”, comentou.

Para o secretário, é muito importante a população ficar do lado do turismo e, para isso acontecer, necessário existir uma política econômica firmada em objetivos e propósitos.

ESTÂNCIAS E MITs

Lummertz informou sobre ações no sentido de se promover uma reforma nos procedimentos para classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico. Nesse sentido, deverá haver a participação mais ativa e objetiva das prefeituras no processo de ranqueamento, deixando de ser atribuição apenas do Estado.

Há, também, o estudo de se estabelecer, em Lei, uma forma de as cidades utilizarem os repasses de verbas com direcionamento além da execução de obras. “As obras não podem ser, apenas, as rotineiras de uma cidade. Obrigatoriamente precisam ser para a melhor estruturação dos equipamentos turísticos, como está acontecendo em Guaratinguetá”, salientou Lummertz.

O visitante alertou, ainda, ser imprescindível a participação dos deputados, no intuito de se definir quanto ao número de cidades classificadas.

FUMTUR

Referindo-se ao repasse de verbas, o secretário disse que, com a reforma dos procedimentos, as exigências serão bem maiores quanto aos objetivos dos projetos turísticos apresentados pelos municípios interessados em repasses do governo.

Considerando não existir hoje, tecnicamente, o FUMTUR (Fundo Municipal do Turismo), mas, sim, apenas recursos repassados pelo governo, Lummertz informou estar em estudo uma Lei para os repasses acontecerem pelo sistema “Fundo a Fundo”. Com isso, o dinheiro repassado será mais bem planejado e utilizado, haja vista ter destinação exclusiva para o turismo.

SOLIDARIEDADE DE ESFORÇOS

Ao final de sua fala, o secretário de Turismo manifestou seu desejo de vir a ter notícias sobre os municípios se organizarem em consórcios regionais, proporcionando a interligação de atrativos de uma cidade para a outra, mantendo o turista na região.

Esse destaque de Lummertz contempla, naturalmente, a agricultura familiar, o aproveitamento das rotas de peregrinos para a instalação de pequenos comércios e serviços, o resgate e a manutenção do artesanato tradicional, da gastronomia típica e a difusão de usos e costumes.

Uma das providências já estabelecidas é a consolidação das chamadas Rotas Cênicas, constituídas por ações de embelezamento ao longo das rodovias administradas pelo DER, com padronização de sinalização, instalação de equipamentos para contemplação de paisagens, melhoria dos acessos sem intervenção agressiva aos locais. Tudo isso contido em um Plano Diretor Regional de Turismo.

“Vamos receber U$ 500 milhões para investimento em infraestrutura e isso comprova ser, o Brasil, importante potência mundial em turismo”, finalizou.

ESTRADA CÊNICA DO GOMERAL

Prefeito Marcus Soliva entrega documento pessoalmente ao Secretário Lummertz (Créditos: Edna Maischberger, Canal39)

Ao final da visita de inspeção às obras de infraestrutura turística, em andamento, realizadas com repasse de aproximadamente R$ 15 milhões na cidade de Guaratinguetá, o prefeito Marcus Soliva formalizou a entrega do Projeto para Estrada Cênica do Gomeral, a qual ligará, com melhores condições, aquele bairro a Campos do Jordão.

A região é parte do trajeto oficial do Caminho da Fé, recebendo cerca de 30 mil peregrinos a cada ano.

As obras já tiveram início e o primeiro momento é para adequar os pontos mais críticos da estrada, viabilizando melhores condições de segurança aos turistas e moradores, além de privilegiá-los com um cenário simplesmente maravilhoso.

Soliva destacou o valor do trabalho dos moradores, os quais se esforçam em desenvolver atividades de receptivo e atrativos possíveis de lhes proporcionar algum tipo de renda com a oferta de serviços e produtos de artesanato, gastronomia, hospedagem e agricultura familiar.

(Marcos Ivan, da Redação do Canal39, com fotos de Edna Maischberger)

DISPONIBILIZAMOS, A SEGUIR, UM TRECHO DA CONVERSA DE LUMMERTZ COM A IMPRENSA. PARA ASSISTIR AO VÍDEO, SILENCIE O ÁUDIO DA RÁDIO CANAL39, CLICANDO NO PLAYER EXISTENTE NO TOPO DA PÁGINA.

 

 

Comentários