Conecte-se agora
Acesse contato

SR-TAUBATÉ

10 DE ABRIL: Dia “D” para 46 candidatos a MIT – Município de Interesse Turístico

Publicado

em

Templo na Fazenda Nova Gokula, atrativo de turismo religioso e gastronômico de Pindamonhangaba (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Pindamonhangaba não participa desta vez, mas pode “chegar lá” em junho.

Conforme informado anteriormente pelo Canal39, 46 municípios estão em total expectativa pela chegada do dia 10 de abril, data prevista para receberem a assinatura do governador Márcio França sancionando os Projetos de Lei que os elevará à categoria de MITs – Municípios de Interesse Turístico, aprovados pela Assembleia Legislativa e firmados por deputados propositores.

Os projetos necessariamente são fundamentados em PDTs – Planos Diretores de Turismo, desenvolvidos por equipes de cada município, tendo como atuante participantes os COMTURs-Conselhos Municipais de Turismo e seguindo um roteiro básico contido em uma “cartilha”, sendo que, além de toda a documentação a qual proporciona consistência a um PDT, um formulário de pesquisa de opinião deve ser desenvolvido junto a turistas que visitam as cidades.

Neste questionário, os entrevistados são solicitados a avaliar os atrativos turísticos por eles visitados, no município, com uma notação a respeito de sua percepção quanto aos benefícios dos referidos atrativos.

Pindamonhangaba, após finalizar seu Plano Diretor de Turismo, realizou uma audiência pública para apresentá-lo à comunidade e o encaminhou, via Executivo, para apreciação, discussão e votação pela Câmara de Vereadores.

Recentemente, após aprovado pela Edilidade, o PDT de Pindamonhangaba se tornou apto a ser encaminhado ao deputado André do Prado (segundo informações da Diretora de Turismo Ana Lúcia Gomes), para protocolo de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, concorrendo a uma das vagas como Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo.

Restaurante Pesque Truta, no bairro Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba, um dos atrativos elencados pelos avaliadores. (Foto: Edna Maischberger, Canal39)

Alguns documentos estavam em fase final de providências, como atas registradas em cartório, para completar o dossiê elaborado para defender Pinda em uma das oportunidades de receber sanção governamental como MIT.

No dia 10 de abril, 46 municípios devem ser consolidados como MIT, habilitando-se a receber verbas estaduais para desenvolvimento e promoção do Turismo.

Após esse lote de candidatos, acontece uma última chance em junho, haja vista ser, 2018, um ano de eleições e alguns critérios precisam ser observados.

Caso Pindamonhangaba se apresente totalmente credenciada e tenha o Projeto de Lei do deputado patrono colocado em pauta, pelo presidente da ALESP (após apreciação pelas Comissões, inclusiva quanto ao critério técnico), poderá está no pacote de junho. Do contrário, será preciso aguardar para mais tarde. Nesse caso, mesmo sendo praticamento preenchidas todas as vagas, há um estudo de se abrir para 210 o total de MITs. Com isso, as chances serão maiores para muitas outras cidades.

É notável, em todos os PDTs dos quais tivemos algumas informações, a realização de um evento “marca registrada” do município. Ao nosso ver, Pindamonhangaba tem grande vocação turística nos segmentos de gastronomia, rural, aventura e até mesmo reliogioso. É tempo propício para se estabelecer uma espécie de “Festival Sazonal” que tenha – efetivamente – a “cara da nossa gente”.

Oficiosamente tomamos conhecimento de estar em pauta a concretização de um “Festival do Pescado”. Aguardemos.

Jornalista, Publicitário, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté. Radialista com passagens pelas emissoras Globo e Capital 1040-AM de São Paulo, TV Setorial (Pindamonhangaba), Rede Difusora de Rádio, Rede Bandeirantes de Rádio. Escritor, autor de "Mergulho, uma proposta de ajuda" (Editora Ave Maria-SP) Produtor artístico, coordenador de eventos. Diretor proprietário da empresa Marcos Ivan de Carvalho ME Diretor do site www.canal39.com.br e da web radio www.radiocanal39.online

SR-TAUBATÉ

GASTRONOMIA: Campos do Jordão, Cunha e Taubaté na final do Sabor de SP 2018

Publicado

em

Vencedores da etapa Taubaté e representantes do SENAC, onde aconteceu o evento

A gastronomia paulista está adquirindo cada vez mais destaque como resultado da realização do Festival Gastronômico Sabor de SP.

A cada região do Estado por onde passa o evento, surgem novos pratos que, imediatamente, conquistam o público. Desta vez, o Pernil e Pinhão com Purê de Abóbora de Campos do Jordão; a Truta à Moda do Gnomo, de Cunha e a Barra de Suspiro com Chantilly e Frutas Vermelhas, de Taubaté  foram os vencedores desta primeira etapa do festival que aconteceu na última quinta-feira (5/4), nas dependências do Senac de Taubaté.

Iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e apoio do Senac este trabalho vem ao encontro da importância do setor gastronômico, que é um dos mais relevantes da atividade turística do Estado. E estes três melhores pratos irão para a final do evento no mês de novembro, na Capital paulista. E desta vez, foi escolhido pelo júri especializado em conjunto com o júri popular, um quarto prato denominado Azul Marinho – cozido de peixe com banana – de Ubatuba, que ficará como reserva caso um dos três escolhidos não possa comparecer à grande final em São Paulo.

Com uma plateia lotada no auditório do Senac, o evento de Taubaté começou com uma especial Aula de Cozinha, gratuita, com Chef  Padrinho Eudes Assis no mesmo dia cinco de abril, das 15 às 17 horas. A próxima etapa do Festival Gastronômico Sabor de SP acontece no município de Presidente Prudente, em 25 de abril de 2018.

(Por Maristela Bignardi – Fotos: Divulgação – Fonte: Site Oficial)

Continue Lendo

SR-TAUBATÉ

SAÚDE: Comissão do Estado aprova SAMU de Pinda

Publicado

em

Foto meramente ilustrativa

Na última quinta-feira (15), a CIB – Comissão Intergestores Bipartite – do Estado de São Paulo aprovou e homologou a inclusão de Pindamonhangaba no SAMU Regional de Guaratinguetá e o desligamento do SAMU Regional do Vale do Paraíba e Região Serrana, coordenado pelo consórcio CISAMU.

Com essa aprovação, o SAMU de Pindamonhangaba poderá se habilitar junto ao Ministério de Saúde e receber, em breve, recursos para custeio dos serviços. Esse foi o último trâmite burocrático para que Pindamonhangaba inicie sua atuação por meio da regulação com o SAMU de Guaratinguetá. A publicação no diário oficial está programada para até o dia 21 de março deste ano. Na semana passada, Pindamonhangaba já havia passado pela aprovação regional da CIR – Comissão Intergestores Regional.

Importante destacar que mesmo com os trâmites burocráticos em andamento, o SAMU de Pindamonhangaba nunca deixou de atender os munícipes que ligaram para o 192, e que a mudança foi e será apenas documental.

Os próximos passos serão reuniões, na próxima semana, entre a Secretaria de Saúde de Guaratinguetá e a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, junto com sua equipe técnica, para treinamentos com a central de regulação de Guará e inclusão de equipamentos. De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura de Pinda, Valéria dos Santos, ao final dessas ações, a regulação passará a ser realizada, de fato, por meio de Guaratinguetá.

Com a homologação, as unidades móveis (ambulâncias) serão inseridas no SAIPS – Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde  – já no mês de abril. O SAIPS tem o objetivo de aperfeiçoar as solicitações de transferências de recursos financeiros ou credenciamento/habilitação de serviços necessários à implantação de políticas em saúde; permitindo transparência, agilidade, organização e monitoramento das solicitações.

A partir daí, a Prefeitura de Pindamonhangaba poderá solicitar a habilitação das ambulâncias no Ministério da Saúde.

O prefeito Isael Domingues destacou que, mesmo durante este processo, o atendimento do SAMU continuará sendo realizado junto à população através do número 192. “Administrar é pensar na população e na proteção do dinheiro público. Sem dúvidas, o instrumento SAMU traz um grande ganho para a população de Pindamonhangaba”, avaliou.

Em que casos devo chamar o SAMU?

– Dores no peito de aparecimento súbito

– Situações de intoxicação ou envenenamento

– Queimaduras graves

– Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto

– Queda acidental

– Crises convulsivas (ataque, convulsão)

– Acidentes de trânsitos com atropelamento

– Traumas (tórax, abdomem, crânio e fraturas)

– Perda de consciência (desmaio)

–  Sangramentos, hemorragias

(Departamento de Comunicação / Prefeitura de Pindamonhangaba)
(Foto meramente ilustrativa / Google Search)

 

Continue Lendo

SR-TAUBATÉ

TURISMO: MICE Fórum movimenta Campos do Jordão e Região

Publicado

em

CAMPOS DO JORDÃO PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO MICE FÓRUM E REÚNE TIME DE PALESTRANTES E CONTEÚDOS PARA NEGÓCIOS EM TURISMO E EVENTOS

Evento organizado pela Rent My Brain acontece no próximo dia 9 de março, sexta-feira, no hotel Le Renard

Com o objetivo de oferecer informação relevante sobre o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions), capacitando profissionais e gestores de turismo e eventos da região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira sobre o potencial das reuniões corporativas e das viagens de incentivo, o Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau está promovendo mais uma edição do MICE Fórum Lazer & Eventos.

Trata-se de uma oportunidade única para ouvir, dialogar e refletir com um time de palestrantes renomados e experientes como Fernão Loureiro, Roberta Nonis, Glória Miskolczy, Ferdinando Lucena, Isabelle Grechi e Alvaro Fernando sobre tendências, relacionamento, tecnologia, captação de eventos, gestão de viagens e a capacidade de iniciar e manter relacionamentos e negócios perenes em meio à realidade líquida e volátil promovida pelas redes sociais e por budgets cada vez menores.

Para o presidente do Campos do Jordão e Região Convention Bureau, Sebastião Carlos Fernandes Souza, é fundamental que o trade de viagens, turismo e eventos de Campos do Jordão esteja alinhado com as melhores práticas e tendências do mercado, uma vez que as expectativas dos promotores e organizadores de eventos é grande, e o destino precisa estar bem preparado para receber os eventos.

Já a diretora executiva da entidade, Roselaine Dantas, acredita que o diferencial de um destino no segmento MICE está além da oferta de infraestrutura moderna e dinâmica, “o cliente quer mais do que um produto ou serviço, ele quer vivências. Portanto o compromisso e o engajamento emocional desde o planejamento dos eventos é fundamental”.   

A programação do evento conta com a abordagem de temas importantes como Gestão e Avaliação de Resultados em Eventos Corporativos e o Papel do Gestor de Eventos em Compras, analisando situações e necessidades de empresários que precisam fazer cada vez mais com menos investimento.

A atuação dos Convention Bureau também será enfocada através da palestra

CVB como indutor econômico do destino e análise do caso da capital da Paraíba, João Pessoa. A programação conta ainda com temas polêmicos e necessários como restrições alimentares, vegetarianismo e veganismo que serão abordados na palestra sobre A&B: tendências de alimentação em eventos e destinos ou ainda a Hospitalidade ao público LGBT.

O gran finale do evento cabe a Alvaro Fernando, empresário e músico que vai tratar do Poder do Diálogo e que envolverá a plateia com o tema da Comunicação e Persuasão. Em seguida, um coquetel comemorativo aos 15 anos do Campos do Jordão e Região Convention Bureau completa o dia de atividades e celebra o trabalho da entidade que se dedica a fazer da cidade o destino de montanha mais charmoso para eventos e viagens.

Como todo evento corporativo, o II MICE FÓRUM Campos do Jordão promete favorecer o networking entre os empresários e profissionais participantes, bem como promover o intercâmbio de conhecimento e negócios através do lounge Business Meeting onde serão apresentados serviços e produtos para o setor em momento de networking incentivado.

Segundo Rose de Almeida, sócia-diretora da consultoria de comunicação Rent My Brain, responsável pela produção e conteúdo do evento, o MICE FÓRUM foi concebido como evento itinerante que pretende refletir sobre o presente e o futuro do setor de turismo e eventos corporativos, inspirando ações efetivas e colaborativas. “Queremos construir um conhecimento conjunto entre a plateia e os palestrantes permitindo que a cada evento sejam promovidos encontros de excelência entre o conteúdo e a plateia e que seja valorizado o capital humano e não o crachá”, afirma a também editora do portal www.micebusiness.com.br, adiantando que o próximo destino a contar com uma segunda edição do Mice Fórum será Guarulhos, no mês de abril.

O evento é recomendado para os associados de Convention & Visitors Bureaux, empresas organizadoras e promotoras de eventos, gestores de reuniões, eventos e viagens corporativas, representantes de entidades associativas, proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, atrações, espaços para eventos e centros de convenções, fornecedores da indústria MICE e todos os interessados em otimizar seus negócios com novas ideias e experiências vencedoras.

SERVIÇO

MICE FÓRUM Campos do Jordão

Data: 9 de março (sexta-feira)

Local: Hotel Le Renard – Bairro Capivari

Horário: 9 às 17 horas

PALESTRANTES:

PROGRAMAÇÃO 2018

8h30 – Credenciamento e welcome coffee

8h45 – Abertura e boas vindas (Convention Bureau & Rent My Brain)

9h00 – Palestra Fernão Loureiro – O PAPEL DO GESTOR DE EVENTOS EM COMPRAS

9h25 – Palestra Roberta Nonis – GESTÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DE EVENTOS CORPORATIVOS

9h50 – Networking incentivado #encontrosdeexcelencia

10h30 – Ferdinando Lucena – CONVENTION BUREAU COMO INDUTOR ECONÔMICO DO DESTINO

11h00 – Networking incentivado #encontrosdeexcelencia

12h00 – 14h00 – almoço livre – Centrinho do Capivari em restaurante amigo do evento

14h00 – Networking incentivado #encontrosdeexcelencia

14h20 – Palestra Glória Misckolszky – A&B – TENDÊNCIAS DE ALIMENTAÇÃO EM EVENTOS E DESTINOS

14h45 – Networking incentivado #encontrosdeexcelencia

15h20 – Palestra Isabelle Grechi – HOSPITALIDADE AO PÚBLICO LGBT

15h50 – Palestrashow – Alvaro Fernando – COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO – O PODER DO DIÁLOGO

17h00 – Speach Toni Sando – O ASSOCIATIVISMO E A RECEITA PARA TRABALHAR BEM PELO DESTINO TURÍSTICO

17h30 – Encerramento – COQUETEL COMEMORATIVO AOS 15 ANOS DO CAMPOS DO JORDÃO & REGIÃO CONVENTION BUREAU

O evento visa ainda:

  • Oferecer informação relevante para o segmento MICE, capacitando profissionais e promovendo integração

  • Promover intercâmbio de conhecimento, negócios e networking entre empresários e profissionais participantes

  • Discutir o presente e o futuro do setor de turismo e eventos em Campos do Jordão e Região, inspirando ações de médio e longo prazo

Público convidado:

  • Associados dos Convention & Visitors Bureaux

  • Empresas organizadoras e promotoras de eventos

  • Gestores de reuniões, eventos e viagens corporativas

  • Representantes de entidades associativas

  • Proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, atrações, espaços para eventos e centro de convenções

  • Fornecedores (equipamentos, A&B, cenografia, receptivos) da indústria MICE

A edição 2018 também contará com o lounge Business Meeting onde empresas mostrarão novidades em produtos e serviços para o setor. A fórmula de networking incentivado motivará os participantes do II MICE FÓRUM CAMPOS DO JORDÃO a conhecerem melhor empresas, profissionais do segmento de turismo, eventos e negócios.

INSCREVA-SE POR AQUI

Continue Lendo

Em Alta

Hospedado por ServerPro