INCLUSÃO: Gramado, RS, ganha guia de acessibilidade

Jornalista usuária de muletas apresenta publicação gratuita para PCDs e público em geral

Texto:Marcos Ivan, com informações da Engaje Comunicação

Fotos: Divulgação
 

Não há dúvida alguma sobre as possíveis limitações vividas por pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.

Além das atividades profissionais cotidianas, PCDs demandam condições especiais para seus passeios e momentos de lazer.

Jornalista e influenciadora digital, Jéssica Paula é usuária de muletas e vive, “na pele”, situações nas quais as atividades podem ser facilitadas quando do uso de aparelhos, próteses ou equipamentos adequados.

Com o uso de muletas, a profissional de comunicação focou anotar e buscar ajustes capazes de tornarem seus deslocamentos mais confortáveis e seguros, conquistando espaços para mais amplo relacionamento social, com inclusão e acessibilidade.

Há bom tempo Jéssica optou pela marca Mercur e, num processo de interação e cocriação, participa dos estudos da empresa, vindo a tornar-se a Embaixadora da Mercur.

Em setembro, 21, será tempo de mais um Dia Nacional de Luta de Pessoas com Deficiência e para assinalar essa data, Jéssica Paula e a Mercur apresentam o “GUIA GRAMADO ACESSÍVEL”, cujo conteúdo trabalha os recursos existentes na cidade da Serra Gaúcha, um dos mais procurados destinos turísticos brasileiros.

“Com o Guia, as pessoas poderão escolher quais lugares e atrações fazem mais sentido para as condições físicas e seu estilo de viagem”, conta Jéssica Paula. 

Números do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (2023) apontam existirem, no Brasil, perto de 19 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

O “Guia Gramado Acessível” será disponibilizado gratuitamente na plataforma Amazon e nas redes sociais da jornalista.

Em seu site Passaporte Acessível, a jornalista apresenta material sobre o turismo com acessibilidade, informações, sugestões de viagem e até dicas para PCDs “se aventurarem e terem a possibilidade de conhecer, sentir e explorar o mundo”.

Com a expertise de ter viajado por 37 países, levando – além das bagagens – suas muletas, Jéssica afirma sentir-se com a liberdade garantida e, aos 32 anos, explica seu sentimento: “Foram nas demandas de uma vida adulta, independente, da profissão, de muitas viagens e longe da família que passei a avaliar as diferenças que as muletas faziam no meu corpo. Eu exijo muito dos recursos em termos de segurança e conforto e do meu corpo em força e resistência. Às vezes os meus movimentos chegam a se igualar à exigência feita aos atletas.”

Ao apontar suas necessidades e sugestões para o desenvolvimento de produtos Mercur, Jéssica passou a somar experiências e conhecimentos com os setores da empresa e isso fluiu para os bons resultados, inclusive a criação do Guia Gramado Acessível, a ser apresentado oficialmente em 21 de setembro próximo.

SAIBA MAIS:

Websérie “7 Elementos” - acessibilidade na prática esportiva para pessoas com deficiência

Guia Gramado Acessível

Para conhecer a Mercur e a Linha de Mobilidade acesse

“O foco do meu trabalho é mostrar que é possível que as pessoas com deficiência tenham acesso a lazer e entretenimento com os recursos disponíveis no mercado. Elas têm o direito de viver essa liberdade! As minhas muletas me proporcionam, de fato, viver quem eu sou”, explica a comunicadora. 

Comentários