GESTÃO: Ministro do Turismo apresenta ações da Pasta para o setor de música

Entre as medidas, Álvaro Antônio destacou as medidas provisórias que contemplam ações trabalhistas e de proteção ao consumidor

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ouviu pleito da indústria da música. Crédito: Roberto Castro/MTur

 

Por Victor Maciel (Reprodução do site oficial do MTur)


O turismo musical, o entretenimento e os impactos do coronavírus no país foram temas de reunião, nesta quinta-feira (16), entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e membros da Frente Parlamentar da Música e da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima). O encontro, realizado por videoconferência, tinha o objetivo de apresentar algumas solicitações de ajuda ao setor, que também sofreu grandes prejuízos com a crise.

De acordo com Álvaro Antônio, o setor musical tem importante participação tanto no turismo quando na cultura do Brasil, e afirmou que todas as ações tomadas pela Pasta têm sido para abarcar, também, o segmento. “A música faz parte da vida das pessoas e da identidade do nosso país. Temos uma conversa muito cooperativa com a secretária Regina para tomar outras medidas que vão trazer essa ajuda para todo o setor. Fiquem tranquilos que o Governo federal está tomando todas as medidas possíveis e cabíveis para não deixar ninguém para traz”, pontuou.

Para o vice-presidente da Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), Rodrigo Kniest, é necessário que o Ministério do Turismo inclua o seu olhar para o setor. “A indústria do entretenimento, também, faz a economia girar. Então temos que pensar numa longa cadeia de valor e já ter algo em mente para quando esse mercado voltar”, concluiu.

Entre as ações destacadas, estão os três pilares defendidos pelo ministro que contemplam as medidas provisórias trabalhista e do consumidor e a liberação de linhas de crédito para os micros e pequenos empresários de todos os segmentos que contemplam a cadeia turística. Além disso, Álvaro Antônio pontuou outras ações realizadas pela Pasta no ato da declaração da pandemia, como a reunião extraordinária do Conselho Nacional do Turismo (CNT).

O cantor e compositor Jorge Vercillo também participou da reunião e se colocou à frente para contribuir neste momento. “Estou à disposição para enfrentar esses desafios”.

NEGÓCIOS E EVENTOS – Ainda nesta quinta-feira (16), Álvaro Antônio realizou live com representantes da Indústria do Turismo e Negócios e Eventos do país. Com eles, foram apresentadas as medidas tomadas pelo Ministério do Turismo e pelo Governo Federal para ajudar todos os segmentos do setor neste momento de pandemia.

Entre os assuntos, estavam a liberação de linhas de crédito e as medidas provisórias que beneficiam o consumidor e as empresas turísticas e que manteve milhares de empregos em todo o país. "Alinhamos o nosso trabalho em três vertentes: Cumprimos a primeira missão do contrato de trabalho, do consumidor e a do crédito que ainda vamos finalizar", destacou.

 

Comentários