GASTRONOMIA: Guaratinguetá ganha loja especializada em pães italianos

Avenida Ministro Urbano Monteiro agora tem mais sabor italiano

Dani Branca e a esposa Sarah, proprietários da Paestum, em Guaratinguetá - Foto: Marcos Ivan, Canal39

A Forneria Paestum - Pesto, é a pronúncia - já é tradição na Terra das Garças, Guaratinguetá.

A Estância Turística acaba de ser contemplada com um verdadeiro ponto de encontro para os apreciadores da panetteria, arte italiana de traduzir sabores em forma de incríveis pães.

Inaugurada na manhã deste sábado, La Bottega del Pane é a lojinha de pães criada pelo chef Daniele Branca, o Dani, dono de uma visão especializada em descobrir os chamados “nichos de mercado”, passando a atender à demanda estabelecida pela própria colonia italiana e, ainda, pelos que não dispensam consumir bons produtos.

Acima, parte dos pães produzidos pela Bottega del Pane. (fotos:Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

O hall de entrada da Forneria é o espaço da Bottega del Pane e, solícito, Dani atende pessoalmente aos clientes, discorrendo sobre as qualidades, particularidades de cada produto e a melhor maneira de os consumir ou conservar.

Fogaccias, ciabattas, pães redondos, com recheio de calabresa, pão de cacau com laranja (ideal para acompanhar toda gama de frios, principalmente queijos), farinha de rosca (com direito à pronúncia do “erre” como em meio a duas vogais) produzida a partir de pães italianos, são alguns dos produtos disponibilizados, a preços bastante comportados.

Assados em fornos à lenha, os pães ganham espaço na preferência do público e se tornam, desde agora, mais um atrativo gastronômico da incrível Forneria Paestum. 

La Bottega del Pane atende ao público a partir das 17h, de segunda-feira a sábado, com folga aos domingos.

Aceita cartões e, sempre, há a possibilidade de o chef abrir alguns produtos para desgustação.

Pesto?

Dani Branca se sente bem à vontade para falar dos pães, pizzas e massas, haja vista ter vivido na Itália, especificamente em Paestum, localidade fundada por gregos, em fins do século VII a.C, teve perto de três séculos de muito brilho, vindo a declinar posteriormente.

A mão humana provocou fortes interferências na geografia da região, causando o desaparecimento da cidade, a qual “voltou à tona” já no século XVIII da era cristã, quando obras de uma rodovia descobriram magnífico sítio arqueológico, hoje preservado como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, consolidado em atrativo turístico.

A vivência familiar e os conhecimentos adquiridos no trabalho com massas, molhos, tempêros, etc, qualificam o chef com o talento indispensável para os dedicados à culinária italiana.

1) Fachada da Paestum; 2 e 3) da esquerda para a direita, em tempo de comemoração: Fabíola Ferretti (Coordenadora do Circolo Italiana in Guaratinguetá); professora Sílvia Albarello; Dani Branca; professor Jefferson Gonçalves e Edna Masichberger (diretora do Canal39), 4) Regina Marguerita, pizza em tamanho individual, muito bem servida; aperol, um dos drinques muito pedidos na Forneria e recomendado pela Silvinha Albarello. (Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39) 

Cardápio

Para os também apreciadores de pizzas e massas, com o carimbo do talento italianíssimo dos profissionais da casa, a Forneria Paestum abre diversificado menu, extensa carta de vinhos e bebidas, além das indispensáveis e tentadoras sobremesas.

Dani comenta, com propriedade, sobre cada espécie de pão e suas formas de utilizar ou conservar (foto: Marcos Ivan, Canal39)

Carnaval na Paestum

Dani Branca e Sarah, sua esposa, anunciam a presença de um grupo de banjos e outro de samba, para alguns dos dias de carnaval em Guaratinguetá, contemplando aos foliões de bom gosto que o premiarem com a sua preferência.

Uma equipe especializada em ouvir, para melhor atender.

Serviço

O que?

- La Bottega del Pane

Onde:

- Anexo à Forneria Paestum

Endereço?

Avenida Ministro Urbano Monteiro, 531

(A uma quadra da Avenida do Carnaval)

Horário: a partir das 17h, até o último cliente

Dica: compartilhe em seu grupo. Fica melhor ainda, pois há espaço de sobra e isso reforça as amizades sinceras.

CLIQUE AQUI PARA VER ALGUMAS FOTOS DA PAESTUM

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

Comentários