DICA: uma vitrine no meio das pedras

Instituto do Rio de Janeiro abre espaço para novos artistas da MPB divulgarem seu trabalho

Ao longo de nossa caminhada pelos espaços de turismo e cultura, já há bom tempo, nos é perceptível visualizar a imensa usina de produção musical existente, principalmente nos recantos mais distantes dos grandes centros, das grandes capitais.

Naturalmente, em se tratando de grandes centros, a propagação do conhecimento a respeito de autores, compositores e intérpretes novos, e de muito boa qualidade, é mais fácil, mais imediata e – guardando-se os devido cuidados, a maioria desses artistas consegue um espaço melhor para mostar e, principalmente, vender seu trabalho musical.

Pelos lados do interior, infelizmente, ainda existe forte resistência dos contratantes, os quais preferem, na maioria das vezes, investir em “etiquetas”, “imagens”, “depoimentos de amigos”, contratando – não muito raro – verdadeiros desastres artísticos para eventos os quais, com mais cuidado e assessoria, poderia acontecer muito melhor, com excelentes resultados.

Acabamos de receber do IMMuB – Instituto Memória Musical Brasileira, que se apresenta como sendo “uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual”, uma informação de grande valia para o pessoal que tenta um caminho alternativo entre as inúmeras pedras inseridas em sua caminhada artística.

Trata-se do espaço disponibilizado, pelo IMMuB, aos interessados em divulgar seu trabalho em um leque mais abrangente de público.

Para os artistas regionais, alguns contratantes já abrem espaços nobres, como é o caso mais recente da Galeria Recreio, em Aparecida, que promove, de quinta-feira a sábado, sua Happy Hour na Praça de Alimentação, com atrações regionais.

Para acesso ao IMMuB e indicar sua atração de MPB, basta clicar aqui.

Caso seja avaliado positivo, um caminho de novas águas pode fluir na carreira musical de muita gente.

Fica a dica do Canal39.

 

 

 

 

 

Comentários