CLASSIFICADA: Desde o dia 05 de setembro Piracicaba é Município de Interesse Turístico.

Com roteiros que vão do rural aos negócios, Piracicaba também se destaca pelas festas que atraem mais de 100 mil visitantes  

TEXTO E FOTOS: Setur-SP

O Estado de São Paulo reconheceu mais uma cidade com condições para acolher bem o visitante. Trata-se de Piracicaba, classificada como Município de Interesse Turístico (MIT), de acordo com Lei 17.740 publicada no Diário Oficial do Estado de SP nesta terça-feira, 5.

A Rua do Porto é o retrato da memória de cidade, conservando a tradição ribeirinha e a história local. Aos finais de semana, o calçadão da Rua do Porto fica repleto de pessoas interessadas pelo seu centro gastronômico que inclui o tradicional Peixe no Tambor, o prato típico da cidade deste MIT.

Outro atrativo disputado é o Elevador Turístico Alto do Mirante, construído sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, com 24 metros de altura, que oferece vista panorâmica do Rio Piracicaba e de parte da cidade. O destino também inclui roteiros rurais e de negócios.

Há festas tradicionais como a do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1826; a do Milho Verde, com shows sertanejos e conjuntos folclóricos; a das Nações, que atraem mais de 100 mil pessoas; e a de São João Tupi, tradicional festa realizada na noite de São João.

A hotelaria de Piracicaba oferece mais de 3.500 leitos, além de 250 estabelecimentos voltados à gastronomia local, regional e até internacional. “Para se tornar um MIT, o município deve preencher critérios como um Conselho Municipal de Turismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

NOTA DA REDAÇÃO:

PROJETOS QUE ESTÃO NA ALESP, JÁ ANALISADOS E CONSIDERADOS APTOS PELO GAMT:

2020 – ARAPEÍ; AREALVA; BARÃO DE ANTONINA; BASTOS; BAURU; CAIEIRAS; CÁSSIA DOS COQUEIROS; COLINA; CONCHAL; CORUMBATAÍ; CRAVINHOS; GUARACI; LUCÉLIA; MARACAÍ; PEDRA BELA; PIRASSUNUNGA; POTIM; SANTA BÁRBARA D’OESTE; SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO; SANTANA DE PARNAÍBA; SÃO JOSÉ DO RIO PRETO; TAQUARITINGA; TAUBATÉ; VARGEM GRANDE DO SUL.

2021 - CAPÃO BONITO; ITATINGA; PEDREGULHO; PENÁPOLIS; PINDAMONHANGABA; PIQUETE; SOROCABA; SUZANO; TABAPUÃ.

2022 – CAMPINAS; CASA BRANCA; DUMONT; FLORÍNEA; GUAPIARA; IPAUSSU; JAGUARIÚNA; MOGI GUAÇU; RIBEIRÃO PRETO; SANTO ANDRÉ; SANTO ANTÔNIO DO ARACANGUÁ.

2023 - TUIUTI

Total: 45 candidatos pré aprovados. Atualmente existem 24 vagas, a serem preenchidas por conta de aprovação na ALESP e com base no próximo ranqueamento (ainda em 2023).

Comentários