PREMIAÇÃO: Cultura de São Paulo entrega prêmios aos vencedores de 2019

SJC é titulada como Capital da Cultura

Em foto de Joca Duarte, os homenageados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

(Reprodução de trecho do artigo originalmente publicado no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo)

"Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, Governador João Doria e Secretário Sérgio Sá Leitão anunciaram os 15 vencedores do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes e entregaram medalhas e troféus a personalidades da cultura

A grande noite da cultura de São Paulo aconteceu nesta quarta-feira (29) no Palácio dos Bandeirantes. O evento Premiações da Cultura de São Paulo 2019, realizado pelo Governo de São Paulo e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reuniu, no mesmo espaço, artistas e grandes empresários que investem em projetos culturais. Dezenas de personalidades passaram pelos flashes dos jornalistas. Na ocasião, foram também anunciados os vencedores das 15 categorias do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes (confira ganhadores abaixo).

Em cerimônia reservada, o Governador João Doria e o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão entregaram a Ordem do Ipiranga para representantes de empresas que apoiam a Cultura no estado, além das medalhas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Mérito Museológico para personalidades do mundo da Cultura e Economia Criativa.

Nós fazemos questão absoluta de homenagear tanto aqueles que expressam a cultura, como aqueles que apoiam a cultura”, comenta o Governador João Doria. “Também aqueles dirigentes de empresas que, de forma destemida e desprendida, apoiam a cultura do Brasil, especificamente em São Paulo. Nós temos que ter um reconhecimento a esses, que não são artistas, não são do mundo cultural, mas sem eles, o mundo cultural em São Paulo não estaria no nível que está e não teria o prestígio que tem”, completa.

Estamos aqui, todos nós, para dizer que em São Paulo, cultura é prioridade. Nós reconhecemos o papel da cultura e das expressões culturais, papel essencial, estratégico e fundamental para o desenvolvimento humano, econômico e social do nosso Estado”, anunciou o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Conheça as premiações e confira os premiados:

Prêmio Estado de São Paulo para as Artes

Criado em 1950 e completamente reformulado este ano, homenageou 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações. Cada um dos vencedores recebeu um troféu e o valor de R$ 30 mil. As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS; e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo. Trata-se da principal premiação cultural do Estado e da maior em nível estadual no Brasil.

[...]

Capital Cultural

Também receberam o troféu os prefeitos de São José dos Campos, Mongaguá, Salto e Ilha Solteira, cidades selecionadas para a Virada SP, que apresentaram projetos que contemplam qualidade, diversidade, inclusão e relevância para a cultura de seus municípios nas chamadas públicas do Programa Juntos pela Cultura e que foram selecionados para receber o investimento do Governo do Estado na realização do evento.

Anunciado em setembro de 2019, o Juntos pela Cultura é o programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado que destina, por meio de chamadas públicas, R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas culturais, entre elas, a Virada SP.

  • Felicio Ramuth, prefeito de São José dos Campos

  • Geraldo Garcia, prefeito de Salto

  • Márcio Melo Gomes, prefeito de Mongaguá

  • Otávio Augusto Giantomassi, prefeito de Ilha Solteira".

Clique aqui para conhecer todos os vencedores de cada segmento do evento Premiações da Cultura de São Paulo 2019

 

 

Comentários