Conecte-se agora
acesse vila rica

BLOG

EDITORIAL: 5ª Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida.

Publicado

em

Dos bancos acadêmicos, da experiência profissional – ao lado de consagrados jornalistas brasileiros – e da formação familiar, não necessariamente nessa ordem, trazemos em nossa bagagem de conhecimentos e procedimentos, a prática essencial de retratarmos a realidade dos fatos e eventos aos quais buscamos dar divulgação.

Temos elevado respeito a todos quantos, de seus ideais focados na promoção da melhor qualidade de vida, tiram do papel seus planos e os colocam em prática.

Nesse comentário não queremos ferir sentimentos e, muito menos, desestimular o projeto que tem tudo e algo mais para dar certo. Porém, cumpre-nos sermos imparciais.

Das propostas anunciadas para a realização da 5ª Romaria dos Profissionais do Turismo a Aparecida, a programação contemplava dois painéis temáticos, duas dinâmicas de grupo – com indispensável apresentação das conclusões dos mesmos a respeito dos temas anunciados.

Isso não ocorreu.

A Romaria teve início com passeios externos a atrativos turísticos em cidades próximas e em Aparecida. Nossa reportagem não os cobriu e, por isso, não nos compete comentar.

A Sessão Solene, cuja locução nos comprometemos fazer, ocorreu singela, pela quantidade de participantes e total ausência de autoridades locais convidadas, segundo o coordenador do evento. Apenas ocuparam a mesa: o próprio coordenador, João Gilberto de Oliveira; Padre Léo, referencial da Pastur para a Arquidiocese de Aparecida; Alex Cardoso, secretário de Turismo de Potim e Dom Irineu Roman, Bispo de Belém do Pará e referencial da CNBB para a Pastoral do Turismo em nível de Brasil.

A grade de eventos programados para o sábado sofreu os prejuízos não naturais de intervenções convidadas, mais com características de painel de negócios do que verdadeiramente um evento focado em promover a troca de experiências, conhecimentos e percepções capazes de enriquecer a bagagem dos profissionais, vindos de diversas partes do país, lhes proporcionando referências mais amplas para o exercício da atividade.

Dom Irineu comentou, com autoridade e conhecimento, a Carta do Vaticano a respeito do Dia Mundial do Turismo, assinada pelo Cardeal Peter Turckson, Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano. Em seu texto, o cardeal ganês aborda os efeitos da tecnologia digital na transformação do comportamento humano e como a mesma tecnologia pode ser utilizada para a evangelização e a formação espiritual das pessoas, as quais têm direito ao lazer, descanso e momentos de reflexão.

Para esse painel deveria acontecer a primeira dinâmica de grupos e a extração dos comentários, a serem apresentados por um representante de cada grupo. A discussão da mensagem do Vaticano não ocorreu.

Em vez disso, o tempo foi ocupado com apresentações de convidados, os quais falaram sobre empreendimentos comerciais e de serviços como viagens aéreas; formação de cooperativas (tudo a ver com as viagens aéreas, mas sem adequação à proposta do evento); anúncio de um empreendimento aéreo privado; apresentação da Infraero referindo o aeroporto de São José dos Campos (também tudo a ver com as viagens aéreas, mas sem adequação à proposta do evento); apresentação de empreendimento do turismo rural, também sem envolvimento com a temática, pelo menos inicial.

As apresentações desse pessoal ocuparam todo o espaço da grade programática inicial.

Após o intervalo do almoço, notamos a ausência de muitos profissionais inscritos e tivemos a informação de que os mesmos optaram em fazer visitas aos locais onde não tiveram acesso no primeiro dia da Romaria, dedicado a visitações. Com isso, a plateia profissional ficou menor, e os espaços foram ocupados por grupos de convidados chegados posteriormente.

O segundo painel temático, “Hospitalidade, Acolhimento e Evangelização do Turismo” foi – supostamente – conduzido por um escritor bacharel em Turismo, o qual falou sobre parte de sua formação acadêmica, o processo criativo de seu trabalho literário e pouco acrescentou quanto ao tema anunciado. Sob nossa visão foi mais um “merchand”.

O segundo espaço dedicado às partilhas de conhecimentos e experiências também foi dominado pelos anúncios comerciais sobre destinos do Turismo Religioso, mais lançamento de livro e apresentação de outra proposta comercial de agencia de viagens. Além disso, durante o evento, falas de representantes de Portugal e Venezuela as quais, por conta dos próprios idiomas e velocidade do tempo e, também, a pouca qualidade do som dos microfones, não conseguiram atingir os pensados resultados.

Uma anunciada “Oficina de Turismo”, a ser apresentada por profissionais de São José dos Campos e a fala de representantes do COMTUR de Cachoeira Paulista, as quais teceram breves comentários sobre os resultados da boa ação do órgão tripartite daquele novo MIT – Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, também foram espremidas pelo relógio.

Convidados de São Paulo fizeram breves falas sobre a diversidade do Turismo Religioso Paulistano; a Rota da Liberdade foi apresentada, também em ritmo de corrida, o mesmo acontecendo com a “Rota do Rosário”.

Dois breves momentos dedicados à divulgação das ações de resgate e evangelização promovidas pelas unidades da Fazenda da Esperança, um dos mais tocantes atrativos da Região.

A Mesa Redonda, programada para um “fechamento” do evento, com as falas conclusivas e esclarecimento de dúvidas, contou com a participação de um jornalista, um empresário e o presidente da CNTUR. Cada um dos ocupantes da mesa, cuja mediação foi – também – de uma jornalista, teceu breves comentários a respeito dos temas (os quais não foram discutidos em grupos) e houve a interação com a plateia, para esclarecimento de dúvidas.

Após a pergunta, de um agente de viagem, interessado em saber a opinião da Mesa a respeito de se promover pacotes associando Turismo Religioso e Turismo de Lazer, Dom Irineu Roman, autoridade máxima presente, haja vista se tratar de um evento sobre Turismo e a indagação ser a respeito da segmentação religiosa, buscou complementar a resposta dos interlocutores da Mesa. Iniciou, até, sua explicação mas foi impedido de continuar, pela mediadora, a qual reivindicou para si o direito de interrompê-lo por conta do adiantado da hora. Absurdo foi a mesma ter dado a palavra, na sequência, para um dos ocupantes da Mesa Redonda.

Esse momento chocou muitos da plateia e foi possível notar o clima de constrangimento instaurado.

A partir disso, o que se observou foi o esvaziamento, aos poucos, do ambiente.

Uma profissional, Guia de Turismo, demonstrou-se visivelmente chocada com a atitude da jornalista.

A programação do dia se completou com a celebração da Santa Missa, a qual foi presidida por Dom Irineu Roman, no altar central do Santuário Nacional. Em sua homilia, o celebrante falou mais sobre a Carta do Vaticano e acolhida, hospedagem e evangelização, não coincidentemente os mesmo temas da Romaria.

Como dissemos, no início, não temos a mínima intenção de diminuir os objetivos da Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida. Ficamos à vontade, entretanto, para esse nosso comentário, haja vista nossa dedicação em divulgar as edições anteriores da Romaria e termos participado – até certo ponto – das ações preparatórias dessa 5ª edição. Nos retiramos por óbvias posições profissionais.

É preciso haver uma profunda reflexão quanto aos resultados dessa edição, para não acontecer o naufrágio de um ideal. Não podemos aprovar a prática de merchandising num projeto que tem tudo, em seu briefing inicial, para ser efetivamente de utilidade para todos os profissionais de Turismo.

Os orçamentos têm de ser fechados com antecedência, orientando-se por uma referência que não fuja muito das oscilações do mercado financeiro. Os convites, com respectivos temas, devem ser definidos e tratados em conversas, com utilização da própria tecnologia de comunicação, afinando-se as falas e objetivos, determinando-se os possíveis benefícios a todos.

Todos os demais módulos merecem imediata revisão de quantidade, tempo a ser ocupado e sua contribuição para um efetivo evento de qualidade, objetividade e bons resultados. Esse é o lucro verdadeiro: a certeza de que o trem da história não venha a descarrilar, despejando fora da rota o ideal bonito de um cidadão o qual deseja dar sua contribuição para o setor do Turismo, destacadamente o Religioso.

Por acreditarmos nessa possibilidade é que nos posicionamos tranquilos quanto ao aqui posto e assinado, reafirmando nossa consideração e nosso respeito a todos quantos estiveram envolvidos como organizadores ou participantes da 5ª Romaria dos Profissionais de Turismo a Aparecida, e, ainda, destacando ser nossa contribuição de cunho positivo para a manutenção do evento.

Mudar para melhor, muitas vezes, precisa de um comentário amigo e sincero e não de pedras atiradas a êsmo.

Fraternalmente,

Marcos Ivan de Carvalho – diretor do Canal39, jornalista MTb36001.

Veja algumas fotos, clicadas por Edna Maischberger e Marcos Ivan.

BLOG

SOCIEDADE: Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós apresenta suas propostas de trabalho.

Publicado

em

Em 7 de abril próximo, acontece, na Associação Atlética Ferroviária, clube sócio-esportivo de Pindamonhangaba, a Assembleia Geral para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

Concorrem à Diretoria Executiva duas chapas, devidamente registradas, dentro do que exige o Estatuto Social.

A Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós, encabeçada por Alemão Valdir para a presidência e Marcelo Demorô, como vice, define suas principais metas para a nova gestão da Diretoria Executiva.

Alemão Valdir trabalhou durante 25 anos na Ferroviária e afirma que “tudo o que tenho devo a ela e, por isso, quero dedicar meus esforços e conhecimentos do clube no sentido de, cada vez mais, garantir a presença da Ferroviária no conceito de um dos melhores clubes da nossa Região”.

Em conversa com Alemão Valdir, obtivemos uma lista dos objetivos da Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós, no intuito de melhores condições oferecer a todos os associados ao clube e, também, a todos os simpatizantes do alviverde.

Vejam os 17 itens do Plano de Trabalho da Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós:

Alemão Valdir e Marcelo Demorô, Chapa 100% Ferroviária de Todos Nós.

01 – ESTATUTO SOCIAL: Fazer cumprir os artigos do Estatuto Social e decretar o fim da isenção de mensalidade para Diretores e seus dependentes;

02 – PRIORIDADE AO ASSOCIADO: Criação de um plano, o “Sócio Show”, destacando e priorizando a figura dos Associados em todos os eventos do clube e para viabilizar a presença de não-associados em Mega Shows;

03 – INTEGRAÇÃO – Oferecer um café da manhã, com a Diretoria, contando com a presença de Associados, no último domingo de cada mês, objetivando estreitar e reforçar os laços de amizade e simpatia entre a Comunidade Alviverde;

04 – REATIVAÇÃO – do sistema de aquecimento da Piscina Semi-olímpica para melhor atender aos Associados, principalmente nos períodos mais frios do ano. Ao mesmo tempo, desenvolver estudos para aquisição de um sistema de captação de Energia Solar, mais econômico e de grande utilização atualmente;

05 – BAILES – Investir na realização dos tradicionais e concorridos “bailes da terceira idade”, muito procurados em diversos salões da Região. Para esse tipo de evento, contratar artistas de época e de renome nacional;

06 – EMPREGABILIDADE – Criar o núcleo emprego para Associados, destinado a quem estiver fora do mercado de trabalho, contribuindo para sua recolocação mais rápida;

07 – SEGURANÇA AOS FREQUENTADORES – Criar um ambiente de segurança para acolher todas as pessoas no término de grandes bailes e shows.

Regra geral, os eventos terminam em horário diferente daquele no qual começa a funcionar o transporte coletivo da cidade. Para aqueles que não tiverem condução para ir embora, haverá um programa de acolhida segura, até o horário dos primeiros ônibus;

08 – RECEPTIVO: Adquirir e instalar um sistema eletrônico, destinado a repelir todo tipo de aves que se alojam no Ginásio e possíveis de causar incômodos ou risco de doenças aos frequentadores;

09 – ECONOMIA – Implantação de um reservatório de águas pluviais, com capacidade de 20 metros cúbicos, a ser usado nos sanitários. Ao mesmo tempo, desenvolver estudos para implantação de um sistema de reuso das águas dos chuveiros, para a mesma finalidade;

10 – CONFORTOPavimentar e cobrir o estacionamento dos Associados, na Sede Social; construir um novo bar e novos sanitários (masculino e feminino) no Campo de Futebol;

11 – MAIS SEGURANÇA E OPÇÕESIluminar o Campo de Futebol, proporcionando condições de uso em horários alternativos, noturnos, para evitar exposição dos Atletas às condições de calor excessivo;

12 – PRIVACIDADE E MAIS ADEQUAÇÃO – Construir um vestiário privativo para crianças, com possibilidade de acompanhamento pelos pais;

13 – MAIS CONFORTOConstruir 2 banheiros no Deck, para atender os usuários da Lanchonete;

14 – INCENTIVOContinuar investindo no Departamento Esportivo, mantendo as ações atuais e instituir categorias de base em Karatê, Voleibol e Basquetebol;

15 – PREVENÇÃO: Investir, sem medir esforços, no Sistema de Segurança e Combate a Incêndio, aprimorando os Brigadistas mensalmente para que todos os eventos sejam realizados com 100% de segurança e mantendo nosso Alvará sempre em dia com os órgãos públicos fiscalizadores;

16 – SEGURANÇA E MAIS ECONOMIAAmpliar a Academia, elevando o contrapiso para proteger equipamentos elétricos contra eventuais curto-circuitos em dias de fortes chuvas. Também, construir uma saída de emergência em caso de alagamento no setor;

17 – AÇÃO EM EQUIPETrabalhar em sintonia com a Diretoria Executiva; Conselho Deliberativo e Funcionários, para que possamos fazer o melhor para os associados, porque a Ferroviária é 100% de todos nós!

Agradecemos à dupla Alemão Valdir e Marcelo Demorô pela atenção à nossa reportagem e apresentamos nossos cumprimentos pela candidatura e votos de sucesso.

Marcos Ivan de Carvalho

Blog do Diretor

Continue Lendo

BLOG

INTERNACIONAL: Encontro Bolsonaro x Trump traz benefícios para o Brasil e incentiva turismo

Publicado

em

(Reprodução)

Acompanhado de uma equipe de seis ministros e mais o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro está em viagem para os Estados Unidos, onde deverá chegar por volta das 16h deste domingo. Na terça-feira, será recebido por Donald Trump, ocasião na qual serão realizadas diversas conversas de cunho comercial. A Agencia Brasil divulgou nota a respeito, cujo teor reproduzidos a seguir:

“Bolsonaro embarca para os EUA para encontro com Trump na terça-feira

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já está viajando para os Estados Unidos. O avião presidencial decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 8h de hoje (17). A chegada do presidente em Washington está prevista para as 16h deste domingo, na Base Aérea de Andrews.

Ele ficará hospedado na Blair House, palácio que faz parte do complexo da Casa Branca. O presidente está acompanhado de seis ministros.

Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump devem assinar na próxima terça-feira (19) o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos.

A medida vai permitir o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara, no Maranhão. Estima-se que, em todo o mundo, ocorra uma média de 42 lançamentos comerciais de satélites por ano.

A Base de Alcântara é reconhecida internacionalmente como ponto estratégico para o lançamento de foguetes, por estar localizada em latitude privilegiada na zona equatorial, o que permite uso máximo da rotação da Terra para impulsionar os lançamentos.

Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), o uso da base brasileira pode significar uma redução de 30% na utilização de combustível, em comparação a outros locais de lançamentos em latitudes mais elevadas.

Integram a comitiva brasileira os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tereza Cristina (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)”.

(Reprodução autorizada: Agencia Brasil/EBC (agenciabrasil.ebc.com.br)

TURISMO

Por sua vez, a Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado de São Paulo divulgou nota a respeito do encontro dos dois presidentes, destacando o acordo para isenção de visto de entrada no país. Esse acordo, definido por Bolsonaro ainda no final de 2018, contempla viajantes de quatro países, dentre eles os Estados Unidos. Veja a íntegra:

“SÃO PAULO SE BENEFICIA COM A ISENÇÃO DE VISTOS

Secretário de Turismo do Estado de SP, Vinícius Lummertz (Reprodução)

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, considera altamente positiva a iniciativa do governo brasileiro de isentar a obrigatoriedade de visto de entrada ao Brasil de quatro países: Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. O anúncio oficial será efeito pelo presidente Jair Bolsonaro em encontro com o presidente norte-americano Donald Trump, na próxima terça-feira (19/3) em Washington.

Lummertz acredita que haverá um grande impulso no fluxo turístico desses países para o Brasil. “Sempre defendi a isenção de vistos desde quando assumi a Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, passando pela minha gestão como presidente da Embratur e ministro do Turismo”. Disse que tanto o Ministério do Turismo como as lideranças do trade sempre foram favoráveis à medida.
O secretário explicou que no ano passado o Governo Federal deu um passo importante na direção da liberação, quando decidiu oferecer a possibilidade de conceder visto eletrônicos para esses países. Como resultado, o volume de pedidos de vistos aumentou 40% em um ano. “ Somente com a facilidade do visto eletrônico já constatamos este crescimento. O País e em especial o Estado de São Paulo serão muito beneficiados, afinal somos o maior destino de turistas estrangeiros que vêm a negócios”, concluiu Lummertz”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo)
Continue Lendo

BLOG

SOCIEDADE: Itaguará brilha com o Baile do Hawaii 2019

Publicado

em

(Foto: Marcos Ivan, Canal39)

“Resgatar o tradicional Baile do Hawaii do Itaguará”, segundo o atual presidente Francisco Sannini Neto, é um dos objetivos de sua gestão à frente da Diretoria Executiva.

Pelo visto, o moço já deu provas de que seu intento está bem mais próximo de ser alcançado, considerando-se o pleno sucesso do evento 2019, acontecido no sábado, 23. Para isso, a soma de esforços com os demais diretores e todo o time de funcionários se fez positiva e dedicada aos mesmos objetivos.

(Edna Maischberger, Canal39)

Desde a magnífica decoração temática, com muitas cores, luzes, brilhos, os incríveis arranjos das mesas de frutas, até a elegância dos frequentadores, todos “dentro” do motivo do baile, os aplausos não serão comedidos.

Muita gente bonita, entre associados, visitantes e convidados, participaram de uma agradável noite de música e confraternização, com a moldura musical proporcionada pela Band Novo Estilo, da cidade de Garça (SP).

A Novo Estilo se propôs, e cumpriu, fazer um passeio pelos ritmos do momento, mas, também, sem deixar de lado os tradicionais sons que agradam aos que preferem “dançar juntinhos” e um mergulho, diante da piscina lindamente decorada, no repertório que pinçou, inclusive, Araketu e Mamonas Assassinas.

Banda Novo Estilo (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Na realidade, foi uma festa de muito som, com o público se envolvendo e interagindo o tempo todo, enquanto as conversas nas mesas e em grupo aconteciam confortavelmente, haja vista o volume do som estar bem dosado, apesar de ser um evento para grande número de pessoas.

Bem montado e orientado serviço de bar, em amplo espaço, com a distribuição adequado dos pontos de atendimento, conforme o produto a ser consumido.

Coco verde gelado, picolés e frutas à vontade e, ainda, direito a uma foto de lembrança feita diante do Espelho Mágico foram atrativos para todos.

O Itaguará, por sinal, sempre primou pela organização e, desta vez, deu mais um grande passo para consolidar sua posição como um dos mais bem dirigidos clubes da Região e realizador de eventos marcantes para toda a sociedade local e visitantes.

Logicamente não poderia faltar o show de uma grande agremiação de samba, considerando-se ser, Guaratinguetá, o Berço do Samba no Vale do Paraíba. Daí, a Bateria do Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Bonecos Cobiçados deu conta do recado, com o ritmo que não deixa ninguém ficar parado e a animação do intérprete Clóvis Pê. Uma seleção de consagrados sambas brasileiros, sambas de enredo e uma canja para os próprios sambas da Escola agitou o público na última parte do Baile do Hawaii 2019 do ICC.

Bateria da Bonecos Cobiçados (Edna Maischberger)

Perfeita estrutura de apoio, com seguranças bem orientados, serviço de enfermaria e equipe de apoio do Restaurante Luciana Valladão, que explorou a venda de alimentos.

A reportagem do Canal39 agradece pela acolhida proporcionada pela Diretoria do Itaguará, aproveitando para externar seus cumprimentos pelo belo evento, com votos de muito sucesso em todos os demais.

Galeria de fotos por Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro