TURISMO: Prefeita de Aparecida dá posse à nova diretoria do COMTUR

Chefe do Executivo destaca a importância da parceria com esse Conselho

Em solenidade realizada no gabinete da Prefeita Dina Moraes, da Estância Turístico Religiosa de Aparecida, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, contando com a presença de representantes da sociedade civil e da admnistração pública, aconteceu a posse dos novos presidente e vice-presidente do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, bem como de sua secretária.

Reginaldo Leite, agora ex-presidente e representante da Associação Comercial, destacou ações realizadas e bem conduzidas para terem continuidade em benefício do Turismo local. Citou o necessário cumprimento da Lei que rege o COMTUR e comentou, enfático, sobre a obrigatoriedade do presidente seguir o que consta a respeito das ausências de conselheiros às reuniões. O conselheiro ausente a 3 reuniões seguidas ou seis alternadas, deverá ter seu desligamento comunicado por ofício da diretoria e a representatividade pode ser pleiteada por outro segmento ou instituição, desde que haja aprovação do Conselho, o qual passou a ser, além de consultivo, também deliberativo.

Em sua fala, Leite demonstrou o valor do COMTUR enquanto parceiro da gestão municipal, comparando-o a uma Câmara Municipal, em termos de responsabilidade: “Se não passar pelo COMTUR, se não for aceito, não passa”, referindo-se a projetos para o trade e, mais uma vez frisou o protagonismo do Conselho ao dizer que “...a cidade precisa de nós e isso aqui (referindo-se à condição de conselheiro) não é um cargo, é um encargo. O COMTUR precisa estar, o tempo todo, municiando a Prefeitura de documentos, pesquisas e, para isso, a pessoa precisa ter um tempo disponível, gostar da cidade e ter uma visão turística mais ampla do que está acontecendo na cidade, porque as pessoas que nos visitam estão merecendo muito mais do que estamos dando”. Com essa fala, Reginaldo focou na necessidade de um melhor receptivo turístico e maior entrega de atrativos.

Corroborando a fala do conselheiro Reginaldo Leite, a prefeita Dina Moraes disse ser, a Prefeitura, realmente dependente da parceria com o COMTUR para todos os projetos e ideias.

A gente sabe da força desse Conselho”, disse a prefeita, a qual continuou dizendo que há um grande esforço em se obter, nas esferas estadual e federal, mais recursos para o Turismo.

Além de ser uma grande necessidade, é uma estância que merece um olhar por parte dos órgãos responsáveis. […] Nós pretendemos realizar grandes melhorias aqui, na parte de pavimentação, embelezar um pouco a cidade”, disse a Chefe do Executivo, citando também seu exercício de pesquisa pessoal junto aos romeiros que frequentam a feirinha, buscando saber o que eles preferem na cidade, confirmando a vocação inicial de Turismo Religioso.

Considerando haver um forte individualismo nos segmentos de hospedagem e comércio varejista, por parte dos empresários, fato que provoca certa alienação destes para com a importância de uma ação mais conjunta, mais focada efetivamente na indústira do Turismo e suas várias facetas.

Exaltando a participação e a indispensável atuação dos conselheiros, Dina Moraes fez ver que cargos não diferenciam ninguém e, no caso específico do COMTUR, todos têm o mesmo valor.

Luiz Marcelo Marcondes Pinto, novo presidente (representante da Câmara de Vereadores), disponibilizou-se a dedicar seu trabalho e seus conhecimentos em benefício do fomento e promoção do turismo; sentiu-se à vontade para destacar a total confiança no grupo de conselheiros, inclusive quanto ao seu vice-presidente, Reinaldo Alves Cabral, representante da imprensa local. Agradeceu a confiança de todos e manifestou-se disposto ao trabalho focado no Turismo. “Nós comungamos do mesmo interesse e estamos aqui para construir, dar continuidade, ouvir a todos, principalmente pelo princípio da equidade e da democracia”, disse o novo presidente do COMTUR.

Márcia Filipo, secretária de Turismo da Estância, salientou a parceria de Reginaldo Leite, durante sua permanência no Conselho, seu valor e sua dedicação na busca de bons resultados, haja vista a cidade receber mais de 12 milhões de visitantes por ano e ser, sua Pasta, uma Secretaria sem dinheiro, atribuindo grande parte dessas dificuldades à baixa arrecadação, enfatizando que, mesmo sem pagar impostos, muita gente se beneficia do Turismo em Aparecida. Declarou sua satisfação pelos novos gestores do COMTUR e confiança no continuidade do bom fluxo de tratativas. Parafraseando o Papa Francisco, Márcia Filipo encerrou sua fala com a seguinte frase: “Quer que alguém te ajude em seu serviço? Pegue uma pessoa bem ocupada".

Estiveram presentes, além dos já citados, representantes da Arquidiocese de Aparecida, Coopertativa de Táxis Rainha, Conseg, Galeria Recreio, empresa Lotus e SINHORES.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO EVENTO, CLICANDO AQUI.

O Canal39 transmitiu, pela rede social, trechos desse acontecimento. Clique abaixo e veja:

1ª parte                                2ª parte

A reportagem do Canal39 agradece o convite formulado para cobertura do evento.

Texto: Marcos Ivan, fotos: Edna Maischberger, Canal39.

Comentários