MEIO AMBIENTE: Cruzeiro sedia importante Audiência Pública

Evento objetiva consolidar a criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista

(Detalhe da capa da Proposta - Créditos: Arte: Thiago Mulatti Magri (Fundação Florestal) Foto: Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor (Fundação Florestal), Jennifer Neves (Fundação Florestal)

Convocada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente acontece, no dia 19 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro Capitólio “Jorge José Santiago”, importante Audiência Pública sobre a “Proposta de Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista”.

O compêndio de informações soma 329 páginas, nas quais se observa a preocupação dos especialistas ambientais em bem retratar todo o contexto da Mantiqueira Paulista, considerando a população, biomas, PIB, impactos, etc.

TURISMO

Especificamente no item 12.10 e suas subdivisões, o Turismo na Mantiqueira Paulista tem sua consideração e valorização enquanto necessidade de preservação dos atrativos naturais. O item traz, em sua introdução, o seguinte destaque “Conforme consta no Relatório do GT-Mantiqueira (SMA/GTMantiqueira, 2016), o turismo é uma atividade que tem se destacado em todo o Vale do Paraíba e uma opção com grande potencial de expansão em um modelo econômico sustentável para vários municípios da região. As paisagens da Serra da Mantiqueira e o seu rico patrimônio cultural possibilitam a exploração de diferentes segmentos nos municípios analisados, como: turismo rural, ecoturismo, turismo religioso, turismo cultural e turismo de aventura. Outras modalidades possuem ainda condições favoráveis à expansão, tais como turismo gastronômico e birdwatching”.

SEBRAE

No texto, os autores citam a importância da atuação do SEBRAE para a consolidação de circuitos turísticos, dentre eles o Circuito Turístico da Mantiqueira, incorporando 7 municípios: Piquete, Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antonio do Pinhal e São José dos Campos, por meio de seu Distrito São Francisco Xavier.

Os esforços do SEBRAE constituem, segundo o relatório da proposta em pauta, o PDTR – Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, com ações voltadas à cadeia produtiva do turismo, tais como os meios de hospedagem, os meios de alimentação, as agências de turismo receptivo, os monitores e os grupos artesanais e culturais.

SANEAMENTO

Não por acaso, mas por se somar no rol dos equipamentos importantes a serem considerados, o item 12.11 faz referência detalhada ao Saneamento Ambiental, elencando abastecimento de água, esgotamento sanitário e a contribuição da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) quanto à tratabilidade da água e a destinação dos resíduos.

A proposta considera, por outro lado, a constituição fundiária de Piquete e Cruzeiro, locais onde mais se acentua a sua aplicação.

ÍNTEGRA

O inteiro teor do documento a ser apresentado em Cruzeiro pode ser avaliado neste endereço eletrônico da FUNDAÇÃO FLORESTAL.

SERVIÇO:

Audiência Pública sobre a “Proposta para Criação do Monumento Natural Mantiqueira Paulista”

Data: 19 de dezembro de 2019

Início: 17h

Local: Teatro Capitólio “Jorge José Santiago”

Endereço: Rua Engenheiro Antonio Penido, 636, Centro, Cruzeiro-SP

 

Comentários