SEGURANÇA: Comtur de Aparecida estuda ações em benefício da população e turistas

Atividade Delegada e Vizinhança Solidária são programas viáveis

Por ocasião da posse da nova diretoria do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo da Estância Turístico Religiosa de Aparecida, houve uma tratativa para se promover ações de melhor estruturação quanto à segurança dos moradores e romeiros, haja vista o grande fluxo destes durante todo o ano.

Dina Moraes, prefeita da Estância, considera importante essa discussão, inclusive com a possibilidade de, em se promovendo a conscientização dos hoteleiros e lojistas, de um modo geral, vir a ser assinado convênio com o Governo do Estado para a instalação do programa Atividade Delegada.

A Atividade Delegada é a contratação, autorizada e instruída pelo referido convênio, de policiais militares em seu período de folga para prestação de serviços de segurança preventiva em pontos específicos da cidade.

Outra ação ideal, complementar à Atividade Delegada, é a instalação do programa Vizinhança Solidária, por meio do qual os próprios estabelecimentos se ajudam com troca de informações e alertas.

Fábio Cardoso (foto), da empresa Lotus e um dos gestores da Galeria Recreio, manifestou sua preocupação quanto ao estabelecimento de procedimentos urgentes em termos de melhorar a segurança.

Especificamente, Cardoso alinhou fato recente, quando recebia a visita de nove secretários de Turismo, de alguns municípios, à Galeria Recreio. Percebendo a insistente ação dos chamados “malhadores de fitinhas”, ambulantes comumente em atuação nas imediações da Basílica Velha, orientou aos visitantes para não darem atenção a esse tipo de abordagem insistente.

Por conta dessa fala, o empresário foi alvo de enfrentamento por parte de um dos ambulantes.

A consideração de Fábio Cardoso é quanto ao constrangimento causado, normalmente, aos turistas – de um modo geral – haja vista a quase imposição à compra por parte dos “malhadores”, gerando medo e insegurança ao público e formatando, no conceito dos visitantes, uma imagem negativa a respeito da cidade.

A preocupção existe, comprovadamente. Para a prefeita Dina Moraes, segundo sua percepção, os turistas não enxergam os problemas, haja vista programarem suas visitas a Aparecida “pela fé” e, de contato direto com romeiros, é possível ouvir, da maioria, que “tudo está muito bom”. “Os romeiros não olham a cidade com o mesmo olhar que nós”, disse a gestora municipal, ilustrando sua fala quanto às providências para melhorias, de um modo geral, inclusive a segurança pública.

Para mais rápida evolução das ações, a prefeita ainda destaca o maior comprometimento dos hoteleiros e varejistas, de um modo geral, saindo da sua zona de conforto e participando em defesa dos interesses comuns.

 

 

Texto: Marcos Ivan, Canal39

Foto: Edna Maichberger, Canal39

 

 

 

 

Comentários