Conecte-se agora
acesse capivara

SR-LITORAL

GESTÃO PÚBLICA: Prefeitura de Caraguá realiza cerimônia para recepcionar aspirantes à Guarda Mirim

Publicado

em

Foto: Luís Gava / PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou ontem (06/08), no auditório da Fundacc, uma cerimônia oficial de recepção dos selecionados para o Curso de Formação para Guarda Mirim.

Além dos 54 aspirantes à Guarda Mirim, acompanhados de seus familiares, participaram do evento o prefeito Aguilar Junior, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Capitão Campos Júnior, demais secretários municipais, o Capitão da Polícia Militar, Luiz Fernando Oliveira (Comandante da 2ª Companhia de Caraguatatuba) e vereadores, entre outras autoridades.

O professor e coordenador de formação da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, falou aos presentes sobre o projeto. “Nossa ideia é preencher o tempo dos jovens de forma qualitativa, preparando-os para o mercado de trabalho. Para isso, todos nós fizemos o melhor. E hoje, estou certo, estamos entregando a vocês o melhor projeto possível. Esperamos que, depois dessa primeira turma, muitas outras surjam”.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, “esta é uma nova fase na vida destes jovens aspirantes. Há muito tempo o prefeito Aguilar Junior vem idealizando e trabalhando neste projeto. Hoje, ele é uma realidade”.

O secretário Campos Junior aproveitou a oportunidade para relembrar todas as ações que vêm sendo realizadas no sentido de incrementar a segurança no município: mais policiamento, atividade delegada, câmeras de monitoramento, entre outras. Ao agradecer a todos os envolvidos no projeto, Campos Júnior destacou de forma especial as Secretarias de Obras, Educação e Desenvolvimento Social. Fez também menção a Daniel Ribeiro: “Ele não poupou esforços para que esse projeto se tornasse realidade”.

Parabenizando os jovens aspirantes à Guarda Mirim, o prefeito Aguilar Junior contou sobre seu sonho de implantar o programa. “Acredito que é isso que o jovem de Caraguatatuba precisa. Por muito tempo se falou em Guarda Mirim, mas nada foi feito. Quando assumi a administração, não perdemos tempo e colocamos em prática. Acredito que formaremos bons cidadãos. Destas sementes que plantamos hoje, teremos bons frutos amanhã”. (Foto: Luís Gabva / PMC)

Programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Os participantes também receberão uma bolsa auxílio de 60% do salário mínimo (R$ 572,40), após a conclusão do curso de formação, que terá um ano e seis meses de duração. Nos primeiros seis meses, o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Após concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais, dividida em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego, no setor público ou privado.

A sede do programa deverá ficar no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Até que a sede seja entregue, as aulas serão realizadas na Secretaria de Educação, das 7h30 às 11h30, para quem estuda no período da tarde. E das 13h30 às 17h30, para os alunos do matutino.

(Secretaria de Comunicação / PMC)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-LITORAL

SAÚDE: Secretaria de Caraguá recomenda fechamento do Parque da Serra do Mar

Publicado

em

(Fotos: Talita Fernanda - PMC)

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba recomenda fechamento do Parque Estadual da Serra do Mar pela morte de mais macacos no local.

Nesta quarta-feira (15/08), em reunião no Parque Estadual da Serra do Mar com gestores do local, o secretário de Saúde, Amauri Toledo, recomendou que o lugar seja fechado até segunda ordem para evitar que pessoas não vacinadas contra Febre Amarela circulem pelo local e sejam contaminadas com o vírus.

A recomendação ocorreu depois da morte suspeita por Febre Amarela de oito macacos da espécie Bugio (espécie já em extinção) no local desde a última sexta-feira (10) até esta quarta-feira. O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba informa que os grupos de macacos mortos foram encontrados na área do Parque Estadual do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios.

“Nesta terça-feira (14), foi possível realizar a necropsia em três destes animais e, pela análise, já foi confirmada a morte dos três por Febre Amarela. Ainda assim, todo material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmará a causa morte destes animais em cerca de uma semana, mas tudo indica que a causa morte de todos foi a mesma”, relatou Guilherme.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que não há casos de morte em humanos registrada no município. Até a última quinta-feira (09), foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

Nesta quinta-feira (16), agentes comunitários de Saúde, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e demais áreas passarão por treinamento para atuarem no Programa Multiaçã, deste sábado (18), no bairro Rio do Ouro para vacinarem contra Febre Amarela a população local.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação no local; além de carros da Secretaria de Saúde que irão realizar o casa a casa também no mesmo bairro com foco na imunização do máximo de pessoas.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que todos precisam colaborar e vacinar-se. “Nós queremos pedir a todos que não tomaram a vacina contra Febre Amarela, por favor, tomem. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e, neste sábado, estaremos no Rio do Ouro realizando o casa a casa e no Multiação. Por favor, vacinem-se. Isto é muito importante”, destacou.

(Talita Fernanda, Jornalista – MTB: 12817 )

Continue Lendo

SR-LITORAL

CARAGUÁ: FAMCAL vence mais uma e SABESP promove Boi no Rolete Beneficente

Publicado

em

Foto: Tiffany Emanuele dos Santos/PMC

A Secretaria de Comunicação de Caraguatatuba, no Litoral Norte, divulga informações a respeito da Fanfarra Municipal, mais uma vez vitoriosa em concurso realizada em Santos e a Sabesp anuncia evento beneficente com renda para o Fundo Social de Solidariedade.

Mais uma vitória da Famcal para Caraguatatuba

A Fanfarra Municipal Comunidade Alaor, formada por alunos da EMEWF Prof. Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão, sob a regência de Marcos Silveira dos Santos, o Marcão, foi campeã do 3º Concurso Oficial de Bandas e Fanfarras na categoria Livre. O evento foi realizado em Santos (SP), domingo (08/07).

O evento teve a participação de grupos da Baixada Santista, Litoral Norte paulista e da Grande São Paulo. Desfilaram 15 corporações musicais, sendo dez concorrentes e cinco convidadas, reunindo cerca de mil participantes.

As disputas foram nas categorias Banda de Percussão Sênior, Banda Marcial Infantojuvenil, Livre Sênior e Banda Marcial Sênior. A categoria infantojuvenil contempla jovens com até 18 anos. Já a sênior é destinada a pessoas com mais de 18 anos. Os grupos foram avaliados por júri especializado nos quesitos Apresentação, Aspecto Musical, Linha de Frente, Baliza e Mor.

“Estamos muito felizes com o resultado. Agradecemos ao prefeito Aguilar Junior pelo apoio, ao secretário de Educação, Ricardo Ribeiro e à equipe do setor de Projetos, à equipe gestora da escola, à presidente da Fundacc, Silmara Matiazzo e especialmente aos pais e aos integrantes da fanfarra pela dedicação”, declarou Marcão.

A Famcal foi criada há 34 anos e tem como principal objetivo ajudar na formação e na educação dessas crianças e jovens. Para ingressar no projeto, o aluno precisa ter boas notas na escola e comportamento adequado em casa. As aulas acontecem no Ciase Travessão, às segundas e quartas, das 19h as 21h, e no sábado, das 14h as 17h.

3ª edição da Festa do Boi no Rolete beneficiará ações do Fundo Social de Solidariedade

Foto: Rebecca Bonanate/PMC

Foto: Rebecca Bonanate/PMC

Com o objetivo de colaborar com as ações do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) promove no dia 28 de julho (sábado), às 12h, a 3ª edição da Festa do Boi no Rolete, no Sítio Guacá, na estrada do Rio Claro.

Todo valor arrecadado no evento será revertido para aquisição de materiais necessários, conforme a demanda do Fundo Social.

Quem tiver interesse em participar da Festa do Boi no Rolete, pode adquirir os convites na sede do Fundo Social ou na Sabesp, ambas no Centro.

Os convites custam R$ 60 por pessoa, com direito a arroz, salada, vinagrete, farofa, pão, caldo verde, além do porco e boi no rolete à vontade. Crianças de 7 a 12 anos de idade pagam R$ 30. Bebidas e sobremesas serão vendidas à parte. Não serão vendidos ingressos na hora do evento.

No local também haverá gratuitamente brinquedos e atividades para crianças.

Serviço

Fundo Social – Rua José Damaso dos Santos, 39 – Centro

Sabesp – Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 131 – Centro

Continue Lendo

SR-LITORAL

TURISMO: Jazz e Vinhos movimentam Caraguá

Publicado

em

“Jazz e Vinhos Festival” tem programação com artistas regionais e internacionais. O evento acontece em junho e garante programação sofisticada a preços acessíveis para moradores e turistas de Caraguatatuba

“Comer, Beber e Dançar”. Assim podemos definir a atmosfera que vai tomar conta de Caraguatatuba no mês de junho. A terceira edição do “Jazz e Vinhos Festival”, que será realizada de 7 a 10 de junho, vai surpreender os amantes da boa música com uma gastronomia sofisticada e regada a ótimos vinhos.

Desta vez, o destaque da programação musical fica por conta do Quarteto “Bira Do Jô”, com o baixista Bira, integrante do Sexteto do Programa do Jô Soares, que se apresenta na sexta-feira (08/06), às 22h e do cantor americano J.J. Jackson, que sobe ao palco no sábado (09), também às 22h. Ambos trazem um repertório repleto de clássicos do Jazz, como Ray Charles, BB King, Jerry Lee Lewis, Bob Marley, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Tim Maia, Nina Simone, Billie Holiday, Jon Hendricks e Mose Allison.

Além desses artistas, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com um cronograma com diversas apresentações de bandas e músicos locais*. Na quinta-feira (07), a partir das 20h, tem Quarteto Elias Pontes e Amigos e Michel Pipoquinha. Na sexta-feira (08), a partir das 18h, o público pode conferir Lucas Andrade Trio e Diego Pereira & Group. No sábado (09) e no domingo (10), a festa começa mais cedo, a partir das 13h, com Luana Mascari, Andréa Brandão (feat. Julio Bittencourt Trio), Renato Felix Quarteto, Sandro Haick Duo, Classe A Jazz Quartet, The Neural Fusion (Wagner Rodrigues), Brasil Jazz Trio e Trio Ângulo Mineiro.

O “Jazz e Vinhos Festival” será na Praça da Cultura – Centro, e é montado em uma área de três mil metros quadrados, com iluminação cênica e painel de lead, stands de venda de vinhos e acompanhamentos, além de gastronomia de qualidade a preços acessíveis. A entrada é gratuita.

“É um evento realmente esperado por todos da região, pois tem surpreendido os visitantes a cada nova edição. Essa é a ideia, sempre inovar, trazer algo novo e ainda melhor a cada ano”, diz o secretário de turismo, Cristian Bota.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL COMPLETA DO JAZZ E VINHOS FESTIVAL 2018*

Dia 07/06/2018 (quinta-feira)

20h – Quarteto Elias Pontes E Amigos

22h – Michel Pipoquinha

 

08/06/2018 (sexta-feira)

18h – Lucas Andrade Trio

20h – Diego Pereira & Group

22h – Quarteto – Bira Do Jô

 

09/06/2018 (sábado)

13h – Luana Mascari

16h – Andréa Brandão (Feat. Julio Bittencourt Trio)

18h – Renato Felix Quarteto

20h – Sandro Haick Duo

22h J.J. Jackson

 

10/06/2018 (domingo)

13h – Classe A Jazz Quartet

16h – Wagner Rodrigues – The Neural Fusion

18h – Brasil Jazz Trio

20h – Trio Ângulo Mineiro

*A programação está sujeita a alteração

(Mayara Peixoto, Jornalista – MTB 78.637 – Fotos: Luis Gava / Divulgação – PMC)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro