RELIGIÃO: Com espetáculo de projeção mapeada, Santuário Nacional inicia Natal Iluminado

Basílica ganhou iluminação e decoração especiais para período natalino

Foto: Thiago Leon

(Por Victor Hugo Barros)  A Basílica de Aparecida (SP) ficou mais iluminada desde o último sábado (30). A data marcou a inauguração do Natal Iluminado, projeto realizado em parceria com a EDP, que há 15 anos decora o Santuário Nacional durante o período natalino. Neste ano, além do tradicional presépio e de uma iluminação especial, sessões de projeções mapeadas contam a história do Nascimento de Jesus nas paredes externas do segundo maior templo católico do mundo.

A primeira apresentação aconteceu durante a cerimônia de inauguração. Na fachada Norte da Basílica, cenas bíblicas que representam a anunciação do Anjo à Virgem Maria, a visita da Mãe de Jesus à sua prima Santa Isabel e a Natividade de Cristo foram projetadas. O espetáculo utilizou a própria arte do interior da Basílica, dando vida e movimento à obra de Cláudio Pastro.

"Iluminar o Santuário Nacional, trazendo este ambiente ainda mais festivo e alegre, significa também, de certa forma, antecipar a alegria e a beleza do próprio Natal", conta o administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.

Quem não pôde participar da inauguração, ainda pode conferir a apresentação nos fins de semana que antecedem o Natal. Ao todo, outras 16 sessões estão programadas até 21 de dezembro.   A programação completa está disponível em www.a12.com/nataliluminado.

Além das projeções, foram inaugurados também o tradicional presépio e a iluminação de Natal. "Durante este período de Advento e também do Natal, o Jardim Norte estará sempre iluminado, acolhendo ao redor da Basílica, ao lado do nosso Presépio, todas as pessoas que quiserem passar bons momentos por aqui", afirma padre Luiz Cláudio.

Os atrativos natalinos podem ser visitados até o dia 05 de janeiro, quando a Igreja celebra a solenidade da Epifania do Senhor. A data marca o encerramento do ciclo do Natal na Liturgia católica, relembrando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

Serviço:

Projeções mapeadas na Fachada Norte

07 e 14 de dezembro (sábado)

Sessões às 19h, 19h30, 21h e 21h30

20 de dezembro (sexta-feira)

Sessões às 19h, 19h30, 20, 20h30 e 21h

21 de dezembro (sábado)

Sessões às 19h45, 21h e 21h30

(Imprensa Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida)

Comentários