CAPACITAÇÃO: MTur apoia divulgação de cursos a distância gratuitos

Especializações como a de edição e tratamento de imagens, enoturismo e desenvolvimento regional estão sendo ofertadas por instituições públicas

Levantamento identificou 166 cursos para o aperfeiçoamento profissional dos brasileiros. Crédito: Divulgação

(Por Vitor Maciel) Pensando na qualificação dos profissionais do setor turístico e demais segmentos em tempos de pandemia, o Ministério do Turismo vem realizando um levantamento de cursos a distância gratuitos junto às instituições públicas de ensino de todo o país. O objetivo da iniciativa é divulgar as oportunidades de aperfeiçoamento ofertadas por estabelecimentos públicos, nas mais diversas áreas de atuação. Até o momento, 166 cursos, como de edição e tratamento de imagens, introdução à criação de sites, enoturismo e desenvolvimento regional, estão recebendo apoio de publicidade pela Pasta. Acesse a lista de capacitações aqui. 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enfatiza que a realização de capacitações é de suma importância tanto para os profissionais do país como para a prestação de um serviço adequado. “Cada vez mais o mundo tem buscado diversos conhecimentos para atender às demandas que surgem no dia a dia. E a disponibilização destes cursos, de forma online e gratuita, é uma boa oportunidade para aproveitar o tempo disponível e se especializar no que mais se adequa ao seu perfil”, recomenda.

Os cursos estão sendo oferecidos pelos Institutos Federais do Acre, Amazonas, Pernambuco e do Rio Grande do Sul, e podem ser acessados pelo site do Ministério do Turismo de qualquer lugar do país. Para a realização das especializações, o único requisito é dispor de um equipamento conectado à internet, como smartphones, tablets ou computadores.

O Ministério do Turismo já oferta duas qualificações online gratuitamente: Gestor de Turismo e Atendimento ao Turista. Os cursos têm como público-alvo brasileiros e estrangeiros, sendo que o curso de gestor é destinado, preferencialmente aos gestores públicos e privados responsáveis pelo planejamento e gestão do turismo nos destinos. E o curso de Atendimento ao Turismo, é direcionado a todos os profissionais que atuam na linha de frente do turismo, de qualquer atividade relacionada ao turismo, além de profissionais que possuam interesse na área. Ao concluir, o próprio estudante emite um certificado de curso profissionalizante. No último período de inscrições, os dois cursos ultrapassaram a marca de mais de 38 mil inscritos.

(Edição: André Martins - MTur)

 

Comentários