ESPETÁCULO: Projeções natalinas vão recriar Nascimento de Jesus na fachada da Basílica de Aparecida

Apresentações fazem parte do Natal Iluminado, projeto realizado pelo Santuário em parceria com a EDP

(Por Victor Hugo Barros)

O maior templo dedicado à Virgem Maria no mundo será iluminado pelo Nascimento de Jesus. A fachada da Basílica de Aparecida (SP) será palco de projeções mapeadas que vão representar as passagens bíblicas que contam a história da natividade de Cristo. O espetáculo integra as ações do Natal Iluminado, projeto realizado pelo Santuário Nacional em parceria com a EDP durante o período do Advento, quatro semanas em que os católicos se preparam para o Natal.

O calendário de eventos natalinos começa no próximo sábado (30), com a abertura do Natal Iluminado. Uma missa em ação de graças, rezada às 18h no Altar Central, inicia as festividades natalinas do maior centro de peregrinações da América Latina. Após a celebração, acontece a inauguração da iluminação natalina do Santuário. Neste ano, projetores de 90 mil ANSI Lumens de potência vão iluminar o Jardim Norte da Basílica, onde também serão instalados um presépio e uma árvore de natal de 50 metros.

Ainda durante a noite, um espetáculo de projeções mapeadas na fachada Norte da Basílica vai contar a história do Nascimento de Jesus. "As projeções serão realizadas em três atos, tendo uma média de sete minutos como tempo total. Serão utilizados projetores e um software de mapeamento", detalha a gerente do Núcleo de Eventos do Santuário Nacional, Aline Costa.

Para recriar as cenas natalinas, serão utilizadas as obras do artista sacro Cláudio Pastro, responsável pelo acabamento da Basílica. Uma trilha sonora idealizada para as apresentações também ajuda a criar a atmosfera festiva, típica deste período.

"Luzes e efeitos especiais vão encher os olhos dos devotos durante as projeções na fachada Norte da Basílica, com várias apresentações noturnas", garante Aline.

Sessões especiais - Além da apresentação no próximo sábado, as sessões também acontecem durante os fins de semana que antecedem o Natal. Confira as datas abaixo:

07 e 14 de dezembro (sábado)

Projeção mapeada na Fachada Norte

Sessões às 19h, 19h30, 21h e 21h30

20 de dezembro (sexta-feira)

Projeção mapeada na Fachada Norte

Sessões às 19h, 19h30, 20, 20h30 e 21h

21 de dezembro (sábado)

Projeção mapeada na Fachada Norte

Sessões às 19h45, 21h e 21h30

(Imagem: Divulgação)

Comentários