RELIGIOSO: Congadas, Catupés e Moçambiques agitam Aparecida no sábado de São Benedito

Grupos folclóricos visitaram o Santuário Nacional e a Basílica Velha

Vozes, cores, tambores, dança, energia pura, logo pela manhã, inundaram os ares de espaços do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição, em Aparecida – SP.
Era a chegada das incontáveis agremiações, vindas de todos os lugares, para homenagear a São Benedito, por ocasião da festa realizada na Estância Turística de Aparecida.
Alguns conjuntos procuraram a fila para visitar o nicho de Nossa Senhora, outros já seguiram para as portas de entrada do Santuário e outro tanto foi para o desejum na praça de alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro.
A chamada feita pelos organizadores não precisou de muita espera e, com os reis da festa abrindo o cortejo, os visitantes acessaram as proximidades do altar central, fazendo sua reverência à Mãe Aparecida.
Sempre dançando, cantando, louvando, tocando tambores, reco-recos (algumas regiões os chamam de querequexé), muitos agogos, cuicas, gungas, pantagomes... 
Após breve período para almoço, subida da ladeira, para a Consagração das Congadas, na Praça da Basílica Velha.
Mais uma impressionante demonstração de fé, devoção, energia e alegria.
Tudo com muito batuque e cantoria.
Neste domingo, tudo recomeça em louvor a São Benedito.
Chegada para a Missa Conga, procissão do Mastro, Cavalaria.
Aparecida se torna a Capital dos batuqueiros de São Benedito e estes homenageiam, ainda, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia.
Turismo Religioso com tradição desde os anos 20, movimentando a economia, gerando emprego e renda, com a participação de famílias completas e muitos grupos de amigos devotos do Santo Cozinheiro.

CLIQUE AQUI PARA VER ALGUMAS FOTOS

Comentários