GESTÃO: Governo de SP prepara lei que estabelece distritos turísticos

Texto será enviado à Assembleia Legislativa nos próximos dias; Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo devem ser as primeiras cidades beneficiadas

O Governador João Doria e o Secretário de Turismo Vinicius Lummertz assinaram nesta quarta-feira (6), em Itupeva, autorização para uma nova lei que estabelece distritos turísticos no estado de São Paulo.
O texto será enviado nos próximos dias à Assembleia Legislativa e, se aprovado, permitirá a criação do distrito da região da Serra Azul, que reúne os municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo.
"O Governo de São Paulo leva a sério a atividade do turismo. Em 2019, aumentamos em 7% o movimento turístico no estado. Tínhamos somente quatro aeroportos regionais com voos regulares. Hoje são 16, com 706 novos voos semanais. Isso é fruto do programa São Paulo Pra Todos, o maior exemplo de desenvolvimento turístico do Brasil neste momento", declarou o Governador.

A região de Itupeva recebe aproximadamente 10 milhões de visitantes por ano. As principais atrações são os parques Hopi Hari, Wet n' Wild e os shoppings Outlet Premium e Serra Azul. A expectativa é que esse movimento dobre quando a região virar um distrito.
"A região de Itupeva já é um distrito de fato, mas ainda não tem uma organização nesse sentido. É preciso ordenar para permitir que os empreendimentos venham. Teremos aqui um polo mundial de turismo na prática", disse o Secretário Lummertz. "Temos outras regiões de grande potencial, como o Vale do Ribeira, por sua vocação para o ecoturismo", acrescentou.
Os distritos serão áreas delimitadas de acordo com o potencial turístico de cada região. A avaliação do Governo do Estado levará em conta atributos naturais, relevância histórica, e presença de complexos de lazer, parques temáticos e orla marítima.

Assessoria de Imprensa SETUR-SP

Fotos: Divulgação

Comentários