CULTURA: Festival Ser Tão Caipira é sucesso no bairro Pedrinha de Guaratinguetá

Música, artesanato e gastronomia marcaram tempo bom no último final de semana

Coordenado pelo Coletivo Cultural da Serra e contando com o comprometimento das pessoas e instituições citadas ao final deste artigo, o 3º Festival Ser Tão Caipira movimentou moradores e visitantes do bairro Pedrinha, na Estância Turística de Guaratinguetá.

Com bem pensada grade de shows e contando com a animação de todos, o Ser Tão Caipira serviu para comprovar a importância das ações desenvolvidas nas diversas regiões da cidade, com iniciativa e planejamento nascidos dos bons interesses da sociedade civil.

Os empreendedores participantes entenderam a proposta, mesmo aqueles convidados para compor o mix de negócios vinculados ao evento.

A destacada ação de cooperação e interação, por parte de todos os atores envolvidos, possibilitou, ao projeto Ser Tão Caipira, merecer espaço na agenda de eventos anuais do município, por se tratar de notável exemplo da prática do Turismo de Base Comunitária com valorização da cultura popular.

A cultura popular é essencial ao Turismo Receptivo. Aliás, não se “desgrudam”, por serem elementos complementares já consagrados. Não há como tratar sobre Turismo e alijarmos Cultura da conversa.

É nos mais inesperados pontos da geografia de qualquer município o momento de acontecer maior integração das famílias, dos empreendedores e das instituições focadas no fomento da arte de bem receber, promovendo a geração de renda e trabalho.

Desconstruir falas de acomodados, no tocante a estes entenderem não ser preciso alavancar o trabalho importante das comunidades. Essa é premissa dos conhecedores de caminhos e, até, atalhos, para valorização das famílias, do trabalho e da cultura regional.

Segundo Tereza Barbosa, profunda conhecedora das manifestações culturais de Guaratinguetá, o intuito principal do Festival Ser Tão Caipira é, por conta de seu acontecimento, descentralizar os eventos, tirando-os do centro da cidade e realizando-os “no local onde existem por vocação”.

O 3º Festival Ser Tão Caipira cumpriu, com louvor, seus objetivos culturais, turísticos e solidifica o pilar de sustentabilidade.

Justo é citarmos, a título de aplausos, o rol de contribuições para o sucesso do 3º Festival Ser Tão Caipira:

REALIZAÇÃO: Coletivo Cultural da Serra (Alex Silva, Lane Garcia, Fúlvia Corrêa, Marcus Vinícius, Tereza Barbosa e Rosa Filippo); Secretarias de Turismo e de Cultura de Guaratinguetá.

APOIO: Secretaria de Educação (Escola Caloi); Secretaria de Mobilidade Urbana; Secretaria de Meio Ambiente; SAEG – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Guaratinguetá; Programa Vizinhança Solidária

EMPREENDEDORES LOCAIS: Estacionamento Beira Rio; Pousada Caminho da Pedrinha e Cantinho da Vó Ana Restaurante; Restaurante Cangalha Velha; Bar e Mercearia do Valentim; Mercado Empório Padaria Pedrinha; Barraca dos Pasteis; MS Lanches.

EMPREENDEDORES CONVIDADOS: Balaio da Roça; Aldebarã Galeteria, Esfiha e Pizza; Rancho Beira Rio Espetinhos; Lúcia Bebidas e Batatas; Chopp Germânia.

PATROCINADORES: Lojas Teddy; UHB; Sumirê; Serve Quente; Rainha da Sucata; Lylygreen; Kátia Adriane Barbosa.

ARTESÃOS: Deleite; Ana Laura; Sônia Regina Baesso; Maria Elisabeth Rabelo.

APRESENTAÇÕES: Tríade; Danças Folclóricas pelos alunos da Escola Caloi; Meninos da Pisadinha; Brincadeiras com o Tio Manú; David Sanfoneiro; Teatro "Vida e contos de Maria das Neves"; Pedro Galvão.

A reportagem do Canal39 contou com o apoio logístico da Pousada São João Paulo VI (Fazenda da Esperança) e MS Lanches.

GALERIA COM ALGUMAS FOTOS DO EVENTO>>>> CLIQUE AQUI

 

Comentários