Conecte-se agora
acesse NATALCUNHA

SR-GUARÁ

ELEIÇÕES: Jornalista Joyce Ribeiro será mediadora do Debate de Aparecida

Publicado

em

(Foto: Divulgação / TV Aparecida)

Evento promovido pela CNBB e organizado pela TV Aparecida reunirá candidatos à Presidência

Para comandar o debate entre os candidatos à Presidência da República para as Eleições 2018, a TV Aparecida convidou a experiente e competente jornalista Joyce Ribeiro. Promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e realizado pelo Santuário Nacional , o programa vai ao ar na TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12.com, no dia 20 de setembro, às 21h30. A transmissão, ao vivo, do “Debate de Aparecida”, direto do Santuário Nacional, na cidade de Aparecida-SP, será acompanhada por demais emissoras de inspiração católica no país e pela TV Cultura.

“É a primeira vez que participo de um debate como mediadora e estou muito feliz com a missão e o desafio.  As pessoas estão, cada vez mais, interessadas em se aprofundar sobre o nosso cenário político, por conta de tudo o que temos vivido. Com a eleição batendo a porta, o eleitor entendeu que o poder está em nossas mãos, que mudar depende de cada um e o voto é o começo do processo de transformação. O debate é importante e peça fundamental, pois tem a função de esclarecer para população o que cada candidato oferece para essa mudança”, avalia Joyce Ribeiro.

A jornalista foi gentilmente cedida para participação no debate político pela TV Cultura, onde atua como principal âncora de um telejornalismo da casa. Sobre a liberação, a jornalista explica que tudo partiu da parceria entre a CNBB, a Rede Aparecida e o canal público, que também irá transmitir simultaneamente o Debate de Aparecida: “Faremos um trabalho em conjunto. Desde o início, o convite foi muito bem recebido pela direção da TV Cultura. Estamos unindo forças para levar o melhor debate aos eleitores”.

Dividido em cinco blocos, o “Debate de Aparecida” com candidatos à Presidência da República, em primeiro turno, tem previsão de duração de 2 horas. Joyce Ribeiro terá o papel de orientar, mediar e fazer valer as regras estipuladas dentro do formato do programa. Algumas perguntas apresentadas aos políticos serão sorteadas, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente escolhidos, e algumas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos.

Para Joyce, o principal intuito do Debate, com transmissão da Rede Aparecida, mídias católicas e TV Cultura, é esclarecer as dúvidas dos eleitores: “O formato atual dos debates já vem muito específico e moldado para que todos os candidatos presentes tenham garantido seu tempo de exposição de ideias e propostas. Faremos todo o necessário para que isso ocorra da melhor maneira. Todos serão respeitados dentro das suas particularidades”.

O Debate

A Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV Aparecida e Portal A12.com) vai sediar o encontro dos políticos, com transmissão simultânea pelas emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet. A TV Cultura também irá transmitir, simultaneamente, o debate com imagens geradas pela TV Aparecida.

É a segunda vez que a TV Aparecida, a pedido da CNBB, organiza e transmite um debate de presidenciáveis. No pleito eleitoral de 2014, a emissora também promoveu o evento, abrindo aos políticos a possibilidade de apresentarem suas ideias.

Jornalistas de veículos de comunicação poderão fazer o credenciamento, através da Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional.

Formato

O debate da TV Aparecida terá cinco blocos. No primeiro, o mediador fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos sem representação na Câmara dos Deputados e que não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos -será feita por um arcebispo designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas pelos jornalistas presentes, que serão pré-agendados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto e 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

Perfil da Mediadora

Formada pela FIAM, em São Paulo, pós-graduada em jornalismo econômico e político pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Joyce Ribeiro começou sua carreira na televisão em 1998, na Boa Vontade TV, da LBV, em que atuou como produtora e repórter. Na RIT, teve sua primeira experiência como apresentadora de telejornal. Foi âncora de programas jornalísticos na RecordTV de 2001 a 2005, quando passou a integrar o cast de jornalismo do SBT até 2017. Atualmente é a principal ancora da casa e comanda o Jornal da Cultura, na TV Cultura.

– Flávia Gabriela / Gerente Comunicação Institucional – Santuário Nacional de Aparecida)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-GUARÁ

ENSINO: EEAR realiza formatura de mais 530 sargentos para a FAB

Publicado

em

(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada na Estância Turística de Guaratinguetá, SP, realizou, em 30 de novembro de 2018, a Solenidade Militar de Formatura de mais um contingente de terceiros sargentos os quais, a partir daquela data, passam a prestar serviço à Força Aérea Brasileira.

Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Nivaldo Luiz Rossato, ao lado do Comandante da EEAR, Brig Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto e, ao fundo, Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica e futuro Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e assistida por autoridades citadas pelo cerimonial, a formatura das turmas Condá (247ª do Curso de Formação de Sargentos – CFS) e Sírius (29ª do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento – EAGS), a solenidade contou com a presença de grande número de familiares e amigos dos formandos, os quais ocuparam todos os espaços a eles destinados.

Ao todo, 530 novos especialistas se formaram, sendo 160 militares do EAGS, dos quais 96 são mulheres e 370 militares do CFS, destacando serem 126 mulheres. O EAGS tem duração de um ano, considerando que são profissionais que ingressam na EEAR com um curso técnico. O CFS dura dois anos, para formação curricular completa na própria escola.

Além destes, o CFS formou 5 alunos das Nações Amigas do Brasil, vindos do Suriname, Moçambique, Senegal, Bolívia e Togo.

Desde a abertura da Solenidade, com a Banda Sinfônica da EEAR, abrindo o desfile de chegada da tropa, até o esperado “joguem seus quepes para o ar”, a solenidade foi repleta de muita emoção e alegria.

Banda Sinfônica da EEAR (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

A solenidade contou com a revista à tropa, pelo Comandante da Aeronáutica, acompanhado pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto. Outros atos oficiais foram: Incorporação da Bandeira Nacional; execução do Hino Nacional; passagem do Estandarte da Escola; Compromisso à Bandeira; Premiação; Imposição das Divisas; Desfile Militar e o tradicional “Fora de Forma”, com os quepes atirados para o ar.

Os primeiros colocados de cada turma, chamados “Zero Um”, foram homenageados com prêmios do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira e receberam, ainda, a Medalha Eduardo Gomes de aplicação no estudo.

Acima e abaixo, da esquerda para a direita, os “ZERO UM” Igor e Leonardo, quando recebiam as homenagens (Fotos: Edna Maischberger, Canal39)

Participou da premiação o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, o qual foi por diversos momentos aplaudido pelo público. Costumeiramente, há pelo menos 15 anos, Bolsonaro participa das formaturas realizadas pela EEAR.

Imposição da Medalha “Eduardo Gomes” aos “Zero Um” (Fotos: Edna Maischberger, Canal39)

Em sua fala aos novos sargentos, o Comandante da Aeronáutica destacou o valor dos jovens formandos, os quais se dispuseram, com o sacrifício da própria vida, defender o Brasil em qualquer ponto dos 22 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade da FAB. “Tenho certeza de que hoje entregamos à sociedade não somente combatentes, mas cidadãos brasileiros forjados numa das melhores escolas de ensino técnico, onde os valores morais e éticos são julgados com disciplina e garantia e continuam nos balizando para a construção de um Brasil melhor”, disse o Brigadeiro Rossato.

Formandos no dispositivo “divisa”, para o Compromisso à Bandeira. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

O oficial salientou a emoção e o orgulho que todos sentiam no momento como “fruto da felicidade de completar um árduo caminho nas áreas dessa instituição. Esse momento que aqui vivenciamos, para sempre ficará marcado em suas mentes. Vocês são vitoriosos”, disse ainda o Comandante da Aeronáutica, lembrando que novos desafios estarão diante de cada um dos novos sargentos da Força Aérea.

Recomendando a todos para que sempre se dediquem na busca pelo conhecimento, atualizando-se e capacitando-se, pois o aperfeiçoamento é contínuo e necessário para todos os militares e destacando os projetos de tecnologia desenvolvidos pela FAB, o Tenente Brigadeiro do Ar Rossato demonstrou sua certeza de que o Brasil se consolidará no cenário mundial. Dirigindo-se aos pais, amigos e familiares dos formandos, Rossato os citou como esteio da calma, perseverança e amor incondicional, durante os momentos de dificuldades, apresentou agradecimentos e respeito, oferecendo-lhes também a vitória de cada um dos formandos.

O Comandante da Aeronáutica encerrou sua fala agradecendo e elogiando a todos os demais atores os quais possibilitam a formação de elevada qualidade oferecida pela EEAR, citando especialmente o atual Comandante Geral de Pessoal, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, futuro Comandante da Aeronáutica.

ELITE ESPECIALISTA

Uma demonstração de Ordem Unida sem comando de voz foi realizada por um grupo de alunos da EEAR, executando malabarismo e encantando ao público presente. O Grupo Elite Especialista foi idealizado pelo Sub-Oficial Edson Gonçalves de Lima, comandado atualmente pelo Major Especialisa em Fotografia Edmar de Carvalho Guimarães e coordenado pelo 3º Sargento SGS Igor dos Santos Rodrigues.

Elite Especialista (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Após o encerramento da Solenidade Militar, o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro concedeu breve entrevista coletiva à imprensa.

O cerimonial registrou as seguintes presenças: Presidente eleito da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro; Deputado federal e senador eleito, Major Olímpio; Deputados Federais Marcelo Ortiz e Jorge Tadeu; Deputado Federal eleito, General Peternelli; Comandante Geral do Pessoal da Aeronáutica. Tenente Brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Moretti Bermudez; Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar José Mário Rezende de Araújo; Chefe do Gabinete de Comando da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço; Coordenador do Grupo Técnico de Defesa do Gabinete de Transição Governamental, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, futuro Ministro de Estado Chefe de Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Oficiais Generais do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita; Prefeito de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva; Presidente da Câmara Municipal de Guaratinguetá, Vereador Marcelo Caetano Valadares Coutinho; Juíza Federal da 18ª Sub-seção Judiciária da 1ª Vara Federal de Guaratinguetá, Dra. Tatiana Cardoso de Freitas; Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Guaratinguetá, Dr. Paulo César Ribeiro Meireles; Juiz Federal da 21ª Sub-seção Judiciária de Taubaté, Dr. Marcos Satalino Mesquita; Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar; Adidos militares estrangeiros acreditados junto ao Governo Brasileiro; Autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Tenente Coronel Aviador Marcos César Pontes, futuro Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares das Forças Armadas e Auxiliares.

GALERIA DE FOTOS, COM CLIQUES DE EDNA MAISCHBERGER E MARCOS IVAN

 

Continue Lendo

SR-GUARÁ

RELIGIÃO: Romaria ao Santuário de Aparecida marca Ano do Laicato no Brasil

Publicado

em

(Foto: Thiago Leon)

(Por Victor Hugo Barros) Atividade é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e culmina atividades desenvolvidas desde novembro de 2017 em todo país

Representantes de diversos organismos ligados aos leigos católicos brasileiros realizam no próximo domingo (25) uma peregrinação ao Santuário Nacional. A romaria vai marcar o Ano do Laicato, vivido desde o dia 26 de novembro de 2017 pela Igreja Católica no Brasil. O ponto central das atividades deste dia será a missa solene que acontece no Altar Central da Basílica às 8h. Antes disso, de quinta (22) à sábado (24), o Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), sedia a 9ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, que também integra a programação.

A data foi escolhida por coincidir com as comemorações do Dia do Leigo, celebrada anualmente na festa litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo. O encontro também vai culminar as atividades do Ano do Laicato.

“Não está na nossa agenda um encerramento do Ano do Laicato. Temos sim, a culminância do Ano Nacional do Laicato em Aparecida, na casa da Mãe. Todos os cristãos leigos e leigas que puderem participar dessa romaria sejam bem-vindos e vindas”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, um dos organizadores da peregrinação.

A romaria vai contar com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha e outros representantes de organismos eclesiais. Já a missa será repleta de simbolismos, que vão retratar as diversas regiões brasileiras.

Antes mesmo do início da celebração, às 7h30, participantes das comissões que promovem o Ano do Laicato vão ingressar na Basílica com as placas dos organismos correspondentes. Já na procissão de entrada, dez casais leigos vão ingressar junto à Imagem de Nossa Senhora Aparecida rumo ao Altar Central. Junto deles também estarão representantes de diversas regiões do Brasil, utilizando seus trajes típicos.

Após a missa, apresentações artísticas vão acontecer a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, localizada no Pátio das Palmeiras do Santuário Nacional. Nomes conhecidos da música católica como Zé Vicente e Antônio Cardoso já estão confirmados. Também são esperadas apresentações de lideranças regionais.

(Sala de Imprensa do Santuário Nacional)

Continue Lendo

CULTURA

MÚSICA: Reinaldo faz festa no Barracão do Dunga e confirma acerto do Projeto

Publicado

em

Reinaldo e Dunga, durante o show (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

“Carioca da gema”, como diziam os de mais experiência de vida, nascido no bairro de Cavalcanti (RJ), Reinaldo tem, em sua carreira, o mérito de ser um dos que fizeram o pagode “vingar” na capital paulista, quando se mudou para Sampa, em 1982, trazendo na bagagem a referência de grandes intérpretes como João Nogueira, Roberto Ribeiro e Dona Ivone Lara, os quais acompanhou em diversos eventos no Rio de Janeiro. Na época, seu grupo era “O Samba Nosso de Cada Dia”.

Chegado em SP já Príncipe do Pagode, título dado a ele por um locutor de rádio carioca, Reinaldo marcou época e ainda se destaca junto aos apreciadores do samba como um dos melhores intérpretes.

(Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Em Guaratinguetá, no último dia 10 de novembro, o cantor deu provas de seu talento e sua interação com o público. Acompanhado pela respeitável banda “Retrato Cantado” (alusão a um de seus primeiros sucessos), Reinaldo fez a alegria do público que lotou o Salão Social da SABAP. Era só “puxar” a letra de uma canção que o povão ia atrás, no ritmo e em bom tom.

Festa pura, com direito a comemorar o aniversário do José Benedito. Quem? José Benedito, o Dunga do Cavaco!

Parceira inseperável, Kátia comanda a homenagem a Dunga (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Festa de muito samba, bons pagodes, com direito a bolo, parabéns, surpresa no telão e gotinhas de lágrimas escondidas por detrás dos óculos de Dunga. A inseparável parceira Kátia e muitos amigos, além dos filho, “armaram” uns depoimentos para homenageá-lo. Claro que as lágrimas não aguentaram de alegria e emoção e escorreram pelo canto dos olhos.

Circuito do Samba (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Para a festa ficar mais animada, o aquecimento da noite ficou por conta do Grupo Circuito do Samba, que desfiou samba de mesa – conforme é o costume do Barracão do Dunga, não deixando os presentes ficarem sem, pelo menos, ensaiarem alguns passos de dança.

Com “Fé em Deus” (Flavinho Silva), Reinaldo abriu sua apresentação, já com o público cantando junto. E foi assim, o tempo todo. “Olha” (Roberto Carlos/Erasmo Carlos); “Saigon” (Cláudio Cartier); “Insensato destino” (Maurício Lins / Chiquinho Vírgula / Acyr Marques); “Falsa consideração” (Marquinhos Satã/ Eros Fidelis/ Liebert ) e “Mel na Boca” (David Corrêa), foram alguns sucessos que Reinaldo contemplou em seu bem preparado repertório. Sem contarmos os grandes hits de sua carreira. Isso comprova, simplesmente, que o artista tem experiência de sobra para saber como agradar ao gosto popular.

Afastado, por algum tempo, dos palcos, por conta de um câncer pulmonar, Reinaldo ainda continua em tratamento e, conforme afirmou publicamente, isso não o fará se abater e, lhe enquanto for permitido, estará cantando o que gosta de cantar.

Presente de fã, chapéu foi usado na hora! (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Quase ao final do show, que foi realmente de “tirar o chapéu”, Reinaldo foi presenteado, por um dos fãs, com um chapéu. Imediatamente passou a usar o presente. Mais lágrimas de emoção, desta vez dos olhos de quem ofertou o chapéu.

Acerto

O Projeto Barracão do Dunga, apoiado inteligentemente pela diretoria da SABAP, está no rumo certo e deve continuar, por bom tempo, a acontecer mensalmente. Dunga, conhecido músico, cantor e compositor de Guaratinguetá, é respeitado e estimado por todos e tem se destacado com sucesso pela criatividade e, acima de tudo, pelas oportunidades que oferece aos sambistas e pagodeiros da Região. Em janeiro, por exemplo, deve haver um espaço – no Barracão – para os autores regionais mostrarem seu trabalho inédito. Uma verdadeira vitrine musical. Vale a pena incentivar e apreciar.

Diney

Para dezembro, 09, o Barracão do Dunga já tem garantida a presença do jovem e bom sambista Diney e sua banda. Mais detalhes: dá um pulinho no Facebook do Barracão.

Texto: Marcos Ivan, Canal39

Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39. Veja Galeria com mais fotos:

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro