Conecte-se agora
acesse relogio

CULTURA

CULTURA: Agenda cheia movimenta Guará nesta semana

Publicado

em

A Secretaria de Cultura de Guaratinguetá, por meio de sua Assessoria de Comunicação, divulga agenda desta semana e convida a todos para apreciarem os bons momentos programados. Baile, Cinema, Chorinho e muito mais, para quem valoriza o que é bem feito e oferecido grátis.

Dia 27/09 – Baile da primavera da 3° idade 

A primavera chegou!

Então, que tal melhorar a passagem dessa estação dançando?

Vem aí o “Braile da Primavera 3ª idade”, nesse dia 27 de setembro, às 20h, no Auditório Frei Galvão, com entrada gratuita.

O auditório fica no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, que está na Pça. Conselheiro Rodrigues Alves, 48 – Centro.

Venha relembrar as boas músicas antigas, pois para a diversão não tem idade!

Dia 28/09 – Cine Museu  

Estamos celebrando o projeto que contempla os nossos patrimônios, por isso nada melhor que compartilhar essa ideia em uma tela.

O Cine Museu traz dessa vez o filme “Espolio da Cidade”, dos diretores Andre Turazzi & Paulo Murilo Fonseca. O filme retrata a visão de seis pessoas que têm suas vidas relacionadas a edifícios tombados em São Paulo. Evidencia-se uma tensão entre memória e desenvolvimento urbano e a complexidade das questões ligadas à preservação e a conservação do patrimônio arquitetônico da cidade.

A sessão será exibida dia 28 de setembro, às 19h, com apresentação única no Museu Conselheiro Rodrigues Alves, que fica na Rua Dr. Moraes Filho, 41, Centro.

Dia 29/09  – Choro no Museu 

Venha ouvir um bom som nesse final de semana.

Dia 29 de setembro, sábado, das 11h às 14h tem “O Tri no Choro” em mais um Choro no Museu.

A apresentação musical é gratuita e vai acontecer no Museu Conselheiro Rodrigues Alves, que fica na Rua Dr. Moraes Filho, 41, Centro.

• Jornada do Patrimônio  

Guaratinguetá é uma cidade rica em história, com lugares fantásticos ao ar livre e agraciada pela religiosidade.

Nossa cidade é famosa por seus Patrimônios Históricos, Turismo Religioso, Turismo Ambiental e Cenário Cultural rico em diversidade. Cabe a cada um de nós preservar, respeitar e visitar o que “a cidade das garças brancas” tem a oferecer.

Convidamos todos os munícipes a contemplar os pontos turísticos e históricos da cidade de Guaratinguetá na “Jornada Municipal do Patrimônio”, que será realizada nesse dia 29 de setembro, a partir das 8H30 em vários locais da cidade,

Programe-se:  

8H30 – Cemitério Senhor dos Passos ( R. Cel. Pires Barbosa ,0 – Centro)

9H30 – Solar Rangel de Camargo (R. Frei Galvão,48 – Centro)

10H30 – Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves (R. Dr. Moraes Filho,41 – Centro)

Dia 30/09 – Projeto Casa de Histórias  

A leitura tem a capacidade de nos fazer viajar, então que tal levar seu filho para ouvir e interagir com boas histórinhas?

Nesse domingo, dia 30 de setembro, às 14h, o Parque Ecológico recebe o Projeto “Casa de Histórias” com muita contação de histórias para as crianças!

O Parque Ecológico Anthero dos Santos fica na Av. Dr. Ariberto Pereira da Cunhas, 02, Portal das Colinas e a entrada é gratuita.

(Fernanda Zoubaref , Comunicação – Secretaria da Cultura de Guaratinguetá)

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

CULTURA

CULTURA: Semana Cassiano Ricardo tem abertura com o Coro Jovem de SJC e “Misa Criolla”

Publicado

em

Coro Jovem fará o espetáculo de abertura da 52ª Semana Cassiano Ricardo, que acontecerá no Teatro Municipal - Foto: FCCR/Divulgação - Foto: PMSJC

(Por Avelino Israel / Fundação Cultural Cassiano Ricardo)

Com participação especial do grupo musical Palimpsesto e homenagem à cantora e folclorista chilena Violeta Parra (ano passado foi comemorado 100 anos do seu nascimento), o Coro Jovem de São José dos Campos abre, neste sábado (20), às 20h, no Teatro Municipal, a 52ª Semana Cassiano Ricardo, que terá uma extensa programação até o dia 27.

A apresentação faz parte da Série Opus, da atual temporada, e terá regência do maestro Sérgio Wernec. Os ingressos serão disponibilizados a partir de quinta-feira (18), 50% pelo site da Fundação Cultural e 50% no teatro, uma hora antes do concerto.

O espetáculo contará com a participação do pianista Guilherme de Almeida e terá canções brasileiras, indígenas, afro-brasileiras e latino-americanas, com destaque para Misa Criolla, de Ariel Ramírez. “Queremos traçar uma relação entre as músicas dos diferentes povos com a música brasileira”, explicou Sérgio Wernec.

Palimpsesto e Violeta

Formado em meados de 1988, o grupo de música neolatina de São Paulo, Palimpsesto, busca um caminho artístico alternativo, mesclando estruturas musicais clássicas de diversos períodos, com ritmos e instrumentos latinos, divulgando compositores latino-americanos e também composições próprias.

Violeta del Carmen Parra Sandoval foi compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista e divulgadora da música popular chilena.

Teatro Municipal de São José dos Campos

Av. Rubião Júnior, 84 (3º andar), Centro

(12) 3942-1144

Fonte: Site oficial de SJC

Continue Lendo

CULTURA

TEATRO: “A Estrada de Wolokalamsk” chega a Lorena nesta sexta

Publicado

em

Divulgação

Nesta sexta-feira, 19 de outubro, o Teatro São Joaquim recebe a peça de teatro “A Estrada de Wolokalamsk”, em uma parceria com o Circuito Cultural Paulista. O espetáculo gratuito será apresentado às 19h, com classificação indicativa de 14 anos.

Escrito em 1987 pelo dramaturgo alemão Heiner Müller, o espetáculo transcorre durante a República Democrática Alemã (RDA) e é dividido em cinco quadros, cada um referente a um período dessa história, desde seu surgimento, no fim da 2ª Guerra Mundial, até seu desaparecimento com a reunificação da Alemanha.

Com tradução de Fernando Peixoto e direção de Esther Góes e Ariel Borghi, a história é ambientada em uma unidade militar russa solitária, os dois primeiros quadros, “Abertura Russa” e “Floresta Perto de Moscou”, mostram soldados que se preparam para enfrentar tropas nazistas, muito melhor equipadas do que eles. O terceiro quadro, “O Duelo”, enfoca os acontecimentos de 17 de junho de 1953, quando os alemães da RDA, já em regime socialista, tentam se revoltar contra o totalitarismo soviético. Já o quarto quadro, “Centauros”, acompanha a decadência real e simbólica do regime, asfixiado pela burocracia. E o último, “O Enjeitado”, trata da ruptura entre as gerações nas camadas dirigentes da RDA, fato que foi o estopim para a implosão do sistema.

A Secretaria de Cultura e Turismo ressalta a importância da população chegar ao local com antecedência, tendo em vista que o encerramento da entrada dependerá do preenchimento dos assentos do teatro, respeitando o espaço do local.

Endereço: Rua Dom Bosco, no UNISAL, centro.

(Fonte: Site oficial de Lorena)

Continue Lendo

CULTURA

DANÇA: Fundação Cassiano Ricardo realiza Mostra de Dança não competitiva em SJC

Publicado

em

Grupo participante da última edição da mostra, que reúne bailarinos, escolas e academias da região sul - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

(Por Avelino Israel – Fundação Cultural Cassiano Ricardo) A Fundação Cultural Cassiano Ricardo anunciou estarem abertas, a partir de hoje, segunda-feira (8), as inscrições para a IV Mostra Dança Sul Dança, que será realizada na Casa de Cultura Flávio Craveiro nos dias 19 e 20 de outubro, às 20h. As inscrições devem ser feitas na própria casa de cultura em dois períodos: de 8 a 11 e nos dias 15 e 16, das 9h às 12h e das 13h às 21h. Confira o regulamento completo aqui.

A mostra é voltada a bailarinos, grupos, academias e entidades públicas ou privadas, moradores ou estabelecidas, comprovadamente, na região sul da cidade (salvo convidados pela coordenação da casa). As apresentações ocorrerão por ordem de chegada ao local, nas modalidades de balé, dança contemporânea, jazz, danças urbanas e livre.

Cada candidato (solo ou grupo) pode se inscrever em até duas modalidades com uma coreografia de até 4 minutos. A idade mínima para participar do encontro é de 6 anos.

A mostra não tem caráter competitivo e o objetivo é valorizar a produção da arte de dançar e possibilitar a troca de experiências entre bailarinos, orientadores, academias e coreógrafos (profissionais e amadores).

O encontro acontece desde 2015 na Casa de Cultura Flávio Craveiro e na última edição contou com a participação de 36 coreografias de bailarinos solos, grupos independentes de dança, aprendizes e orientadores das oficinas da Fundação Cultural, todos da região sul.

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Av. Lênin, 200 – Dom Pedro I

3966-1136
 

 

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro