Conecte-se agora
acesse vila rica

TURISMO

Gestão Pública: Estado quer alavancar o turismo em todo o território paulista

Publicado

em

Governador João Dória Jr e o secretário de Turismo Vinícius Lummertz (Divulgação)

Secretaria está passando por uma reformulação para transformar o setor em referência de qualidade ao Brasil e ao mundo

O Estado de São Paulo tem, entre outras missões para 2019 e também para os próximos anos da nova gestão, transformar o turismo paulista em referência mundial. Conhecida como “a capital dos negócios” na América do Sul, São Paulo é famosa por seus grandes eventos empresariais, por sediar os escritórios brasileiros das maiores companhias do mundo, eventos esportivos pontuais e, mais recentemente, pelo Carnaval.

Contudo, o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, diz querer mais. O gestor acredita que turismo, meio ambiente e sustentabilidade são parceiros indispensáveis para que a vasta natureza dos municípios litorâneos e do interior do Estado também recebam seu reconhecimento e gerem receitas provindas do setor. Segundo ele, para isso, a gestão dos municípios precisa transformar o que é planejamento em objetivo para os próximos anos.

Em evento recente, o secretário comentou que a proposta ambiciosa de levar São Paulo para o mundo passa também por uma mudança de comportamento. “Nos territórios onde há parques ecológicos, por exemplo, os municípios devem trabalhar de forma regional, além de incentivar as pessoas a fazer parte do desenvolvimento econômico. É uma questão moral. Imoral é estas pessoas não participarem desse desenvolvimento por não haver comunicação com os gestores públicos”, afirmou Vinicius Lummertz.

De acordo com o secretário, “o maior parceiro do Turismo é o Meio Ambiente. O maior parceiro do Meio Ambiente é o Turismo de forma sustentável”, acrescentou. O gestor afirmou também que a pasta está passando por uma reformulação para transformá-la em uma referência de qualidade para o Brasil e o mundo. “O Turismo do Estado de São Paulo tem o maior potencial planetário”, avaliou.

Mãos à obra

Uma das providências recentes da secretaria foi uma reunião para discutir a importância da integração entre os municípios junto à Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). Para Vinicius Lummertz, a soma de trabalho com efetivo marketing de promoção dos destinos pode levar a ações das estâncias que incrementem o fluxo de turistas.

“Há que se contar com uma regionalização organizada como a melhor resposta para o desenvolvimento destes destinos”, comentou o secretário junto aos representantes de cidades como Itanhaém, Ilhabela, Brotas, Holambra, Santa Fé do Sul, Águas de São Pedro, Morungaba, Cananeia, Socorro, Santo Antônio do Pinhal e Santa Rita do Passa Quatro.

Em entrevista durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, no início do ano, o Governador João Doria também apresentou São Paulo como um “Estado-nação” para os presentes. A ideia, para além de atrair investidores, era também mostrar a estrutura e a capacidade que o Estado possui – e o turismo está entre as prioridades. “Vamos estimular investidores para setores estratégicos da economia de São Paulo, como o agronegócio, indústria de transformação, setor de tecnologia, economia criativa e turismo”, disse.

(Assessoria de Comunicação / Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo)

TURISMO

GUARATINGUETÁ: Devoção e fé marcam principal dia da Festa de São Benedito e São Gonçalo

Publicado

em

Foto: Edna Maischberger, Canal39

As comemorações em louvor a São Benedito e São Gonçalo, na Estância Turística de Guaratinguetá, município de Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (SP) têm seu momento maior na segunda-feira, 22, quando a programação tem início às 6h, com a tradiconal Alvorada.

Às 7 horas, a memória daqueles que fizeram parte da Irmandade de São Benedito e da Cavalaria de São Gonçalo é reverenciada, com celebração da Santa Missa presidida pelo pároco Padre Jalmir Carlos Herédia;

Na sequência, às 8 horas, na Praça São Gonçalo, ao lado da igreja, é servido o tradicional Café com São Benedito.

Por volta das 9 horas, na Rua Conselheiro Dantas, os Reis, a Corte, grupos de Congadas e populares iniciam sua caminhada até a Igreja de São Benedito.

Com a presença de grande número de fieis, a partir das 10 horas e presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, é celebrada a Missa Solene em louvor a São Benedito e São Gonçalo.

Os pães e doces, tradicionais nas comemorações ao Santo Cozinheiro, são benzidos e distribuídos a partir das 12h30min, na Casa da Irmandade de São Benedito. Essa atividade segue até as 15h30min.

A grandiosa procissão em honra a São Benedito está marcada para iniciar-se às 17 horas, obedecendo ao seguinte itinerário: Rua Henrique Dias; Avenida Rui Barbosa; Rua Santa Clara; Rua Cel. Tamarindo; Praça Homero Otoni; Rua Duque de Caxias; Rua Prudente de Morais; Rua Cel. Virgílio; Praça Santo Antonio; Rua Dr. Martiniano; Rua 9 de Julho; Rua Mal. Deodoro e Praça Joaquim Vilela, onde deverá chegar por volta das 19 horas.

Após a chegada da procissão haverá bênção para o povo. A seguir, nomeação dos novos Reis, passagem das coroas, encerrando-se com grande queima de fogos.

Entretenimento:

Às 20 horas, após o encerramento das comemorações religiosas, haverá, na Praça Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes, show de lançamento do DVD do cantor Elias Marra, contando com a participação de Dinho Luz e Juliana Diniz.

Em seguida, às 21 horas, show de encerramento com o Grupo 100%.

Durante o período da festa funcionará, na Praça Joaquim Vilela, a Praça de Alimentação, com barracas típicas.

A programação informada é uma realização da Irmandade de São Benedito.

(Texto: Marcos Ivan, Canal39)

Continue Lendo

TURISMO

TRADIÇÃO: Festa de São Benedito e São Gonçalo começa no Domingo de Páscoa em Guará

Publicado

em

Carro-andor com as imagens de São Gonçalo e São Benedito (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Há 262 anos, em Guaratinguetá, devotos de São Benedito realizam celebrações para homenagear aquele que é o Santo protetor dos alimentos, das cozinhas, padroeiro dos cozinheiros.

Exemplo de humildade e doação, Benedito nasceu filho de um casal de escravos os quais, inicialmente, não queriam gerar filhos para não existirem mais escravos. Sabedor disso, o senhor deles prometeu dar, ao filho que gerassem, a total liberdade.

Assim, Cristóvão e Diana tiveram Benedito, nascido em liberdade por conta da promessa cumprida pelo senhor. Crescido na fé católica, ensinada pelos pais, negro Benedito sofreu insultos por conta da raça. A tudo suportou e, num gesto de muita humildade, juntou-se aos eremitas franciscanos e, posteriormente, foi para um convento, na Sicília, continuando a servir à palavra de Jesus.

A história da vida magnífica de São Benedito você encontra aqui.

A devoção a São Benedito espalhou-se por todos os cantos e os louvores ao Santo Cozinheiro são manifestos por uma série de comemorações, como acontece em Guaratinguetá.

No Domingo de Páscoa, pela manhã, o rufar das Caixas de São Benedito, percorre ruas da cidade anunciando o início dos festejos.

Cavaleiros trajando ternos, os Mantenas, momentos antes do início da Cavalaria (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Às 12h, na Chácara Selles, outro grande momento da Festa de São Benedito. Começa a concentração dos Cavaleiros de São Benedito e São Gonçalo, para uma verdadeira procissão em lombo de equinos e muares. A chamada Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo é tradição de 293 anos.

Muitíssimo bem organizada, a Cavalaria percorre grande número de ruas, contando com a presença marcante dos Mantenas, cavaleiros responsáveis pela manutenção da ordem em todo o cortejo.

Clubes equestres participam da Cavalaria, demonstrando sua fé e gratidão aos santos homenageados (Foto: Edna Maischberger, Canal39_

Enquanto a Cavalaria cumpre seu trajeto, um sem número de mulheres realiza a Procissão da Bandeira e da Corôa, saindo da Casa de São Benedito com destino à Igreja de São Benedito, no Campo do Galvão.

Por volta das 15h, na Praça Piratininga, com a chegada da Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo, inicia-se a Procissão do Mastro ou, como também é conhecida, a Puxada do Mastro de São Benedito. Esse evento conta com a participação de diversas companhias de Congadas e Moçambiques, tendo à frente o grupo de Caixas de São Benedito.

Início da Procissão (ou Puxada) do Mastro de São Benedito (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A Puxada do Mastro, junto com a Cavalaria, percorre mais um bom tanto de ruas, chegando à Praça São Gonçalo por volta das 17h, quando acontece o levantamento do Mastro e a evolução da Cavalaria, cujos integrantes (cavaleiros e montarias) recebem a bênção ministrada pelo sacerdote.

Festa de São Benedito e São Gonçalo, em Guaratinguetá, um tempo de meditação e celebração que reúne grande número de moradores e turistas.

Vale a pena conferir.

Na programação de eventos de lazer, a noite de domingo será animada pela excelente Banda 8 Segundos, com entrada franca, a partir das 21h.

Continue Lendo

TURISMO

VIAGENS AÉREAS: Com apoio do Governo de SP, Azul confirma novos voos para Araraquara e Guarujá

Publicado

em

Imagem ilustrativa: aeronave da Azul, taxiando no aeroporto de SJK (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A ampliação da malha aérea no Estado de São Paulo, com expressivo aumento de voos, já é uma realidade. O Governador João Doria e o Secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram nesta quinta-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, novos voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para os municípios de Araraquara, no interior, e Guarujá, no litoral paulista.

A ampliação da malha aérea no Estado é resultado do programa “São Paulo Pra Todos”, que reduziu o imposto da alíquota cobrada sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Como contrapartida, as companhias aéreas passarão a oferecer mais voos a partir de diversos aeroportos paulistas.

“São Paulo é o maior emissor de turismo do Brasil e da América Latina”, afirmou o Governador. “Isso implica em aumento do fluxo de passageiros para o interior do Estado e também para outros destinos em todo o Brasil”, acrescentou. “Turismo não é tratado como acessório, aqui é uma política de governo”, frisou Doria.

Para o Secretário Lummertz, “mais voos, mais ligações diretas e mais destinos são de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico paulista, gerando prosperidade e avanço também para atividade turística e de negócios. A conectividade faz crescer as regiões”.

O município de Araraquara possui 230 mil habitantes e voltará ao cenário da aviação nacional, recebendo um voo diário para a cidade de Campinas a partir do dia 1º de setembro. Com ligação direta ao Aeroporto Internacional de Viracopos, os passageiros que partirem de Araraquara terão a possibilidade de se conectar a 60 destinos dentro e fora do Brasil.

Em relação ao Guarujá, com 380 mil habitantes, a expectativa da Azul é operar voos do litoral paulista para os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Curitiba, no Paraná. O início das operações dependerá da conclusão de obras estruturais no aeroporto de Guarujá.

“É fundamental que o hub paulista cresça para aumentar a conectividade aérea do Brasil”, declarou o Secretário Lummertz. “Nós precisamos fortalecer o hábito de voar. Quanto mais passageiros voarem, melhores tarifas nós teremos”, concluiu.

Os voos serão operados com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros. Assim, a Azul amplia de 10 para 12 o total de cidades atendidas pela companhia em São Paulo, com médias de 36 voos diários entre destinos paulistas.

A iniciativa também permite que a Azul fortaleça o hub de conexões em Campinas e a presença da companhia em Guarulhos. De junho até dezembro deste ano, serão nove novas ligações diretas: Campinas – Sinop (MT), a partir de junho; Guarulhos – Manaus (AM), Campinas – Imperatriz (MA), Campinas – Aracaju (SE), Campinas – Natal (RN), Campinas – São Luís (MA) e Campinas – João Pessoa (PB), em julho; Campinas – Vitória da Conquista (BA), a partir de agosto; e Campinas – Cabo Frio (RJ) em dezembro de 2019.

São Paulo Pra Todos

A despesa das empresas aéreas com combustível chega a até 40% de todo o custo operacional de cada voo. Com a redução do ICMS cobrado sobre o combustível aéreo, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares.

Pelo acordo firmado em fevereiro, o setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país. Ao todo, as novas frequências vão atingir aeroportos de 38 cidades em 21 estados. A desoneração tributária terá efeito a partir de 1º de junho e será compensada pelo impacto econômico gerado pelas contrapartidas.

(Assessoria de Comunicação – Setur-SP).

Continue Lendo
Propaganda acesse REVISTA29
Propaganda Enter ad code here

Em Alta

Hospedado por ServerPro