CARNAVAL: Guaratinguetá publica selecionadas do Festival de Marchinhas

Certame de 2020 promete concorrentes de peso acostumados com os primeiros lugares

A Secretaria de Cultura da Estância Turística de Guaratinguetá acaba de publicar a relação dos selecionados para o "3º Festival de Marchinhas 2020”.

Com excelente premiação e uma invejável banda de apoio, os concorrentes terão, entre si, verdadeiras competições de criatividade, musicalidade, alegria e interação com o público. Sem contarmos os previstos figurinos, que também proporcionam troféu ao escolhido pelos jurados.

Das 46 obras inscritas, representando diversas cidades, os responsáveis pela seleção, Waldney Seraphim Lacaz, Cassiano Manieri Santos e Paulo Ramos Silva, experientes nessa área musical, destacaram-se e foram selecionadas 16 marchinhas.

Parece-nos que Pindamonhangaba é maioria dentre as selecionadas. Querem ver? 

Desse time todo selecionado, Walter Leme (Pindamonhangaba) é um dos mais tradicionais participantes de Festivais de Marchinhas. Idealizou, nos anos 70 e resgatou, 30 anos depois, o certame de sua terra natal, é acostumado a erguer troféus em Ubatuba, Quiririm, Pindamonhangaba e já marcou presença em Guaratinguetá com a história musical do "Cata Fran".

Outro de Pindamonhangaba que promete dar trabalho é Wagner Leandro Ribeiro (Muzak) campeão de 2019 em Guaratinguetá com "Essa Fada é Safada". Ficou no pódio, também, em outros municípios.

Guilherme Ribeiro é mais um de Pindamonhanagaba que fez completa imersão nas águas das marchinhas carnavalescas e já conquistou boas premiações em diversos festivais regionais. Parece que o DNA musical está na família, mesmo, haja vista ser primo de Wagner Muzak.

João Antonio Romão Neto, músico, herdeiro musical em linha direta do maestro João Antônio Romão, passeia na praia do carnaval de marchinhas e traz seu trabalho para "brigar" com os demais competidores.

Outro concorrente que tem boas referências, e chega com currículo de ser parceiro de Wagner Muzak em algumas conquistas (inclusive com a fada de 2019),  é Luis Fernando da Silva. Assism como Wagner, classificou duas das 16 concorrentes.

Não desconsideramos os demais participantes, apenas não temos referências que nos autorizem comentar. Entretanto, se estão no grupo dos 16, podem esperar um bom combate. No final, com toda certeza, a festa se completa com uma espetacular confraternização geral entre os onze concorrentes, autores selecionados em 2020

Desses concorrentes "não de Pindamonhangaba" Patrícia Guimarães também vai ser "uma pedra" no sapato de muita gente e vai enfrentar, em grande estilo, seus contendores. Tem histórico de muito sucesso.

Estaremos lá para documentar, com toda a certeza.

Sem acessarmos o conteúdo de cada título selecionado, é possível destacarmos alguma coisa de conotação política, algum tipo de saudade gostosa, a presença da China no Brasil (e vice-versa), a força do Bloco da Carroça, um tanto bom de mistério com alegria (Marcha do Lobisomem, Donizete Carvalho Rodrigues, de Cachoeira Paulista), dentre outras temáticas, no mínimo, interessantes e alegres.

Veja, a seguir, as selecionadas para os ensaios e as eliminatórias:

1º ENSAIO - Dia 14 de janeiro a partir das 19h, no Auditório Museu Frei Galvão, localizado na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48- Secretaria da Cultura- centro.

01- Alegria Caipira – Gerson Antonio Amaro Pinto
02 – Ciranda do Próximo – Delmo Biuford de Souza
03 – SOS Brasil – Walter Leme
04 – Carnaval no Céu – Gerson Antonio Amaro Pinto
05 – Eu sou Napoleão – Patricia Guimarães Santos
06 – Menina da Janela - Patricia Guimarães Santos
07 – Nossa vaca foi para a China – Flávio Augusto Vieira Gonçalves
08 – Vou pro Bloco da Carroça - Flávio Augusto Vieira Gonçalves

2º ENSAIO - Dia 15 de janeiro a partir das 19h no Auditório Museu Frei Galvão, localizado na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48- Secretaria da Cultura- centro.

01 – Carnaval no Japão – Luis Fernando da Silva
02 – Carnaval do Lobisomem – Donisete de Carvalho Rodrigues
03 – Minha mulher é lava jato – Luis Fernando da Silva
04 – Vem que a festa é sua – João Antônio Romão Neto
05 – Sacada Genial
– Wagner Leandro Ribeiro
06 - Faxineira – José Benedito Macedo Sobrinho
07 -O fogo da paixão de Carnaval – Wagner Leandro Ribeiro
08 – Papai me dá vintão aí – João Vitor Caldas de Lima

Os ensaios obedecerão à ordem acima, que também servirá para as eliminatórias.

Após a segunda eliminatória, serão divulgados os classificados para a Finalíssima e haverá 

O evento acontecerá na Praça Conselheiro Rodrigues Alves- Centro.
Dia 17 de janeiro - 18h às 22h Primeira eliminatória
Dia 18 de janeiro - 18h às 22h> Segunda eliminatória
Dia 19 de janeiro - 18h às 21h > Final

PREMIAÇÃO:
1° lugar > valor 80 (oitenta) - UFESP- Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.
2° lugar > valor 60 (sessenta) – UFESP- Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.
3° lugar > valor 40 (quarenta) – UFESP – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.
- Melhor Intérprete;
- Melhor Torcida;
- Melhor Figurino

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho, MTb36001, com informações da Secretaria de Cultura de Guaratinguetá)

 

 

Comentários