MÚSICA: Concerto do bicentenário da primeira Constituinte acontece em Brasília

Orquesta Sinfônica da Força Aérea Brasileira se apresenta na Câmara dos Deputados, em Brasília

A Primeira Assembleia Constituinte do Brasil completa 200 anos. Para celebrar a efeméride, a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, sob a regência do maestro Tenente Paulo Rezende, apresentará, no dia 7 de novembro, às 19 horas, um concerto especial, no Salão Negro da Câmara dos Deputados em Brasília.  

O Concerto abre o Seminário “200 Anos da Assembleia Constituinte” que acontecerá entre 7 e 9 de novembro na Câmara dos Deputados.

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, por seu trabalho musical, recebeu a “Ordem do Rio Branco” do Ministério das Relações Exteriores do Brasil”, a maior condecoração honorífica brasileira.  Teve destacada performance musical na cerimônia de chegada do coração de D. Pedro I ao Brasil no Itamaraty, em setembro do ano passado.

O Concerto terá a apresentação e a curadoria musical a cargo de Malcolm Forest e apresentará duas de suas composições sinfônicas.

A entrada é gratuita, franqueada ao público, bastando identificação pessoal.

Haverá transmissão ao vivo, pela TV Câmarados Deputados, no link do concerto

O Salão Negro da Câmara dos Deputados, com sua atmosfera constitucionalista histórica, será o cenário desta ocasião memorável.

Os convidados terão a oportunidade de desfrutar do repertório, que contemplará composições originais de D. Pedro I, incluindo a estreia em primeira audição em Brasília do “Hino da Carta Constitucional” de 1820; da “Abertura em Ré” do Padre José Maurício Nunes Garcia, considerado um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, em nível de paridade musical com Haydn. O programa inclui ainda “Libertas Brasil” (Malcolm Forest) - Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil” de D. Pedro I, obra musical que teve sua estreia em junho 2022, também em Brasília, havendo até a data, mais de 20 outras apresentações com várias orquestras sinfônicas.

Será uma noite de emoção e cultura, resgatando a rica trajetória constitucionalista do Brasil. Uma noite de música, história e reflexão.

O convite é feito a todos os brasileiros para celebrar o momento histórico.

Dia 7 de novembro de 2023, às 19 horas.

Salão Negro da Câmara dos Deputados.

Palácio do Congresso Nacional,

Praça dos Três Poderes, Brasília - DF.

Entrada Franca

Na foto: 

 Maestro Tenente Paulo Rezende e Malcolm Forest. Concerto no Itamaraty por ocasião da chegada do Coração de D. Pedro. (Ano: 2022)

(Acervo Malcolm Forest)

Mais informações:

sucessomdk@gmail.com

Comentários