EXCELÊNCIA: Descubra Aparecida lança selo de qualidade receptiva

Certificação otimiza motivação para permanência de turistas na região

Idealizado pela empresa Turismo da Fé e contando com o apoio de profissionais do trade turístico, o selo “Turismo da Fé – Excelência Receptiva”, é espécie de certificação estabelecida, por um comitê de especialistas, para identificar os estabelecimentos recomendados e capacitados a bem atender aos praticantes do turismo religioso.

A certificação é concedida gratuitamente aos locais enquadrados nos parâmetros de avaliação como, por exemplo, padrões de excelência em cama, mesa e banho e café da manhã, no caso dos meios de hospedagem.

O lançamento dessa identidade aconteceu em evento realizado na Praça de Alimentação da Galeria Recreio, estratégico complexo de lojas instalado em Aparecida, após reforma de edifício o qual servia, anteriormente, como hotel. As características da arquiterura do prédio foram mantidas.

Em sua fala de apresentação do selo de excelência, Fábio Cardoso, da empresa Lotus e participante do grupo gestor do “Descubra Aparecida”, destacou o envolvimento dos participantes de diversos segmentos do trade para o desenvolvimento da ideia.

Segundo Cardoso, é comum – nas cidades da Região Turística da Fé, como exemplo – a necessidade de melhor e maior infraestrutura receptiva, como acesso para ônibus, instalações sanitárias, etc, em atrativos religiosos distantes do centro dessas cidades.

Com a adoção desse selo de excelência, não só os empresários passarão a se dedicar mais na melhoria de seus estabelecimentos mas, também, naturalmente acontecerá a divulgação dos locais, evitando-se aos turistas (romeiros ou peregrinos) o desconforto de não saber onde ficar, como ter melhor atendimento.

Representantes dos meios de hospedagem certificados (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Acima, representantes dos meios de hospedagem certificados (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

O raio de ação do projeto “Descubra Aparecida”, segundo ainda fala de Fábio Cardoso, é de 100km, abrindo, com isso, a possibilidade de mais empresas conquistarem o certificado.

A pegada inicial do projeto é proporcionar, aos turistas, motivos de permanecerem mais tempo na Região e não apenas em Aparecida. Assim, haverá incentivo para uso/consumo dos serviços do trade, como hospedagem, transportes, atrativos, alimentação e outros.

Márcia Filipo, secretária municipal de Turismo e presidente da diretoria executiva da Região Turística da Fé, elogiou as ações para fomento do trade, parabenizando a todos os envolvidos e ressaltando a importância do projeto, haja vista a somatória de esforços resultar em sucesso coletivo. Na oportunidade, a autoridade referiu ações no sentido de atualização de dados contidos no Plano Diretor de Turismo de Aparecida, solicitando a colaboração dos empresários, considerando-se esse procedimento ser indispensável para a manutenção da cidade como Estância Turística.

Ainda sobre ações em prol do turismo, Filipo anunciou o lançamento de um QRCode, contendo todas as informações necessárias para o turista melhor desfrutar de Aparecida e, em curto prazo, também da Região.

Durante a festa de lançamento do selo de excelência receptiva aconteceu, também, o lançamento de uma minissérie, a ser acessada pela web, composta de 10 episódios. Essa websérie mostrará detalhes dos atrativos de Aparecida, provocando a curiosidade de todos quantos pretendem visitar a cidade. O mote da série é “Aparecida tem isso?”.

Participaram do evento, além da imprensa especializada, secretários de Turismo e representantes da gestão dos nove municípios componentes da Região Turística da Fé; representantes dos empreendimentos já certificados. Na ocasião, 32 selos foram entregues aos setores de hospedagem, alimentação, atrativos, transportes. A AGCTUR, grupo de profissionais Guias de Turismo focados no Turismo Religioso, também recebeu a certificação.

Cerca de 150 convidados marcaram presença ao evento.

Os empreendimentos interessados em obter a certificação “Turismo da Fé – Excelência Receptiva” podem entrar em contato pelo site oficial www.descubraaparecida.com.br.

Peças de artesanato e outros produtos, como folders, revistas, imagens, etc, foram expostos pelos representantes das cidades componentes da RT da Fé.

Os organizadores ofereceram um coquetel aos convidados.

Nessa oportunidade pudemos degustar o incrível Mocaccino, composto de achocolatado com notas marcantes de café, oferecidos pelo patrocinador Café Pilão. Esse produto é fornecido, com exclusividade, aos estabelecimentos do trade, não sendo comercializado em lojas de varejo.

A Integrapress, Assessoria de Imprensa responsável pelo atendimento à imprensa, destaca as seguintes informações:

O lançamento do Selo Turismo da Fé e da websérie Descubra Aparecida foi uma iniciativa do projeto Descubra Aparecida e Região, com apoio da Secretaria de Turismo de Aparecida, Secretaria de Turismo de Cachoeira Paulista, Secretaria de Turismo de Piquete, Secretaria de Turismo de Potim, Secretaria de Turismo de Lorena, Secretaria de Turismo de Cunha, Secretaria de Turismo de Guaratinguetá, Secretaria de Turismo Canas, COMTUR de Aparecida, COMTUR de Cachoeira Paulista, PASTUR (Pastoral do Turismo), AGCTUR (Assoc. dos Guias do Circuito Turístico Religioso), Rota São Miguel Arcanjo, Sebrae-SP, SinHoRes Aparecida e Vale Histórico, RT da Fé, Agência Turismo da Fé, ACIA (Associação Comercial e Industrial de Aparecida) e ACEG (Associação Comercial e Industrial de Guaratinguetá). Patrocínio Café Pilão e MW Print.

Selos entregues durante o evento:

Cafés e Restaurantes:

Doce Maria – Aparecida

Serve Quente – Aparecida

Sabor e Fé - Aparecida

Empório Bem Mineirim - Lorena

Serve Quente – Guaratinguetá

Parrila Restaurante – Guaratinguetá

Kafé do Feijão - Cachoeira Paulista

Hotéis e Pousadas:

Pousada Jovimar - Aparecida

Hotel Porto Real - Aparecida

Hotel Maria da Fé - Aparecida

Hotel Sabor e Fé - Aparecida

Hotel Divino Pai Eterno – Aparecida

Hotel Santo Graal - Aparecida

Hotel Gran Vale - Caçapava

Hotel do Feijão - Cachoeira Paulista

Ibis Hotel - Guaratinguetá

Transportes:

- MF Tur - Aparecida

- Transvale - Aparecida

- Valetur - Aparecida

- Elite Transporte - Aparecida

-  Cooperativa Taxi  Rainha - Aparecida

- Redenção Turismo – Taubaté

Atrativos Turísticos e Serviços:

- Galeria Recreio - Aparecida

- Fazenda da Esperança - Guaratinguetá

- Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida - Aparecida

- Museu Nossa Senhora e Cúpula Central Santuário Nacional - Aparecida

- Memorial da Devoção - Aparecida

- Bondinho Aéreos - Aparecida

- Balsa de Aparecida - Aparecida

- Ônibus da Fé - Guaratinguetá

- AGCTUR - Aparecida

  • City Tur da Fé – Aparecida”   

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39) 

GALERIA DE  FOTOS 01                           GALERIA DE FOTOS 02

CLIQUE AQUI E ASSISTA A UM "PAPO39" COM FÁBIO CARDOSO

Comentários