SEMINÁRIO: Antigo Caminho do Ouro Paulista motiva Economia Criativa

Fonte: Luiz Claudio Daniel (12) 99213-9783

O município de Cunha/SP recebe no próximo dia 27 de outubro, sexta-feira, o "Seminário Economia Criativa no Antigo Caminho do Ouro Paulista". O evento será realizado a partir das 9h da manhã, na Câmara Municipal. A atividade tem como objetivo identificar e mapear os potenciais de geração de emprego e renda no contexto do desenvolvimento sustentável, junto às comunidades existentes ao longo do primeiro trajeto utilizado para escoamento do ouro e pedras preciosas no período seiscentista, entre Taubaté/SP e o porto de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro.

O encontro é aberto ao público e tem previsão de reunir - além dos moradores do caminho- empreendedores; pesquisadores; professores; estudiosos; autoridades públicas; representantes de instituições ligadas ao turismo, cultura, geração de renda e meio ambiente, para debaterem sobre os potenciais econômicos e socioculturais do Antigo Caminho do Ouro Paulista ou "Caminho Esquecido". O seminário é organizado pelo Kilometrarte e Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, com coprodução da Caipira Filmes, Escola de Mídia Comunitária, Sertões de Taubaté, NIX Diversidade e Economia Social, Alfa Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Cunha, tem fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital 44/2022 Viva o Vale.

Com o diagnóstico, empreendedores localizados ao longo do trajeto -compreendido pelas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Lagoinha e Cunha- serão capacitados para valorizar seus produtos e serviços, a fim de fomentar os diferentes segmentos da economia criativa da região. Também serão incentivados à formação de redes e desenvolvimento de projetos locais. "Estamos iniciando esta ação no "Caminho Esquecido" para despertar o olhar para as oportunidades de empreendedorismo que podem ser criadas ou fortalecidas a partir da realidade das comunidades locais", explica Luiz Claudio Daniel, coordenador-geral do projeto. Entre as temáticas a serem apresentadas no seminário estão a "História e economia do caminho"; "Mapeamento do trecho"; "Importância histórico cultural do caminho"; "Projeto para um desenvolvimento sustentável" e; "Economia Criativa".

"Seminário Economia Criativa no Antigo Caminho do Ouro Paulista"

Serviço

Data: 27 de outubro de 2023, das 09 às 13h

Local: Câmara Municipal de Cunha

Endereço: Rua Dom Lino, 73 – Centro, Cunha/SP

Ficha técnica

Proponente:  Luiz Claudio Daniel

Fomento: Edital 44/2022 Viva o Vale, do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Realização: Kilometrarte e Rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade

Coprodução: Caipira Filmes, Escola de Mídia Comunitária, Sertões de Taubaté, NIX Diversidade e Economia Social, Alfa Produções

Apoio: Prefeitura Municipal de Cunha

Programação completa: TVCIDADETAUBATÉ 

Assessoria de Comunicação: André Ferreira (12) 98259-5684

APOIO:

Comentários