CERÂMICA: Flavia Pircher é destaque na Feira da Cerâmica, em Cunha (SP)

Palestra “Da terra à arte: A jornada da argila nas mãos do ceramista” será apresentada gratuitamente na Praça da Matriz

Texto: RP Dois Pontos

Foto: Rafael Marini

Um dos destaques na Feira da Cerâmica, que acontece em Cunha (SP) nos dias do feriado prolongado de 12 de outubro, será a ceramista Flavia Pircher, falando sobre como a argila é a base do trabalho e a importância de dar a devida atenção ao material e entendê-lo em detalhes. A artista, que vai levar peças exclusivas para venda, já expôs sua arte no Vaticano, Bienal de Buenos Aires, no Louvre, e recentemente no segundo Festival de Cerâmica de Menemen, na Turquia.

“Mais do que apresentar as técnicas, o que farei é um convite à reflexão, partindo dos seguintes questionamentos: Como é sua relação com a argila? Você a observa?”, aponta Flavia. “Claro, vou também compartilhar com o público vários insights sobre o meu trabalho e minha trajetória, como tudo que aprendi no Japão, as diferentes possibilidades de uso do material, como faço para aplicar o mínimo de esmalte possível. No fim das contas, é tudo uma questão apenas de argila”, completa.

A Feira da Cerâmica faz parte do Festival da Cerâmica de Cunha, que, de 23 de setembro a 29 de outubro de 2023, traz uma programação especial voltada tanto para quem faz, como para quem estuda ou, simplesmente, é apaixonado por cerâmica. 

Neste ano, o Festival celebra 15 anos de história, valorizando a produção de arte local em suas diversas gerações de artistas, linguagens e técnicas, além de promover a interação e troca de conhecimento entre profissionais de diversas regiões do país e do exterior. Durante a Feira da Cerâmica, de 12 a 15 de outubro,  a Praça da Matriz se torna uma grande festa da cerâmica, com apresentações musicais, performances, competições, demonstrações de ceramistas ao vivo, entre muitas outras atividades.

A cidade de Cunha, interior de São Paulo, abriga hoje o maior pólo cerâmico de alta temperatura da América Latina. Em julho de 2022, recebeu do Governo Federal o título de Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura. É reconhecida nacional e internacionalmente pela produção de cerâmica artística em fornos a lenha Noborigama, técnica introduzida por imigrantes desde 1975.

Serviço:

Palestra “Da terra à arte: A jornada da argila nas mãos do ceramista”

Feira da Cerâmica

12 de outubro

Horário: 14h

Praça da Matriz- Cunha/SP

Evento Gratuito

Sobre Flavia Pircher

Ceramista há 16 anos, possui um ateliê há 15, em Vinhedo (SP). É graduada em Pedagogia e em Direito. Possui especialização em Artes Visuais e Midialogia pela UNICAMP. Atualmente, faz mestrado em Artes Visuais na USP, integra o grupo de pesquisa sobre Impressão Gráfica em Cerâmica Contemporânea na UNA - Universidade de Buenos Aires. Já participou de residências artísticas no Japão, Índia, Áustria, Alemanha e Taiwan. Também dá aulas de modelagem manual e de torno elétrico, além de possuir o canal Cerâmica em Casa no Youtube, no qual dá aulas online, bem como um perfil no Instagram no qual apresenta seus produtos, dicas de como fazer arte em cerâmica, técnicas, workshops, cursos e outros assuntos. Mais informações no site.

 

Comentários