QUALIFICAÇÃO: Curso de Atendimento ao Turista supera os 15 mil inscritos

Objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade do serviço prestado aos visitantes e a gestão do turismo no país

Qualificação ofertada pelo MTur é uma oportunidade para que profissionais de turismo tenham melhores chances no mercado de trabalho. Crédito: Dênio Simões/MTur

(Por Vanessa Castro )O curso de atendimento ao turista Brasil Braços Abertos, oferecido pelo Ministério do Turismo, atingiu a marca de 15.875 inscritos. Os alunos têm até o dia 30 de março para concluir as aulas que dão direito a certificado válido como curso de extensão. O BBA é uma plataforma online, totalmente gratuita, aberta a pessoas com mais de 15 anos e se destina a profissionais que já atuam ou pretendem operar no setor.

A manauense Ivânia Fernandes é técnica em guia de turismo e acaba de terminar o curso Brasil Braços Abertos. Todos os dias, ela atende turistas brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer as belezas amazônicas encontradas na cidade de Manaus. “O curso me ajudou muito a reciclar as informações de como oferecer um bom atendimento aos visitantes. A região norte recebe muitos turistas e precisamos sempre estudar e nos atualizar. Se os turistas são bem recebidos, com certeza eles voltam e fazem propaganda para os amigos e familiares”, comentou.

A região Sudeste se destacou em número de inscritos (49,8%), seguida do Nordeste (20%), do Sul (17,1%), do Centro-Oeste (6,5%) e do Norte (5,2%). O maior número de alunos é de São Paulo (3.650). Na sequência, Rio de Janeiro (2.325), Minas Gerais (1.525), Santa Catarina (1.094) e Rio Grande do Sul (979). Residentes em outros países somam 115 inscritos, com destaque para Argentina (48), Venezuela (11), Portugal (6), Chile (6) e Uruguai (5).

A coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal, afirma que o curso busca atender às necessidades dos interessados e de qualificação do mercado. “O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, salienta.

AVALIAÇÃO - De acordo com uma pesquisa promovida pelo Ministério do Turismo com alunos da última edição do curso, 95% apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional como diferencial para realizar o curso.

Ainda segundo o levantamento, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A pesquisa, realizada entre 16 de maio e 4 de junho deste ano, consultou um total de 480 voluntários.

SOBRE O BBA - A capacitação, que possui 80 horas-aula, abre inscrições a cada ano e se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. O curso utiliza linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos.

A conclusão exige que o inscrito some 696 pontos. Ao final, o próprio aluno pode emitir certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O BBA oferece atendimento ao público por meio do endereço eletrônico pea@turismo.gov.br ou do telefone gratuito 0800 200 8484.

Edição: Cecília Melo

REPRODUÇÃO DO SITE DO MTUR

 

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