MÚSICA: Festival em Cunha mantém tradição e divulga música caipira

Sétima edição do Canta Violeiro reúne bons autores e intérpretes em competição de elevado grau de qualidade

Canta Violeiro – Festival de esforços em busca da preservação de tradições cumpre seus objetivos

Uma verdadeira soma de esforços, focados – inicialmente – na superação de todas as dificuldades para viabilização e, consequentemente, no sucesso do evento. Esse é o formato do Festival Canta Violeiro de Música Caipira Inédita, idealizado pela Associação Viola Caipira Violeiros de Cunha.

Em sua sétima edição, o Canta Violeiro provou que há muito espaço e muitos talentosos compositores, autores e intérpretes no mercado da verdadeira música caipira.

Preciso se faz, sempre, a conscientização dos atores envolvidos, não só diretamente mas, principalmente, indiretamente.

Claro está, e isso nem é preciso muita referência, a necessidade de o evento imprescindir de um grupo abnegado para sua organização e realização.

Mas, acima disso e por conta disso, da organização, é que se faz urgente a maior e mais intensa participação dos demais atores, aqueles que, mesmo atuando indiretamente, obtém resultados diretos por ocasião da realização do Canta Violeiro.

Comércio e serviços da Estância Climática de Cunha se vêem, quando do tempo de acontecer cada edição do Festival, com maior movimento em todos os segmentos do trade turístico.

Daí, a importância de haver mais envolvimento destes segmentos em apoiar a causa nobre de se promover a manutenção da tradicional música caipira.

A música, por si só, une pessoas, sentimentos, constrói amizades, renova amizades.

A chamada “moda de viola”, a música caipira, é expressão máxima do sentimento do homem interiorano, o pessoal da roça e é atrativo incrivelmente apreciado por turistas.

Acreditem: os turistas saem de sua zona de conforto para apreciar o que é mais simples na vida de todos nós. Muitos deles ficam simplesmente encantados ao apreciar, atentamente, cada canção caipira que lhes é apresentada durante o tempo de Festival.

O envolvimento, na organização, do Executivo, por meio de sua Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo – o COMTUR, da Cunhatur e seus associados e o investimento inteligente de alguns empresários, o Canta Violeiro aconteceu, mais uma vez, pela sétima, com bons resultados artísticos.

Considerado o evento sazonal que melhor premia na região, o Festival Canta Violeiro distribuiu mais de R$ 5 mil em espécie, além de troféus e certificados de participação.

Um corpo de jurados respeitado, pela sua capacidade de avaliação e julgamento; excelente serviço de sonorização e iluminação; locução brilhante, sem exageros e objetiva; espaço das apresentações adequado à demanda do projeto; participação de concorrentes de reconhecido talento, o Canta Violeiro 2019 aconteceu de forma dinâmica, sem nenhuma ocorrência capaz de diminuir o brilho da realização.

A coordenadora do Canta Violeiro aparece nas fotos com: 01) Evaldo Carvalho & Jaqueline e o Vice-Prefeito Neto do Duca; 02) Paulo Sousa & Andressa e o representante da Secretaria de Turismo e Cultura, Joás Ferreira; 03) Herbert Brasil & Rômulo Viola e Dona Cidinha; 04) Joffre Capucho e Lenir Boldrin; Celso Silva e Jorge Faustino. (Fotos: Marcos Ivan, Canal39)

A coordenação de Maria Cristina Paniza foi impecável, mais uma vez, e, por meio dela, cumprimentamos toda a equipe de voluntários responsáveis pelo processamento das notas, preparação e decoração do palco, comunicações, lanche, e muito mais.

Trocando em poucas palavras: Festival Canta Violeiro de Música Caipira Inédita é evento constante no Calendário de Eventos de Cunha e se firma como forte contribuição para a divulgação da cidade enquanto atrativo Cultural e Gastronômico, considerando-se acontecer durante o Festival da Truta.

Simples assim. E que venham outras edições do Canta Violeiro.

Resumo da sétima edição do Canta Violeiro:

Total de participantes selecionados: 15

Comparecimentos: 14

Melhor Intérprete: Joffre Capucho, de Lorena, com “O Tempo” (Autoral)

Originalidade: Jorge Faustino, de Lagoinha-SP

3º Lugar - “O Candeeiro” (Sebastião Matias dos Santos) com a interpretação de Herbert Brasil e Rômulo Viola, (Tatuí, SP).

2º Lugar - “Vingança da Natureza” (Paulo Sousa), defendida pela dupla Paulo Sousa e Andressa, de Elói Mendes (MG)

1º Lugar - “Instrumento Divino” (Marcos Cândido Leal / Rubens Simões Sérgio), defendida pela dupla Evaldo Carvalho e Jaqueline, de Monte Sião (MG)

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb36001, jornalista profissional e diretor do Canal39.)

CRÉDITOS:

O 7º Festival Canta Violeiro de Música Caipira Inédita teve realização pela Associação Viola Caipira Violeiros de Cunha e Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha, por meio de sua Secretaria de Turismo e Cultura.

Apoiadores:

Cunhatur

Serrana 104,9 FM

Fernanda Oliveira Design

Escola Carlito Maia

Casa do Artesão

Violas Tropeira

Babaji Filmes

Canal39

Varanda Arte e Artesanato.

Patrocinadores:

Hotel Fazenda São Francisco

Cooperativa de Laticínios Serramar

Pousada Vila Rica

O Lavandário

Usina Araucária

Veríssima Café e Bistrô

Gastronomia Vila Rica

Canto das Cachoeiras Trilhas e Bistrô

Varanda Arte & Artesanato

Dona Donna Kids

Clima da Serra Pousada

Colina Móveis

Café Capril

Latitude Pousada

Café e Arte

Locução:

Sany Locutor

Sonorização e Iluminação:

Douglas

VEJA ALGUMAS TRANSMISSÕES AO VIVO REALIZADAS DURANTE OS DIAS DE EVENTO:

PACHECO & CHIQUINHO

GRUPO CRUZEIRENSE DE VIOLA CAIPIRA

CORAL BEM TE CANTO

VÍDEO CONTENDO AS COMPOSIÇÕES PREMIADAS

 

 

Comentários