APARECIDA: Bondinhos aéreos têm promoção para moradores da região

Desconto promocional acontece durante todo o ano.

 Moradores da região têm vantagens para aproveitar um bonito passeio em Aparecida (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A Bontur - Bondinhos Aéreos de Aparecida mantém desconto promocional para moradores da região em 2020. Durante todo o ano as pessoas residentes em qualquer uma das 39 cidades do Vale do Paraíba pagarão apenas R$ 20 pelo ingresso para o passeio completo (ida e volta + mirante) ou R$ 10 para o ingresso infantil e terceira idade.

Para garantir o benefício, basta o visitante apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de residência recente, no nome do requisitante. O embarque deve ser feito pela Estação Santuário, localizada no estacionamento do Santuário Nacional, ao lado da Basílica.

A promoção é válida até o dia 31 de dezembro, de segunda à domingo, (veja calendário de funcionamento no site), incluindo feriados. Informações adicionais e regulamento da promoção podem ser obtidos por meio do telefone (12) 3104-3470 ou no site dos bondinhos.

Bondinhos

A Bontur - Bondinhos Aéreos em Aparecida, no interior de São Paulo, é um dos principais atrativos turísticos do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo dedicado a Virgem Maria no Mundo. Inaugurado em 25 de junho de 2014, o empreendimento faz a ligação da Basílica com o Morro do Cruzeiro, outro importante local de peregrinação do município. No último dia 2 de março o empreendimento recebeu o selo "Turismo da Fé de Excelência Receptiva".

Ao todo são 47 bondinhos construídos com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,100 km de extensão, a uma altura de até 47 metros. Cada cabine tem capacidade para seis pessoas e possibilita aos visitantes viver uma experiência única, com conforto, segurança e uma vista privilegiada do Santuário e da cidade de Aparecida    

Estação Cruzeiro / Torre Mirante

No complexo Morro do Cruzeiro, que no topo atinge 120 metros de altura, o devoto encontra as 14 estações da Via Sacra, onde todos os anos são realizadas as celebrações católicas da Sexta-feira da Paixão, durante a Semana Santa.

No alto além de um altar para orações, os romeiros ainda podem apreciar uma vista privilegiada da Basílica e da cidade de Aparecida, por meio da Torre do Mirante, que possui 30 metros de altura e uma vitrine panorâmica de 360° de toda região.

A subida ao espaço é feita por dois elevadores, que garantem total acessibilidade aos peregrinos de todas as idades. No topo da estrutura uma cruz de 20 metros simboliza o monumento de fé e devoção para os católicos que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

História

Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 685 m de altitude, o Morro do Cruzeiro é o local onde ocorrem as celebrações da tradicional Via-Sacra na cidade de Aparecida, realizadas todos os anos durante a sexta-feira da Paixão. Uma tradição que começou em 1925, com a fixação da primeira cruz no topo. Vinte e três anos depois, o trajeto ganharia as primeiras capelinhas da Via-Sacra, inauguradas durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade.

Em 2000, todo o espaço foi revitalizado, em um projeto arquitetônico do artista plástico Cláudio Pastro e do paisagista Gustaaf Winters. A obra incluiu a arborização, jardinagem e melhoria das instalações, com o asfaltamento do trajeto e a instalação de sinalização, sistema de som e iluminação.

As estações da Via Sacra ganharam painéis ilustrados, produzidos pelo artista plástico Adélio Sarro Sobrinho, que narram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Uma cruz moldada em aço, pesando 25 toneladas e com 20 metros de altura, foi instalada no topo da Torre Mirante, em homenagens às missões evangelizadoras.

Em 2014, o Morro do Cruzeiro foi presenteado com a instalação dos bondinhos Aéreos, um teleférico com cabines fechadas, que integrou o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

(Integrapress - Assessoria de Imprensa)

Comentários