FERROVIAS: Turismo sobre trilhos no Vale do Paraíba

Alguns detalhes sobre o Expresso Mantiqueira Cruzeiro e a EFCJ

A reportagem do Canal39/Revista39 Digital obteve, por meio da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, algumas informações sobre o tema turismo ferroviário no Vale do Paraíba, abordado durante a primeira reunião de 2024 do Conturesp – Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo.

Durante a reunião, Roberto de Lucena, titular da pasta estadual de Turismo e Viagens disse de sua satisfação em poder acentuar a importância do modal ferroviário como ferramenta de atendimento ao turista e desenvolvimento das localidades envolvidas.

Para a nossa reportagem o consultor da InvestSP / Setur-SP, Luís Sobrinho, informou sobre as ações desenvolvidas até o momento no tocante ao projeto denominado Expresso Mantiqueira Cruzeiro, cujo objetivo é pôr em funcionamento, até o terceiro trimestre deste ano, um bom trecho dos 25km de trilhos existentes entre a estação de Cruzeiro até o conhecido “Túnel da Revolução de 32”.

“Já foram recuperados quatro quilômetros do trecho desde Cruzeiro com direção ao túnel. Serão recuperados, agora, mais dois quilômetros e, até o terceiro trimestre, devemos atingir oito quilômetros, quando será ativado o Expresso da Mantiqueira, com ponto de partida em Cruzeiro”, disse Sobrinho.

Será um trecho, aproximadamente, até Lavrinhas, considerando-se a distância em linha reta entre as duas cidades.

Perguntado sobre a Estrada de Ferro Campos do Jordão, Luís Sobrinho referiu informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos, à qual está vinculada a “Estradinha”.

A empresa responsável por compor a modelagem do processo de concessão da EFCJ é a Parceria Investimentos e, segundo a STM, um contrato autoriza a FIPE – Fundação de Pesquisas Econômicas, em parceria com a Companhia Paulista de Parcerias, o desenvolvimento das ações necessárias.

Os estudos continuam em evidência e, segundo a informação obtida junto à Secretaria de Transportes Metropolitanos, ainda não existe um prazo definido para anúncio do processo licitatório.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, jornalista ME91.207/SP, especializado em Turismo, filiado à ABRAJET)

Comentários