Conecte-se agora
acesse relogio

SR-CRUZEIRO

CRUZEIRO: Eventos em destaque

Publicado

em

Centro Cultural Rotunda recebe Moto Fest 2018   –   Será realizado neste sábado, 5, a partir de 12h, no Centro Cultural Rotunda, o 1º Revolucionários 1932 “Moto Fest 2018”. O evento contará com praça de alimentação, shows musicais, espaço para crianças e uma superestrutura. De acordo com a organização, vários motociclistas da região e de outros estados foram convidados e deverão comparecer ao “Moto Fest”. Haverá ainda arrecadação de alimentos que serão doados para o Fundo Social de Solidariedade. O encontro é promovido pelo “Moto Clube Revolucionários” e tem com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

(Divulgação)

Prefeitura realiza 1º Congresso de Turismo

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Departamento Municipal de Turismo, realizou em abril, o primeiro Congresso Regional de Turismo de Cruzeiro e região. O evento aconteceu nas dependências da na Escola Técnica Prof. José Santana de Castro (Etec) localizada na rua Othon Barcelos, s/n. – Centro.

O sucesso do evento deu-se com a exposição de stands das cidades vizinhas e empresas de Cruzeiro e região.

A feira, as palestras e as oficinas atraíram mais de mil pessoas ao encontro.

Secretário Estadual de Turismo, Fabrício Cobra, fala aos participantes do Congresso (Divulgação)

O diretor municipal de turismo, Diego Miranda, destacou no congresso o turismo como importante instrumento para incrementar a economia da cidade e de toda região do Vale Histórico e Vale do Paraíba.

Participaram do evento o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, o vice-prefeito, Davi Mota Costa, o coordenador de turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fiker, o ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra, o consultor de turismo e ex-gerente da Aprecesp, Fernando Zuppo, a empresária do ramo hoteleiro, ex-secretária de Turismo de Campos do Jordão e presidente do Codivap Turismo, Glória Álvares Bravim, diversas autoridades dos municípios vizinhos e os vereadores municipais.

Prefeitura discute criação de Plano Municipal de Segurança Pública na Câmara

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural da Prefeitura de Cruzeiro realizará nova audiência pública para discutir o projeto do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania (PMSPC). O projeto visa integrar de forma coordenada, planejada e sistematizada as ações das forças de Segurança Pública e privada, da Administração Pública, do Judiciário e da sociedade no município de Cruzeiro. A audiência pública será na próxima quarta-feira, 9 de maio, às 19h, na Câmara Municipal, para tratar do Plano de Segurança junto com a população e obter opiniões para melhorias e adequações referentes à segurança da cidade.

Secretaria de Saúde realiza Campanha de Vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando os munícipes contra a gripe (influenza) em todos os postos do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Desde 2 de maio, estão recebendo a vacina crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e mulheres que deram à luz. A partir da próxima quarta-feira, 9 de maio, a imunização será para pacientes diagnosticados com doenças crônicas e professores.

A primeira etapa da campanha começou a vacinar trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e os indígenas, no dia 23 de abril. No sábado, 12 de maio, acontecerá o dia D, das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município e Posto Volante na Praça 9 de Julho. Quem ainda não recebeu a vacina contra a febre amarela, poderá aproveitar a oportunidade para se proteger da doença no Posto Volante.

Cerest e as ações socioeducativas que promovem a saúde do trabalhador

Os acidentes e as doenças do trabalho atingem milhares de trabalhadores todos os dias.

Este fato traz sofrimento para as famílias e prejuízo para o país. Promover e proteger os trabalhadores por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos, agravos, condições e ambiente de trabalho é o papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade regional de Cruzeiro.

O Cerest é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), criado pelo Ministério da Saúde. A unidade de Cruzeiro oferece apoio técnico para mais 17 cidades da região. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além de promover ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância, o Cerest garante o diagnóstico e assistência em caso de doenças relacionadas ao trabalho, além de acidentes no exercício da ocupação ou fora dela. Podem utilizar o Cerest todos os trabalhadores das áreas rural e urbana, autônomos, domésticos, aposentados ou demitidos vindos do mercado formal/informal e pessoas com suspeita de doença do trabalho.

O encaminhamento do trabalhador que busca o atendimento do Cerest deve ser feito pelas unidades de saúde, hospitais, sindicatos, empresas, outros serviços ou por iniciativa própria – que será atendido através da guia de referência. O Cerest de Cruzeiro fica na Av. Jorge Tibiriçá (Rua 3), nº 937 – centro.

será para pacientes diagnosticados com doenças crônicas e professores.

A primeira etapa da campanha começou a vacinar trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e os indígenas, no dia 23 de abril. No sábado, 12 de maio, acontecerá o dia D, das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município e Posto Volante na Praça 9 de Julho. Quem ainda não recebeu a vacina contra a febre amarela, poderá aproveitar a oportunidade para se proteger da doença no Posto Volante.

Torneio “1º de Maio” leva alegria ao bairro do Itagaçaba

Nesta terça-feira, Dia do Trabalhador, o estádio Saint Clair Alves Pinto ficou movimentado com a realização do Torneio “1º de Maio”, que reuniu várias equipes no bairro do Itagaçaba. O prefeito Thales Gabriel prestigiou o evento esportivo que homenageou integrantes da imprensa, ex-jogadores e pessoas que prestam serviços relevantes para a comunidade.

Os organizadores Luiz Henrique (Picolé), Cassiano Galvão e Paulo César, agradeceram a participação dos times e parceiros na competição que completou a segunda edição. Teve premiação para as três melhores equipes. O Torneio “1º de Maio” que teve o apoio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, contou com a presença de vereadores e transformou o dia do bairro num grande clima de festa e confraternização.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-CRUZEIRO

TURISMO: Prefeitura, Unifatea e Fatec lançam guia de Cruzeiro

Publicado

em

Divulgação

O guia “Cruzeiro, Retratos do Vale” foi lançado nesse fim de semana no Museu Major Novaes. A proposta do projeto é reunir as principais manifestações culturais da cidade e recontar a história do município divulgando a cultura e turismo.
O projeto foi desenvolvido pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila, Fundação Olga de Sá, Fatec de Cruzeiro “Prof. Waldomiro May” e Prefeitura Municipal.
Além de recontar a história da cidade, o guia fala sobre cultura, turismo, curiosidades, aspectos sociais, religiosos, econômicos, gastronômicos, e personalidades importantes de Cruzeiro.
A irmã Olga de Sá é a fundadora do projeto junto ao Núcleo de Extensão Unifatea, que passou por Lorena, Silveiras e Cruzeiro.

Alguns momentos do evento (Fotos: Divulgação /PMCruzeiro)

 

Continue Lendo

SR-CRUZEIRO

QUALIDADE DE VIDA: Cruzeiro faz trabalho de orientação e prevenção em Saúde Bucal

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Cruzeiro realiza diversas ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais com a equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em instituições, casas de recuperação, residências rurais, escolas e creches.

A equipe que atende a comunidade é composta por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, cirurgião, técnico de higiene bucal, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A meta é promover a qualidade de vida da população cruzeirense e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e uso de tabaco.

De acordo com o diretor do Departamento Odontológico Municipal (DOM), Alessandro Guerra Pinto, o papel do cirurgião-dentista no ESF é traçar um perfil epidemiológico da comunidade, realizar diagnósticos, planejar tratamento, prevenir agravos, tratar, acompanhar, reabilitar e manter a saúde bucal da comunidade, além de programar e promover ações de saúde bucal e atender a comunidade. Se necessário, os profissionais encaminharão os pacientes para o Centro de Especialidades (CEO-DOM), conforme necessidade de cada paciente.

“Nossa equipe de cirurgiãs-dentistas apoia, coordena, participa e acompanha os pacientes desenvolvendo atividades referentes à saúde bucal junto com os demais membros da equipe do ESF, procurando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar. Todos trabalham em prol da população cruzeirense em diversas localidades do município”, acrescentou Alessandro Guerra Pinto.

O trabalho realizado conta com procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, como por exemplo, restaurações, pequenas cirurgias ambulatoriais, limpeza, atendimento de urgências entre outros. São realizados também o pré-natal odontológico para informar e cuidar da saúde da gestante e o tratamento dos pacientes com agravos, como diabetes e hipertensão arterial.

Continue Lendo

SR-CRUZEIRO

CRUZEIRO: Prêmio Mulher Negra Latino Americana e Caribenha / Projeto Recrutinha

Publicado

em

Divulgação

Cruzeirense recebe prêmio destaque Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.      

(Foto: Divulgação)

A senhora Benedita Marcelina da Silva (foto) recebeu no último fim de semana o Prêmio Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

O evento realizado no sábado, 18, em São Paulo, no Museu Afro Brasil, serviu para premiar as mulheres negras que se destacam na luta contra o preconceito e a favor da autoafirmação.

Benedita Marcelina da Silva é moradora do Bairro Regina Célia, em Cruzeiro, e é militante do movimento, líder comunitária e carnavalesca fundadora do primeiro bloco de carnaval na cidade, posteriormente transformado em escola de samba no município. Benedita, aos 60 anos, luta pela igualdade dos direitos da mulher negra em Cruzeiro e região.

Começa o Projeto “Recrutinha” para atender crianças carentes da cidade

Teve início no sábado, 18, o projeto “Recrutinha” para atender 30 crianças, de 12 a 14 anos de idade, que terão oportunidades de aprender valores como civismo, cidadania, ética, disciplina, educação ambiental e preservação ambiental. A ação é realizada pelo Tiro de Guerra (TG) e Conselho Tutelar do Menor, conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que desenvolve projetos para incluir as crianças no mercado de trabalho.

O Projeto “Recrutinha” trabalha com crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que precisam do auxílio da sociedade para um futuro melhor. (Foto: Divulgação)

As crianças que participam do projeto foram selecionados pelo Conselho Tutelar e escolas municipais. Todos participarão de palestras, passeios pela cidade, educação no trânsito, meio ambiente, saúde e turismo. Durante 5 meses, eles estarão participando de várias atividades semanais no Tiro de Guerra sob o comando do subtenente Fábio Navarro, recebendo uniformes e lanche.

O chefe de gabinete da prefeitura Sávio Rocha ressalta que o projeto visa buscar apoio de empresários para inserir esses jovens no mercado de trabalho.
Toda a programação é acompanhada pelo Conselho Tutelar do Menor e familiar. O Projeto “Recrutinha” trabalha com crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que precisam do auxílio da sociedade para um futuro melhor.

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro