GESTÃO: Cartilha inédita beneficia turistas que viajam para São Paulo

Parceria entre Secretaria do Turismo e Procon-SP vai facilitar acesso de informações e serviços a visitantes em todo o estado

(Foto: SETUR_SP - Divulgação)

As Secretarias de Turismo e de Justiça e Cidadania, por meio da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), lançaram nesta quinta-feira (12) uma cartilha inédita com orientações para quem visita São Paulo a lazer ou negócios.

O Governador João Doria esteve na sede do Procon-SP para o lançamento. "Hoje lançamos uma cartilha para o turista brasileiro ou estrangeiro. Este ano, o setor do turismo cresceu 8% no estado de São Paulo. A cartilha está bem elaborada, completa e em versão digital, permitindo correções ou acréscimos ao longo do período", declarou o Governador.

A cartilha foi dividida em oito tópicos: Transportes, incluindo locação de veículos, Hospedagem, Lazer, que inclui gastronomia e cultura, Compras, Direitos de pessoas com mais de 60 anos, Lei antifumo e Antiálcool, Dicas de Segurança e Telefones Úteis. A iniciativa é mais uma das ações que integram o programa 'São Paulo Pra Todos', lançado no início do ano pela pasta de Turismo. "A maior demanda de turistas aumentará a nossa responsabilidade em bem receber a todos", diz Vinicius Lummertz, secretário estadual de Turismo. 

Para Vinicius Lummertz, a expectativa é que, apenas por via aérea, os três principais aeroportos do Estado tenham movimento recorde de 75 milhões de passageiros em 2019 – entre moradores e visitantes. "Temos, contudo, um espectro muito mais amplo desse consumidor-turista, que chega ao nosso Estado por ônibus, ou mesmo viaja regularmente com veículo próprio, e deve ter ciência de seus direitos. Esse cuidado faz com que o nosso produto turístico ganhe em qualidade", afirma o secretário.
No turismo doméstico, São Paulo é o principal destino dentre os 26 estados, além de porta de entrada de um terço dos viajantes estrangeiros – 2,2 milhões em 2018. O setor é responsável por 10% do PIB paulista. "Há espaço para crescer mais e o Governo do Estado está fazendo sua parte. Após quase um ano de gestão, nosso diagnóstico é de que teremos muito mais resultados se fizermos políticas integradas, como esta cartilha que estamos lançando agora em parceria com o Procon", diz Lummertz.

São Paulo Pra Todos

Lançado em fevereiro deste ano, o programa 'São Paulo Pra Todos' diminuiu a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. Em contrapartida à redução do imposto, as companhias aéreas criaram 605 novas frequências semanais distribuídas por várias cidades do Estado. "Os turistas e os moradores passarão a contar com melhor infraestrutura e transporte aéreo de qualidade, o que contribuirá para o aquecimento da economia local", diz Lummertz.

Para 2020, está prevista a privatização de 21 aeroportos regionais que, com serviços aéreos em operação, se tornarão mais atrativos, potencializando o círculo de desenvolvimento.

Além disso, seguindo um modelo bem-sucedido em países como Portugal, a gestão implementou com as companhias aéreas um programa de stopover. O serviço permite que passageiros com conexão nos principais aeroportos paulistas possam ficar em São Paulo por alguns dias, sem custo adicional no valor da passagem. "Também lançamos neste ano nossa campanha publicitária, com grande destaque para as inúmeras belezas do Estado. É a cristalização de uma série de mudanças pelas quais o turismo do Estado de São Paulo passa de forma inédita", afirma o secretário. 

Para o secretário, os bons números do turismo paulista estimulam a continuidade das ações. No primeiro semestre deste ano, as atividades turísticas cresceram 7,7% no Estado segundo o IBGE. Apenas em setembro, crescimento foi de mais de 10% em comparação a agosto.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo)

 

Comentários