Conecte-se agora
acesse distrito

SR-TAUBATÉ

10 DE ABRIL: Dia “D” para 46 candidatos a MIT – Município de Interesse Turístico

Publicado

em

Templo na Fazenda Nova Gokula, atrativo de turismo religioso e gastronômico de Pindamonhangaba (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Pindamonhangaba não participa desta vez, mas pode “chegar lá” em junho.

Conforme informado anteriormente pelo Canal39, 46 municípios estão em total expectativa pela chegada do dia 10 de abril, data prevista para receberem a assinatura do governador Márcio França sancionando os Projetos de Lei que os elevará à categoria de MITs – Municípios de Interesse Turístico, aprovados pela Assembleia Legislativa e firmados por deputados propositores.

Os projetos necessariamente são fundamentados em PDTs – Planos Diretores de Turismo, desenvolvidos por equipes de cada município, tendo como atuante participantes os COMTURs-Conselhos Municipais de Turismo e seguindo um roteiro básico contido em uma “cartilha”, sendo que, além de toda a documentação a qual proporciona consistência a um PDT, um formulário de pesquisa de opinião deve ser desenvolvido junto a turistas que visitam as cidades.

Neste questionário, os entrevistados são solicitados a avaliar os atrativos turísticos por eles visitados, no município, com uma notação a respeito de sua percepção quanto aos benefícios dos referidos atrativos.

Pindamonhangaba, após finalizar seu Plano Diretor de Turismo, realizou uma audiência pública para apresentá-lo à comunidade e o encaminhou, via Executivo, para apreciação, discussão e votação pela Câmara de Vereadores.

Recentemente, após aprovado pela Edilidade, o PDT de Pindamonhangaba se tornou apto a ser encaminhado ao deputado André do Prado (segundo informações da Diretora de Turismo Ana Lúcia Gomes), para protocolo de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, concorrendo a uma das vagas como Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

Restaurante Pesque Truta, no bairro Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba, um dos atrativos elencados pelos avaliadores. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Alguns documentos estavam em fase final de providências, como atas registradas em cartório, para completar o dossiê elaborado para defender Pinda em uma das oportunidades de receber sanção governamental como MIT.

No dia 10 de abril, 46 municípios devem ser consolidados como MIT, habilitando-se a receber verbas estaduais para desenvolvimento e promoção do Turismo.

Após esse lote de candidatos, acontece uma última chance em junho, haja vista ser, 2018, um ano de eleições e alguns critérios precisam ser observados.

Caso Pindamonhangaba se apresente totalmente credenciada e tenha o Projeto de Lei do deputado patrono colocado em pauta, pelo presidente da ALESP (após apreciação pelas Comissões, inclusiva quanto ao critério técnico), poderá está no pacote de junho. Do contrário, será preciso aguardar para mais tarde. Nesse caso, mesmo sendo praticamento preenchidas todas as vagas, há um estudo de se abrir para 210 o total de MITs. Com isso, as chances serão maiores para muitas outras cidades.

É notável, em todos os PDTs dos quais tivemos algumas informações, a realização de um evento “marca registrada” do município. Ao nosso ver, Pindamonhangaba tem grande vocação turística nos segmentos de gastronomia, rural, aventura e até mesmo reliogioso. É tempo propício para se estabelecer uma espécie de “Festival Sazonal” que tenha – efetivamente – a “cara da nossa gente”.

Oficiosamente tomamos conhecimento de estar em pauta a concretização de um “Festival do Pescado”. Aguardemos.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

CULTURA

CULTURA: Congada da Dona Luzia comemora 13 de maio em São Bento do Sapucaí

Publicado

em

A tradicional Congada de São Benedito, conhecida no município também como “Congada da Dona Luzia” – por ter a matriarca setuagenária da família à frente desta manifestação, carrega e dissemina a cultura passada por várias gerações de descendentes escravos. Dona Luzia, que desde menina aprendera com sua avó as características da Congada, fez questão de passar todos os ensinamentos para seus filhos e netos.

Com os anos construiu a Congada que homenageia São Benedito, santo considerado padroeiro dos escravos, e tradicionalmente todo dia “13 de Maio” a Congada se apresenta no Bairro do Quilombo – comunidade onde reside a família de Dona Luzia.

Todo 13 de Maio, aliás, é uma data festiva no bairro, pois Dona Luzia e sua família, com a ajuda de outros moradores e colaboradores, promovem uma “senhora festança” para comemorar o dia, com direito a almoço e apresentação da Congada.

Além desta data a manifestação cultural se apresenta em outras festividades onde é convidada, como Revelando São Paulo, festas municipais e regionais, entre outros.
Com roupas cheias de fitas coloridas e com os instrumentos próprios da Congada, a família se apresenta alegremente embalada ao som dos batuques e sob a cantoria da matriarca e suas filhas, além de agregar outras pessoas.

(Texto e foto: site oficial de São Bento do Sapucaí)

Continue Lendo

SR-TAUBATÉ

TURISMO: Quiririm já vive mais uma Festa da Colônia Italiana

Publicado

em

Desfile realizado em 2016 (Foto: Marcos Ivan)

A tradicional e concorrida Festa da Colônia Italiana, que tem como palco o Distrito de Quiririm, o núcleo taubateano de famílias cujos patriarcas vieram da italiana e aqui já têm – pelo menos – três gerações de descendentes, tece início nesta quinta-feira (26).

A programação contempla shows, um irresistível festival de massas, com toda magia artesanal que tornou famosa mundialmente a culinária do país da bota e, no dia 01 de maio, o sempre surpreendente desfile cívico.

Durante os dias da festa, o fluxo de turistas é intenso e promove, naturalmente, o estímulo na economia local, com todos os restaurantes procurando oferecer o melhor atendimento, com os pratos bem cuidados. Alguns estabelecimentos, inclusive, oferecem música ao vivo.

Há, também, a instalação de barracas com produtos dos artesãos locais, sempre comercializados a preços bastante acessíveis, favorecendo a geração de renda às famílias envolvidas com esse tipo de trabalho.

Festa Italiana de Quiririm –

De 26 de abril a 01 de Maio.

 

Continue Lendo

SR-TAUBATÉ

GASTRONOMIA: Campos do Jordão, Cunha e Taubaté na final do Sabor de SP 2018

Publicado

em

Vencedores da etapa Taubaté e representantes do SENAC, onde aconteceu o evento

A gastronomia paulista está adquirindo cada vez mais destaque como resultado da realização do Festival Gastronômico Sabor de SP.

A cada região do Estado por onde passa o evento, surgem novos pratos que, imediatamente, conquistam o público. Desta vez, o Pernil e Pinhão com Purê de Abóbora de Campos do Jordão; a Truta à Moda do Gnomo, de Cunha e a Barra de Suspiro com Chantilly e Frutas Vermelhas, de Taubaté  foram os vencedores desta primeira etapa do festival que aconteceu na última quinta-feira (5/4), nas dependências do Senac de Taubaté.

Iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e apoio do Senac este trabalho vem ao encontro da importância do setor gastronômico, que é um dos mais relevantes da atividade turística do Estado. E estes três melhores pratos irão para a final do evento no mês de novembro, na Capital paulista. E desta vez, foi escolhido pelo júri especializado em conjunto com o júri popular, um quarto prato denominado Azul Marinho – cozido de peixe com banana – de Ubatuba, que ficará como reserva caso um dos três escolhidos não possa comparecer à grande final em São Paulo.

Com uma plateia lotada no auditório do Senac, o evento de Taubaté começou com uma especial Aula de Cozinha, gratuita, com Chef  Padrinho Eudes Assis no mesmo dia cinco de abril, das 15 às 17 horas. A próxima etapa do Festival Gastronômico Sabor de SP acontece no município de Presidente Prudente, em 25 de abril de 2018.

(Por Maristela Bignardi – Fotos: Divulgação – Fonte: Site Oficial)

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro