DUMONT: Farol Santander abre expo em homenagem ao Pai da Aviação

Mostra terá diversos módulos, inclusive uma réplica do 14 BIS

Exposição em comemora os 150 anos do nascimento do 'pai da aviação'

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, apresenta a exposição inédita Santos Dumont - o poeta Inventor, em homenagem aos 150 anos de nascimento do inventor e aeronauta brasileiro, conhecido por muitos como o “pai da aviação”. Com curadoria de Ceres Storchi, a mostra apresenta sua icônica trajetória na conquista do voo, sua vida em família no Brasil e suas pesquisas em Paris, tudo isso por meio de itens históricos, objetos pessoais, desenhos de projetos, fotos, vídeos, maquetes exclusivas, interatividade e versões dos aviões 14 Bis e Demoiselle em tamanho real. Em exibição até 15 de outubro (domingo), a exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio do Santander Brasil e apoio do Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont, Museu Paulista e Cartier.

A mostra apresenta nos pavimentos 24 e 23 do Farol Santander o mundo de Alberto Santos Dumont. Além das galerias, o famoso Hall do edifício no centro da capital paulista também será ocupado com uma grande atração. Trata-se de um modelo do 14 Bis, o biplano com o qual fez o primeiro voo homologado do mundo. A réplica, construída por Alan José Calassa, em 2005, é apresentada em tamanho real inclinado acima da cabeça dos visitantes, como se estivesse voando no Parque de Bagatelle. O exemplar do 14 Bis pesa 150kg, mede 9,6 metros de comprimento por 11,7 metros de envergadura e 3,72 metros de altura na extremidade das asas.

“Os voos sempre assistidos e seus artigos para revistas e periódicos eram para Santos Dumont uma importante forma de compartilhar conhecimento, que é justamente o que propõe essa exposição, difundir mais uma vez seus feitos memoráveis, sua habilidade e percepção ao mediar as condições da natureza e nossa humanidade em busca de um futuro melhor. Santos Dumont imaginava de maneira ímpar o futuro da aviação no cotidiano da sociedade.”; comenta Maitê Leite, Vice-Presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.

“Santos Dumont adentra o universo da aviação a partir de um sonho seu. Há algo de lúdico, de fábula, de histórias de “era uma vez” quando compomos sua trajetória, observando o caráter experimental do seu trabalho e a relação corpórea em primeira pessoa cada vez que ele voava na sua própria criação.”; analisa Ceres Storchi, curadora da mostra.

Ficha Técnica:

Exposição: Santos Dumont - o poeta inventor

Curadoria: Ceres Storchi

Produção: AYO produções

Patrocínio: Santander / Ministério da Cultura

Apoio: Comando Aéreo Regional, Fundação Santos Dumont, Museu Paulista, Cartier

 

Sobre Ceres Storchi

Ceres Storchi, renomada curadora, consultora, designer e arquiteta, dedica-se ao desenvolvimento de projetos de restauração, preservação, design, iluminação, arquitetura e museografia para museus e outras instituições culturais. Sua expertise e paixão por trabalhar nesses campos permitem que ela deixe sua marca em projetos que valorizam e destacam a importância do patrimônio cultural. Já participou de bienais, seminários e congressos.

Serviço: Exposição Santos Dumont - o poeta inventor

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 14/07/2023 a 15/10/2023

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).

Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre  

(Fonte: Marra Comunicação / Fotos: Divulgação)

Comentários