MÚSICA: Tremembé ganha sábado com raiz de qualidade

Abertura do 1º Festival Maestro Quitino de Música Caipira agradou ao público

Comprovadamente, para o turismo receptivo de uma cidade evoluir a cada dia é preciso não existir a ruptura com a cultura. Ambos são, desde o seu existir, unha e carne, corda e caçamba, motivo e razão.

Quando há essa natural conexão turismo+cultura, notável é um não sobreviver sem o outro e, por isso, quando há gestão inteligente e comprometido na missão de bem posicionar a cidade no patamar das boas referências receptivas, o resultado é igual ao acontecido na noite de abertura do 1ª Festival Maestro Quintino de Música Caipira.

O card de apresentações contemplou a presença no palco da banda Meste Quintino e The Caipiras, com o repertório do show “Rock do Brejo”, explicado pelo líder do grupo para identificar ser a denominação da banda uma homenagem às origens do nome da cidade, em tupi guarani.

The Caipiras viajou num repertório temperado com viola, violão, baixo, teclados e bateria e bons vocais, mostrando ao público sua proposta de compor a cena caipira com suas diversas vertentes e estilos musicais. Obras autorais, com direito a bons solos de viola e muitas levadas de criatividade.

“Isso também é música caipira”, destacou QuintinoBento, neto do homenageado Maestro Quintino.

Teddy Berrante, um dos autores do hino tremembeense, foi a segunda atração da noite e, ao lado de seu time, com viola e sanfona, fez uma imersão pelas águas da essência musical caipira.

“Nós vamos fazer um repertório mesclado, com um pouco de músicas atuais e outras mais antigas e espero que sejam do agrado de todos”, disse o cantor, desfiando “Pinga ni mim”, “Comitiva Esperança”, “Cavalo Preto”, “Sessenta dias apaixonado”. Deu conta do recado com sobras e muitos aplausos.

Duduca & Dalvan, os “Leões da Música Sertaneja” cumpriram a tarefa de assinar a primeira noite do Festival com uma impecávela apresentação, resgatando seus grandes sucessos e prestando homenagens a grandes expoentes da música raiz.

O público de todas as idades cantava junto com a dupla os sucessos como “A dama de vermelho”, “Mulher Maravilha”, “Piquitita”, a versão de “Vim pra dizer adeus” (versão de “We said goodbye”) homenageando Dave MacLean; cantaram uma do Raul Seixas, lembraram Geraldo Vandré falando das flores e finalizaram com a clássica “Pegadas na areia”.

Destaques especiais: a todos os músicos integrantes das três bandas. Excelentes, comunicativos e muito técnicos.

Som e Luz: Equipe capacitada para atender importantes eventos, como o Festival Maestro Quintino. Impecável, sem um único “apito”;

Estrutura: compatível com a importância do evento e com total respeito ao conforto adequado do público.

O Festival Maestro Quintino é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Tremembé, com o apoio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, e da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Durante o evento todo acontecem entrevistas realizadas pelo COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, para instruir os indicativos da sua Pesquisa de Demanda Turística, um dos protocolos exigidos para avaliação da Estância por ocasião do ranqueamento dos municípios turísticos do estado de São Paulo.

(Texto: Marcos Ivan de Carvalho / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan)

A reportagem do Canal39 tem apoio logístico da Pousada Chácara Maria da Graça, em Tremembé.

CLIQUE AQUI E VEJA MUITAS FOTOS DOS MOMENTOS DO FESTIVAL

Comentários