TURISMO E CULTURA: Da Vinci: O Gênio que move os turistas

Exposição já recebeu mais de 330 caravanas, grande parte vindas do interior paulista e de estados vizinhos

Desde a inauguração, "Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio" já recebeu mais de 330 caravanas (grupos organizados) de várias cidades paulistas e até dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e São José do Rio Preto então entre as mais frequentes. Inicialmente prevista para terminar em 1º de março, o sucesso fez com que a mais completa e detalhada exposição sobre o pintor de Mona Lisa fosse prorrogada até 31 de maio.

"O sucesso é proporcional à qualidade que foi empregada na concepção da exposição", diz o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. "São Paulo ganhou uma atração turístico-cultural só comparável a poucos exemplos no mundo, como o Atelier des Lumières, de Paris, ou o Mori Art Museum, de Tóquio, e o número de caravanas vindas de todas as regiões do Estado dos nossos vizinhos comprova isso".

A mostra é dividida em 18 áreas temáticas, apresenta estudos, réplicas e máquinas desenhadas pelo artista italiano, além do espaço "Segredos da Mona Lisa" com uma análise da pintura considerada a mais famosa do mundo. O conteúdo multimídia amplia a dimensão e o impacto das criações de Da Vinci, tornando a experiência mais interativa e divertida.

"O turismo no Estado de São Paulo ganhou duas vezes: com a inauguração do espaço MIS Experience, que já tem exposições programadas para o segundo semestre, e com a possibilidade da imersão na obra de Da Vinci, criada por especialistas de vários países e inédita com essa concepção", afirma Lummertz.

Para incentivar as visitas, o valor dos ingressos foi dividido em combos (descontos para famílias, por exemplo) e às terças-feiras a entrada é gratuita. Há também outras comodidades, como traslado gratuito a partir da estação Barra Funda do Metrô e trem, aplicativo com áudio guia em português e inglês, acessibilidade para cadeirantes, cadernos informativos em braile, visita guiada por intérprete em Libras (agendadas com antecedência) e atendimento especial para grupos de estudantes (também mediante agendamento).

(Assesoria de Imprensa / SETUR-SP)

Comentários