RELIGIÃO: Redentoristas preparam romaria da colônia italiana

Este será o 2º ano da Romaria da Colônia Italiana no Santuário. O encontro está marcado para o mês de novembro, nos dias 23 e 24, com celebração eucarística às 18h, no dia 23, e às 8h, no dia 24.

O missionário redentorista Padre Antônio Agostinho Frasson, organizador da Romaria, explica que, neste ano, a motivação será a oração pelas vocações, para que os imigrantes fortaleçam em suas casas o surgimento de novas vocações religiosas e sacerdotais.

A Congregação Redentorista presente em São Paulo prepara, para os dias 23 e 24 de novembro, a segunda edição da romaria da Colônia Italiana. Na família da Província de São Paulo, são mais de 70 sobrenomes de origem italiana.

A romaria quer rememorar a história desses homens e mulheres, crianças, jovens, que deixaram suas terras para trabalhar e construir uma nova história em nossa nação. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos; é o país com o maior número no mundo. Os dados são da Fondazione Migrantes. 

A expectativa da iniciativa é reunir grande parte desses descendentes das famílias redentoristas. 

Memória - a história dos italianos com o nosso país começou no século 19, a partir de 1876. A Itália passava por uma crise econômica e momentos de revoltas e conflitos que arrasaram muitas regiões. Com o fluxo migratório que o Brasil vivenciava com o fim da escravidão, muitos italianos resolveram apostar e enfrentar uma viagem que podia durar até 40 dias, na terceira classe de um navio a vapor.

Os imigrantes chegavam ao Brasil buscando novos horizontes, uma vida melhor e a terra fértil que ouviam falar. O desembarque, depois uma viagem difícil, ainda iria enfrentar muitos desafios até que pudessem colher os primeiros frutos.

Programação - a romaria conta com missa no Santuário Nacional no dia 23 de novembro, às 18h00. No domingo, 24, o grupo tem a oportunidade de participar de outro momento celebrativo às 8h00, no Altar Central. A romaria continua com visita aos pontos turísticos de Aparecida. 

(Fonte: A12)

Comentários