SENSIBILIZAÇÃO: IGR Mantiqueira Paulista empenhada em fortalecer turismo receptivo

Participação plena do trade regional favorece a melhor regionalização.

Em sua segunda oficina de trabalho focada no estabelecimento de ações capazes de sensibilizar os players do trade turístico regional, a Instância de Governança Regional da Mantiqueira Paulista participou, na terça-feira 14 de novembro, da reunião mensal do COMTUR de Pindamonhangaba.

Na ocasião, com a presença da interlocutora regional Aline Arantes e demais integrantes da IGR, foram desenvolvidas conversas relativas ao envolvimento do trade e da gestão pública no tocante à adoção de práticas assertivas indispensáveis para o crescimento do turismo receptivo regional, considerando-se, inclusive, a existência das marcas criadas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para a promoção dos destinos contidos na Mantiqueira Paulista.

Segundo Aline Arantes, diretora de Turismo de São José dos Campos e interlocutora regional junto Ministério do Turismo, essa segunda oficina foi de grande importância para o projeto ter continuidade. “É muito enriquecedor conhecer os players do turismo de cada cidade. Estamos tecendo uma colcha de retalhos da Mantiqueira Paulista e percebemos que os anseios e expectativas se assemelham, além do território ao qual pertencemos. Na próxima semana estaremos em Monteiro Lobato para, também, conhecermos o trade local e seus anseios. Esse momento de trocas é muito importante para que o plano de trabalho seja reflexo da realidade e que juntos possamos construir a região turística que desejamos”, explicou Aline.

Contando com a presença de alguns convidados, os participantes se dispuseram em dois grupos de trabalho, os quais apresentaram sugestões para a conscientização, sensibilização e envolvimento dos atores do trade na consecução de melhores resultados para a Mantiqueira Paulista.

Um dos pontos marcantes foi a definição por acessibilidade, além da indispensável sustentabilidade.

Lamentável foi, sem dúvida, a ausência de muitos dos atuais conselheiros integrantes do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Pindamonhangaba, incluindo-se representantes da administração pública e muitos dos representantes da iniciativa privada com mais tempo de Conselho.

Essa oficina foi realizada durante a reunião mensal do COMTUR a convite da presidência do mesmo e com a necessária convocação de todos os conselheiros.

(Texto e Foto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista de turismo ME91.207/SP, filiado à ABRAJET

Comentários