SUCESSO: Festival Maestro Quintino movimenta Tremembé no início de setembro (contém vídeo)

Canções de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal eleitas as melhores

Texto : Marcos Ivan de Carvalho, jornalista especializado em turismo ME91.207/SP

Fotos : Edna Maischberger, foto jornalista especializada em turismo, ME92.677/SP e Marcos Ivan

De uma lista contendo 13 músicas autorais, apresentadas no domingo, segunda noite do 1º Festival de Música Caipira “Maestro Quintino”, os dois principais troféus subiram a Serra da Mantiqueira.

Exatamente assim, por conta das melhores notas atribuídas pelo corpo de jurados responsável em selecionar as treze canções as quais seriam apresentadas.

“Prata da Casa”, troféu especialmente oferecido a um dos participantes representantes da Estância Turística de Tremembé coube à composição “Roteiro de um peão”, de Cláudio Henrique Frederico (usando óculos, na foto).

O jovem Jorge Willian de Jesus Santos, de 18 anos de idade, autor de “O granfino sem coração”, teve sua obra considerada a segunda melhor canção do Festival. No estilo pagode, consagrado por Tião Carreiro, Willian narra a história de um mendigo desprezado por um homem rico e como as situações podem se inverter no correr dos tempos. Na foto, Willian é acompanhado pelo secretário José Ferreira, pelo prefeito Clemente e pelo apresentador Odair Ribeiro das Neves Filho, um dos autores do Hino de Tremembé.

“Nós descemos a serra em ponto morto pra chegar até aqui sem gastar gasolina”, disse Nelson José da Silva, representante de Campos do Jordão, ao lado de seu parceiro Rafael Viola, no momento de se apresentarem defendendo “Tá no sangue”, canção de Nelson a respeito da música caipira não precisa de melhorias para ser apreciada e, principalmente, é tradição herdada através dos anos por diversas famílias.

A comissão julgou que atribuiu à canção “Tá no sangue” os troféus de “Melhor Arranjo”, “Melhor Intérprete” (dupla Rafael Viola e Dinelson (nome artístico do autor)) e “Melhor Canção do Festival”.

Durante a entrega dos prêmios, o prefeito Clemente Antonio de Lima Neto expressou seus agradecimentos ao público, aos participantes e aos organismos envolvidos na realização desse importante momento de preservação das tradições culturais.

Para o secretário José Ferreira da Silva, da pasta de Turismo e Cultura, o 1º Festival de Música Caipira Maestro Quintino “não apenas honrou a herança cultural da cidade, mas também uniu a comunidade em torno de uma paixão compartilhada . Foi uma celebração que ficou gravada na memória de Tremembé e de todos aqueles que tiveram uma sorte de participar. Que este seja apenas o primeiro de muitos festivais que continuarão a manter viva a tradição da música caipira em nossa cidade”.

O Festival Maestro Quintino foi realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Tremembé, integrante do Distrito Vale da Fé, por formar a RT da Fé, com o apoio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e Secretaria Estadual de Cultura, Indústria e Economia Criativa .

O evento aconteceu por conta da apresentação de projeto muito bem fundamentado, consolidado por pessoas conhecedoras do tema proposto e altamente capacitadas no desenvolvimento de processos embasados ​​nas restrições legais os quais credenciam o aporte de recursos estaduais.

Cada um dos autores participantes foi contemplado com um cache no valor de R$ 2 mil e um certificado de participação.

A realização de eventos como o 1º Festival de Música Caipira Maestro Quintino promove a entrega do comércio turístico dos municípios onde ocorrem e são de grande valia para a divulgação da gastronomia regional, do artesanato e ocupam os meios de hospedagem. Importante, nesse caso, é a boa divulgação, a infraestrutura para acomodação do público e espaço adequado para as apresentações artísticas.

Tremembé soube fazer uso da oportunidade, dos recursos e espetáculo oferecidos com excelência, com nota máxima em sonorização, iluminação, ordem, limpeza e segurança.

No próximo capítulo contamos sobre o belíssimo show de Althair & Alexandre, responsáveis ​​pela “chave de ouro” no encerramento do “Maestro Quintino”.

01 – Margareth Menezes, Taubaté (SP) “Dita Benedita”; 02 - Fábio Nazareno, Taubaté (SP) “Despedida”; 03 - José Roberto Corrêa Ribeiro, Taquaraçu de Minas (MG) “Garça Branca”; 04 - Joffre Luiz Silva Capucho, Lorena (SP) "O Tempo"; 05 - Luciano Moura Queiroz, São Paulo (SP) "Que Saudade"; 06 - Luci defendeu a canção de Marcelo Cesário de Castro, Taubaté (SP) "Paraíba, Rio Bom"; 07 - José Eustáquio da Consolação Silva, Belo Horizonte (MG) “O Caboclo da Cidade”; 08 - Belmiro de Paula, Tremembé (SP) “Lembranças do Passado”; 09 – Wesley Alberto Vieira, Tremembé (SP) “No Silêncio Dessa Prosa”; 10 - Andressa Flora de Souza, Elói Mendes (MG) "Vingança da Natureza".

Para assistir ao vídeo abaixo, caso a nossa web rádio esteja tocando, 

CLIQUE AQUI E VEJA MUITAS FOTOS DOS MOMENTOS DO FESTIVAL

Comentários