TURISMO: Cunha anuncia seu Verão na Montanha

Evento em sua terceira edição tem grandes nomes do cenário artístico

Em dois finais de semana de janeiro a Estância Turística de Cunha (SP) realiza seu Festival Verão na Montanha, o qual acontece na Praça da Matriz, grátis para todo mundo.

A produção do Verão na Montanha procurou dosar as atrações no intuito de presentear os mais diversos gostos musicais, promovendo – desta maneira – ampla integração com turistas e moradores locais.

Logicamente que a pesquisa de atrações e repertórios buscou elencar atrações capazes de movimentar, musicalmente, o ambiente criado para todos terem um bom tempo de lazer e diversão, completado com diversificada praça de alimentação.

Abrindo a agenda de shows, Trouble Doll, banda estilosa e com pegada nas águas dos metais clássicos do jazz, pop, R&B, com swing personalizado, sobe ao palco com um exímio DJ a tiracolo, valorizando as releituras de grandes sucessos, como “I can see clearly now”, por exemplo. O som da moçada é próprio para ser aplaudido incontidamente, pela textura e bons arranjos.

Outra atração da primeira página do Verão na Montanha 2020, em Cunha, é Robson Nunes, um camaradinha que tem o talento de passear por um amplo repertório com a tranquilidade de quem sabe o que está fazendo e mostrando para um público de respeito. Conhece um tanto bom de Tim Maia, Wilson Simonal, faz umas incursões pelos tempos da pilantragem, dá um valor no rap e no rock'n roll, fazendo um show de muita versatilidade, com motivos de fazer todo mundo querer mais.

No sábado, 18, Tony Gordon, o herdeiro de Dave Gordon, trafega por um segmento no mínimo emocionante, pois, como cantor de muitos momentos pelas noites, conhece muito do bom gosto de muitas plateias. Relê, com autoridade e muita sensibilidade, hits como “Georgia on my mind”, contando com a cumplicidade de músicos escolhidos a dedo. Em The Voice, viveu plenos instantes de poder contar um pouco de tudo que sabe.

Daí, quando sobra um tempo de não gargarejar diante do palco, você aproveita para degustar uma das muitas opções gastronômicas do Verão na Montanha. Logicamente, truta será destaque, haja vista o clima e as águas favoráveis de Cunha. Bolo de pinhão também é carro chefe dos culinaristas da cidade. Até mesmo deliciosos pastéis, fritos na hora.

A certo momento do sábado, o anunciador fará o chamamento para toda a plateia prestar atenção na voz e na interpretação de Júlia Ferreira, uma dessas preciosidades que trazem, na sua porção mais sensível, aquele balanço gostoso da Bossa Nova. Não será surpresa se Júlia deixar fluir pelos ares cunhenses a sua interpretação de “Manhã de Carnaval”... A moça volta a se apresentar no domingo.

Para fechar a primeira semana de Festival, os produtores convidaram uma banda formada por experientes roqueiros, com passagem num dos espaços sagrados do rock paulistano: Café Piu Piu. A Rock Collection retrata, com muita autoridade, momentos do rock mundial, relembrando Duran Duran, Queen, Beatles. É quando até mesmo os quarentões não ficam comportados, pois quando rola o rock, ninguém é de pedra para ficar imóvel (ou impune).

O pessoal vai torcer para o tempo voar e trazer, para a segunda semana de Verão na Montanha, mais espetaculares momentos de muita música e sabor.

Para quem suportar a espera, o prêmio de uma sexta-feira com muito soul, com a banda que o traz no próprio nome: Ultra Soul. Então vai ser tempo de “Pra que vou recordar” ou “For the love of you”, com direito a mais metais e brihantes arranjos vocais.

Sem perder o gás, mantendo o clima de qualidade e muito talento, a agenda do Festival de Cunha, no dia 24 de janeiro, conta com a presença de quem tem a música como herança e a justifica. Filho de Maia Tim e primo de Ed Motta, Léo encontrou todos os motivos de marcar presença, resgatando o repertório de Tim Pai, sem no entanto se amparar no sucesso do Maia. Léo Maia tem sua veia artística própria e trabalha isso, com muita expertise, revivendo os hits criados por Tim Maia.

E como as coisas não podem perder o embalo bom de Verão na Montanha, o palco de sábado (25) também terá herdeiro de grande nome: Simoninha, um dos filhos de Wilson Simonal. Perto de completar 56 anos de idade, o rapaz tem em seu currículo profissional referências como produtor do Free Jazz Festival e do Hollywood Rock; diretor artístico da gravadora Trama; criou arranjos novos para um DVD pela MTV, cantando músicas de Jorge Ben Jor.

Não há dúvida nenhuma de que os turistas que estiverem em Cunha, no mesmo sábado, vão fazer um imaginário passeio pelas ruas de New Orleans. Com direito a ver, ao vivo, uma banda que tem as mais deliciosas performances na execução do “traditional” jazz: Orleans Street Jazz Band. Todos vão apreciar a indispensável “tábua de lavar”, o banjo e sua marcante sonoridade, conversando abertamente com os metais. Mais um tempo de não ficar parado mesmo, com direito a repeteco no domingo!

Aí sim! Vale mais é aplaudir e se felicitar por ter escolhido Cunha neste mês de Festival...

Já num clima de despedida do Verão na Montanha, a Folk it All vai se exibir em altíssimo estilo, com os acordes de um bem executado violão acústico e doces vocais, como em “You've got a friend” ou até um remember bem dosado de “Proud Mary” ou levando todos às praias de Creedence Clearwater Revival. Aliás, nada mal para encerrar a festa do que uma atração mostrada num dos mais importantes programas da televisão paulista: “Mais você”, comandado por Ronnie Von.

Está sem opção para este verão?

Estava. Agora já tem a receita completa: Verão na Montanha, em Cunha (SP), com muita música de altíssima qualidade e comida gostosa para saborear.

O Verão na Montanha acontece na Praça da Matriz, nos dias 17/18/19 e 24/25/26 de janeiro.

Os shows são gratuitos.

Realização: Prefeitura da Estância Turística de Cunha (SP)

Produção: Lucas Shows.

Praticamente todos os estabelecimentos participantes da praça de alimentação aceitam cartões.

Consulte os meios de hospedagem, garanta sua reserva. Nós recomendamos a Pousada Vila Rica.

Para atrativos fora do horário dos shows visite o site da Cunhatur.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb36001, Canal39)

(Divulgação)

Comentários