Conecte-se agora
acesse MOTIVOS

TURISMO

GESTÃO: MTur libera certificação digital para inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado

em

(Torre de TV de Brasília, uma das 3.285 cidades que integram o Mapa do Turismo brasileiro. Foto: Divulgação Embratur)

Documento comprova participação de destinos no Mapa, ferramenta de priorização de investimentos do MTur

O Ministério do Turismo liberou, sexta-feira (19), a emissão de certificado digital para municípios inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019. O documento poderá ser obtido eletronicamente por ESTE LINK. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Para emitir e imprimir seu certificado, basta acessar o site do Mapa do Turismo, selecionar os campos Macrorregião, UF, Região Turística e Município e, em seguida, clicar em “pesquisar” e aguardar o resultado destacado com a cor azul. A partir daí, é só clicar no destino selecionado e escolher a opção “emitir certificado”.

FERRAMENTA DE GESTÃO – O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Edição: Vanessa Sampaio

Fonte: Ministério do Turismo

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

TURISMO

TURISMO RURAL: SENAR realiza encontro no Ribeirão Grande em Pinda

Publicado

em

O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, sempre atuante em sua área de abrangência, realiza – em parceria com o Sindicato Rural de Pindamonhangaba, o III Encontro de Turismo Rural Pindamonhangaba, objetivando divulgar as suas atividades, promover o melhor entrosamento entre os produtores rurais e proporcionar organização entre os agentes envolvidos com o Turismo Rural.

O local do evento será no Pesqueiro Pesque Truta (endereço no cartaz abaixo) com participação gratuita, vagas limitadas e inscrições antecipadas, por Whatsapp (ver no cartaz)

Divulgação

 

Continue Lendo

TURISMO

TURISMO: Chamamento para cadastro de agências receptivas e os pacotes que operam no Estado

Publicado

em

A Secretaria de Turismo inicia hoje, com prazo para o preenchimento até dia 18/11, um chamamento para cadastro de agências receptivas e os pacotes que operam no Estado de São Paulo.

O objetivo é promover uma capacitação e rodada de negócios com agências e operadoras no dia 12/12 e também promover algumas ações para fortalecer a comercialização destes pacotes na internet e nos destinos de praia agora nas férias.

Pedimos a gentileza que nos enviem o formulário preenchido até dia 18/11/2018 (domingo) para coordenadoriadeturismosp@gmail.com. Qualquer dúvida solicitamos que contatem a Jéssica, Albert ou Jacia Kanarski, da Coordenadoria de Turismo, em (11) 3204-2858/2836/ 2837.

ACESSO AO FORMULÁRIO NO SITE DA SETUR-SP: CLIQUE AQUI

Continue Lendo

TURISMO

FERIADÃO: Caraguatatuba espera 120 mil turistas para este final de semana

Publicado

em

Foto: Luís Gava/PMC

Para o feriado prolongado da Proclamação da República (15/11) e da Consciência Negra (20/11), Caraguatatuba aguarda a chegada de mais de 120 mil turistas, segundo o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian de Souza.

A taxa de ocupação da rede hoteleira já está acima de 85%, conforme dados da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP).  Muitos hotéis já não disponibilizam vagas e o turista que quiser vir, precisa se programar com antecedência ou ficará sem muitas opções de hospedagem.

A programação especial oferecida pela cidade ficará por conta do evento musical Conexão Caiçara. Em ambiente coberto, o show será na praça da Cultura com apresentações de bandas locais para todo tipo de gosto, com opções que vão desde rock à moda de viola.

Conexão Caiçara

As atrações do Conexão Caiçara começam nesta quinta-feira (15), com pop/rock a partir das 20h, com a Banda Conexão Central e às 21h30, com a Banda Resilien.

As apresentações continuam na sexta-feira com pagode e samba das bandas Simplicidade SA, às 20h, e o Grupo Coincidência logo em seguida, às 21h30. No sábado as atrações serão com o forró das bandas Revolusom, às 20h, e Saquaritá e Thiago Ferrarezi, às 21h30.

Domingo é dia de sertanejo com Edson Alexandre, às 20h, e Wany Oliver e banda, em seguida, às 21h30. O evento encerra na segunda-feira, com moda de viola da Orquestra Estrela de Ouro e com o forró da Tribo Caiçara às 21h30.

Previsão

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), os dias serão de chuva, com fortes pancadas a partir da tarde e com temperaturas de 21° a 31°.

(Secretaria de Comunicação – PMC)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro