CARNAVAL 2020: Bloco da Carroça mantém tradição de 11 anos em Guaratinguetá

Passeio por ruas do Centro Histórico reúne foliões de todas as idades ao som da Furiosa

Desde o começo de sua criação, por Tereza Barbosa e um grupo de carnavalescos entusiastas, o Bloco da Carroça tem, por objetivo inicial, promover a folia organizada de um passeio por algumas ruas do Centro Histórico da Estância Turística de Guaratinguetá.

Em 2020 não foi diferente: os foliões, em sua maioria com o abadá do ano e outros com resgate de indumentária de anos anteriores, se reuniram no Largo do Teatro, onde teve início o “esquenta” para o desfile.

Animado pela excelente Banda Furiosa, instalada no alto de um verdadeiro trio elétrico, o público se apresentou para a chamada geral de brincar o carnaval.

Porque as ruas são o espaço infinito para se desfilar alegria, o povo não se acotovelou, apesar de formar colorida massa humana.

As crianças também participaram. Muitas delas na carrocinha, dispositivo tracionado por um automóvel e comportando os pequenos foliões.

Artistas populares, como palhaços e pernas de pau, dançavam e brincavam, o tempo todo, fazendo clima de mais alegria.

Quando Tereza Barbosa assumiu o comando, dando início ao desfile, a imagem vista de sobre o trio elétrico (nós até o apelidamos de “carroção”) era um colorido rio de muita gente alegre e descontraída, cantando as conhecidas marchinhas de todos os carnavais: “Se a canoa não virar”, “Atrás da banda”; “O teu cabelo não nega”, “Cabeleira do Zezé”, “Aurora”, além dos temas do próprio Bloco.

Aliás, o Carroça conquistou, no Festival de Marchinhas de Guaratinguetá, em 2020, o troféu de Melhor Torcida, vibrando com a composição de Flávio Augusto “Vou pro Bloco da Carroça”, cujo refrão é o seguinte: “Quem foi pra roça, perdeu a carroça / quem foi pro litoral, perdeu o carnaval”, numa feliz afirmação de ser, o Bloco da Carroça, a pedida boa para se curtir o carnaval, conforme garante a marchinha: “No Bloco da Carroça todo mundo vai, vai bebê, vai a vovó, vai a mamãe e o papai”.

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

 

Clique ABAIXO, para ver fotos do desfile

GALERIA 01          GALERIA 02          GALERIA 03

 

Clicando aqui, você assiste a um vídeo do Bloco da Carroça.

 

Comentários