Conecte-se agora
acesse bioenergy

SR-CRUZEIRO

CRUZEIRO: Qualificação Profissional, Festival de Quadrilhas e Jogar no Museu são destaques

Publicado

em

Cruzeiro assina convênio para implantar cursos de qualificação profissional

O Fundo Social de Solidariedade de Cruzeiro firmou convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado para implantar dois projetos de qualificação profissional no município.

Com a assinatura do documento, a cidade receberá os projetos: “Escola de Beleza – Assistente de cabeleireiro” e “Escola da Construção Civil – Pedreiro”.

A cerimônia de assinatura da parceria aconteceu na terça-feira, 26, no Centro de Formação de Educadores, em São José dos Campos, e contou com a presença de Hevelyn Sígolo (presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cruzeiro), Lúcia França (presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo) e Thales Gabriel, prefeito de Cruzeiro.

Os cursos serão destinados a pessoas que buscam qualificação profissional na esperança de ingressarem no mercado de trabalho, para melhorar a renda familiar.

Durante a cerimônia, Hevelyn Sígolo agradeceu ao Governo do Estado pela parceria com a Prefeitura de Cruzeiro, ressaltando que os projetos serão implantados no segundo semestre e beneficiarão dezenas de pessoas que precisam de qualificação profissional e, consequentemente, a conquista de um emprego.

Projeto “Vem Jogar no Museu”

O Museu Major Novaes vai lançar no próximo sábado, 7, o projeto “Vem Jogar no Museu”, que acontecerá das 14h às 18h. Idealizado pelo grupo @CrônicasdeMesa, o objetivo é realizar um encontro de RPG, jogos de tabuleiro, card games e criar um espaço seguro e divertido para os jovens de Cruzeiro e região.

“Vem Jogar no Museu” oferecerá também uma forma diferenciada de entretenimento com jogos de tabuleiro que estimulam, de forma lúdica, a criatividade, o raciocínio lógico, tomada de decisão, socialização, resolução de problemas, espírito de cooperação, além de criar e fortalecer laços, apresentando os jogos de tabuleiro para novos jogadores que compartilharão conhecimentos, além de movimentar o cenário dos board games e incentivar o hobby no município e na região.

O projeto “Vem Jogar no Museu” será realizado no primeiro sábado de cada mês no Museu Major Novaes. A entrada é gratuita.

Festival de dança de quadrilha elege escola campeã e agita público no “Zé da Bola”

Um grande sucesso! Assim foi o festival de dança de quadrilhas com alunos de escolas municipais que aconteceu no sábado, 30, no Ginásio Zé da Bola, na Escola Superior de Cruzeiro (Esc). Importante manifestação da cultura local, o festival contou com a participação de seis escolas da Rede Municipal de Ensino e teve como campeão o colégio Antônio Vicente da Silva Bueno, localizado na vila Suely.

(Divulgação)

Uma comissão avaliou as apresentações e pontuou a Escola José Diogo Bastos “Caic” a vice-campeã, sendo a Escola Maria Leonor Costa a terceira colocada. O evento ofereceu apresentações de dança escolar de quadrilhas com participação dos estudantes das escolas, professores, coordenadores e a comunidade.

No local, teve barracas típicas, brincadeiras, música e diversão. O secretário Municipal de Educação, professor Carlinhos do Valle, e o diretor da Esc, professor João Bosco Ferreira Rodrigues, destacaram que o festival manteve as tradições e a cultura do país através da dança de quadrilha. O evento escolar foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Esc.

 

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-CRUZEIRO

QUALIDADE DE VIDA: Cruzeiro faz trabalho de orientação e prevenção em Saúde Bucal

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Cruzeiro realiza diversas ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais com a equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em instituições, casas de recuperação, residências rurais, escolas e creches.

A equipe que atende a comunidade é composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, cirurgião, técnico de higiene bucal, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A meta é promover a qualidade de vida da população cruzeirense e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e uso de tabaco.

De acordo com o diretor do Departamento Odontológico Municipal (DOM), Alessandro Guerra Pinto, o papel do cirurgião-dentista no ESF é traçar um perfil epidemiológico da comunidade, realizar diagnósticos, planejar tratamento, prevenir agravos, tratar, acompanhar, reabilitar e manter a saúde bucal da comunidade, além de programar e promover ações de saúde bucal e atender a comunidade. Se necessário, os profissionais encaminharão os pacientes para o Centro de Especialidades (CEO-DOM), conforme necessidade de cada paciente.

“Nossa equipe de cirurgiãs-dentistas apoia, coordena, participa e acompanha os pacientes desenvolvendo atividades referentes à saúde bucal junto com os demais membros da equipe do ESF, procurando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar. Todos trabalham em prol da população cruzeirense em diversas localidades do município”, acrescentou Alessandro Guerra Pinto.

O trabalho realizado conta com procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, como por exemplo, restaurações, pequenas cirurgias ambulatoriais, limpeza, atendimento de urgências entre outros. São realizados também o pré-natal odontológico para informar e cuidar da saúde da gestante e o tratamento dos pacientes com agravos, como diabetes e hipertensão arterial.

Continue Lendo

SR-CRUZEIRO

CRUZEIRO: Prêmio Mulher Negra Latino Americana e Caribenha / Projeto Recrutinha

Publicado

em

Divulgação

Cruzeirense recebe prêmio destaque Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.      

(Foto: Divulgação)

A senhora Benedita Marcelina da Silva (foto) recebeu no último fim de semana o Prêmio Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

O evento realizado no sábado, 18, em São Paulo, no Museu Afro Brasil, serviu para premiar as mulheres negras que se destacam na luta contra o preconceito e a favor da autoafirmação.

Benedita Marcelina da Silva é moradora do Bairro Regina Célia, em Cruzeiro, e é militante do movimento, líder comunitária e carnavalesca fundadora do primeiro bloco de carnaval na cidade, posteriormente transformado em escola de samba no município. Benedita, aos 60 anos, luta pela igualdade dos direitos da mulher negra em Cruzeiro e região.

Começa o Projeto “Recrutinha” para atender crianças carentes da cidade

Teve início no sábado, 18, o projeto “Recrutinha” para atender 30 crianças, de 12 a 14 anos de idade, que terão oportunidades de aprender valores como civismo, cidadania, ética, disciplina, educação ambiental e preservação ambiental. A ação é realizada pelo Tiro de Guerra (TG) e Conselho Tutelar do Menor, conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que desenvolve projetos para incluir as crianças no mercado de trabalho.

O Projeto “Recrutinha” trabalha com crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que precisam do auxílio da sociedade para um futuro melhor. (Foto: Divulgação)

As crianças que participam do projeto foram selecionados pelo Conselho Tutelar e escolas municipais. Todos participarão de palestras, passeios pela cidade, educação no trânsito, meio ambiente, saúde e turismo. Durante 5 meses, eles estarão participando de várias atividades semanais no Tiro de Guerra sob o comando do subtenente Fábio Navarro, recebendo uniformes e lanche.

O chefe de gabinete da prefeitura Sávio Rocha ressalta que o projeto visa buscar apoio de empresários para inserir esses jovens no mercado de trabalho.
Toda a programação é acompanhada pelo Conselho Tutelar do Menor e familiar. O Projeto “Recrutinha” trabalha com crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que precisam do auxílio da sociedade para um futuro melhor.

Continue Lendo

CULTURA

CULTURA: Guará fecha julho com Festival de Inverno no sábado 28

Publicado

em

Divulgação

Estância Turística com grandes atrativos, inclusive no setor Cultural, Guaratinguetá realiza, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, o Festival de Inverno.

Um tempo de reunir valores da música e da dança para uma espécie de “Tchau, férias!”, para muitos e celebrar o inverno com mais calor humano e arte, das boas.

O evento tem iníco no período da manhã, a partir das 11h e se estende até 21h, com entrada gratuita.

Veja quem vai fazer arte na praça:

Camerata Violões de Guaratinguetá

Espaço e Cia de Dança

Espaço Expressão Escola de Dança

Seresteiros de Guaratinguetá

Orquestra Gararte

Tereza Barbosa e Banda

Renato Félix Quarteto – Jazz

Banda Cereal Killers

Grupo Stylo Livre.

Divulgação

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro