RELIGIÃO: Terço motiva peregrinação de mulheres ao Santuário Nacional

Romaria do Terço das Mulheres reúne grupos femininos de todo o Brasil na Basílica da Padroeira

Foto: Thiago Leon

Por Victor Hugo Barros

Vozes femininas vão encher o Santuário Nacional de preces na 7ª Romaria do Terço das Mulheres. A peregrinação, que anualmente ocorre próxima ao Dia Internacional da Mulher, acontece no próximo sábado (14) e deve reunir milhares de mulheres na Basílica de Aparecida (SP). A programação conta com missa, momento de catequese, oração do terço e a consagração a Nossa Senhora Aparecida.

"O terço das mulheres será realizado aqui em Aparecida com muita alegria. Alegria de perceber que desde o início do Cristianismo, as mulheres sempre estiveram entre as primeiras seguidoras de Jesus. É verdade que Ele chamou vários apóstolos e discípulos, mas entre estes discípulos, as mulheres sempre se fizeram presentes e perseveraram no seguimento do Senhor e do seu Evangelho", destaca o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Neste ano os grupos irão refletir o tema "Terço das Mulheres: Perseverantes na Oração!" e o lema "Maria, Mãe das Famílias, ensina-nos a Rezar". A temática quer motivar a reflexão sobre qual é o verdadeiro caminho para estar mais perto de Deus.

"Este tema nos faz pensar no sentido próprio da oração do terço. Por ser uma oração cotidiana, ela nos ensina a perseverar e nos colocar em contato com Deus. Um dos salmos nos faz pensar na importância de progredir na Lei de Deus e a perseverança na oração é o melhor caminho para nos aproximarmos do Senhor e viver segundo a sua vontade", explica padre Eduardo.

A acolhida dos grupos se inicia a partir das 6h30 na Tribuna Papa Bento XVI. Um dos principais momentos acontece às 9h, com a celebração da Missa Solene no Altar Central da Basílica, seguida por um momento de catequese com as coordenadoras e auxiliares dos grupos. Às 14h, também no interior da Basílica, é a vez das mulheres rezarem a oração do terço e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Durante a peregrinação, também será sorteada uma imagem fac-símile da Padroeira para um dos grupos femininos presentes. O grupo sorteado terá a missão de realizar trabalhos pastorais e sociais nas comunidades de sua região. Desde a última edição da Romaria, a imagem peregrina encontra-se na Paróquia Bom Jesus de Matosinhos, de São João Del Rei (MG), sorteada no ano passado.

Para participar do sorteio, os grupos devem confirmar presença se inscrevendo antecipadamente por meio do site www.a12.com/tercodasmulheres. No local também é possível conferir a programação completa da Romaria deste ano.

(Sala de Imprensa - Santuário Nacional)

 

Comentários