GASTRONOMIA: Virado de frango é prato típico de Aparecida

Cidade comemora o Dia da Hospitalidade e Gastronomia.

Criada em 2013, a data tem o objetivo de promover a valorização das práticas receptivas no município, com foco nos empreendimentos de hospedagem e alimentação.

A iniciativa vai contar com palestras, oficinas e visitas técnicas aos principais pontos turísticos da cidade. As ações são promovidas pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do AGCTUR (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso), Associação Comercial de Aparecida, SinHores (Sindicato de Hotéis e Restaurante), Sebrae-SP, Pousada São Carlos e Galeria Recreio.

Além das capacitações, a iniciativa também quer resgatar a cultura em torno do virado de frango, ou virado de frango tropeiro, que foi identificado como o prato típico tradicional de Aparecida. Segundo estudo do jornalista e especialista em culinária regional João Rural, a receita criada pelos primeiro peregrinos que visitavam a Terra da Padroeira se mantem presente até os dias de hoje nas cozinhas das famílias e restaurantes da região.

Programação
Na manhã do dia 12, a partir das 9h, serão ministradas palestras sobre atendimento e hospitalidade para os comerciantes da cidade. As atividades acontecerão no auditório da Pousada São Carlos e serão ministradas por Marco Pazzini, palestrante motivacional, Sâmia Borges, consultora de negócios do Sebrae-SP e guias da AGCTUR.

À tarde, será a vez de destacar gastronomia aparecidense em uma oficina gratuita sobre cortes de frango, com o chef e youtuber gastronômico Marco Araújo, que será realizada na praça de alimentação da Galeria Recreio, a partir das 14h, para chefes e cozinheiros da cidade. A ação será patrocinada pela Tramontina, que dará brindes para os participantes.

Fechando a programação, no dia 13 (quarta-feira) será realizado o Circuito Descubra Aparecida, que promoverá dois City Tours gratuitos para estudantes e moradores da cidade. Serão dois passeios, às 8h e as 14h, com início na praça Nossa Senhora Aparecida. O roteiro vai incluir os principais pontos de visitação entre as duas Basílicas da cidade.

SERVIÇO
Programação
12/11 (Terça-feira)

Manhã – Hospitalidade

9h00 - Palestra Soltadores de Mentes – Marco Pazzini

10h30 - Palestra Qualidade no Atendimento – Sâmia Borges Sebrae-SP

11h30 - Apresentação AGCTUR
Local: Pousada São Carlos (R. Ver. Oswaldo Elache, 71 - Centro, Aparecida)

Tarde - Oficina Gastronomia

12h30 - Inauguração Espaço Descubra Aparecida na Galeria Recreio

13h00 - Almoço convidados - Prato Típico: Virado de Frango

14h00 - oficina Gastronomia - Chef Marco Araújo e convidados

17h00 - Happy Hour com Márcio Torres e Amigos

Local: Galeria Recreio (Praça Nossa Senhora Aparecida)

13/11 (Quarta-feira)

08h00 - Circuito Descubra Aparecida

14h00 - Circuito Descubra Aparecida

Inicio do tour: Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica Velha.

Confirme sua presença até o dia 11/11 (segunda-feira) às 16h.

Telefone (12) 3105-1122 ou Whatsapp (12) 99623-4954

VAGAS LIMITADAS!

(Integrapress Assessoria)

Comentários