TURISMO: VALE RECEPTIVO REALIZA MAIS UM CAFÉ DE NEGÓCIOS

TURISMO: VALE RECEPTIVO REALIZA MAIS UM CAFÉ DE NEGÓCIOS

Organizado pelo setor de eventos do Projeto Vale Receptivo e realizado no Ecomapp Hotel, na Estância Turística de Aparecida, o III Café de Negócios contou com a presença de profissionais de Turismo, empresários do trade turístico, autoridades, representantes do Sebrae e Senac, além da imprensa.
Inicialmente uma visita técnica, monitorada pelo empresário Pérsio Vieira, dono do Ecomapp, possibilitou a todos tomarem conhecimento do empreendimento pioneiro no município: a construção de hotel com o uso de containers.
Vieira contou detalhes da utilização do principal material, assim como a reutilização de carcaças de veículos antigos para somar na decoração.
Com 32 unidades habitacionais, o Ecomapp foi totalmente planejado para contemplar conforto, praticidade, economicidade, sustentabilidade e, principalmente, acessibilidade.
Com somente dois lances de escada, utilizada para acesso ao piso superior, o estabelecimento conta com rampas suaves, para acesso aos pontos mais elevados do terreno; elevador para portadores de necessidades ou idosos; apartamentos amplos, inclusive dois adaptados, com recursos de segurança para uso dos banheiros; sistema de codificação eletronica, para as fechaduras e interruptores de luz, acionados por meio de cartões magnéticos; reuso da água de banho (tratada e utilizada para o sistema de descargas nos sanitários), isolamento termoacústico com a utilização de placas de poliestireno expandido (isopor) e drywall. Estes são alguns detalhes pensados para tornar o Ecomapp um diferencial na Região.
Após a apresentação do empreendimento, João Gilberto Oliveira abriu a programação de palestras.

TURISMO: VALE RECEPTIVO REALIZA MAIS UM CAFÉ DE NEGÓCIOS

De cima para baixo, da esquerda para a direita, João Gilberto Oliveira (Vale Receptivo), Érika Miguel de Jesus (SEBRAE), Pérsio Vieira (Ecomapp Hotel) e a jornalista Cristina Lira. (Foto: Marcos Ivan, Canal39) 

Érika Miguel de Jesus, consultora de Marketing do Sebrae, apresentou uma sinopse do trabalho possível de ser realizado para se determinar o que ela denomina Mapa da Empatia, ferramenta a qual contribui para o empreendedor conhecer e entender melhor seu público alvo ou seu cliente. Com o Mapa, fica mais acessível o delineamento do perfil médio da população a ser atingida pela proposta de marketing.
Pérsio Vieira, do Ecomapp, mostrou detalhes da sequência de construção do hotel, fazendo referências às diversas etapas da obra.
Principal tema do Café foi a palestra da jornalista Cristina Lira, personalidade bastante envolvida no trade turístico, com projeção profissional junto a importantes empreendimentos, autora de um blog que leva seu nome e colaborada em diversos veículos da mídia.
Lira apresentou dois temas: o já internacional “Encontro dos Profissionais de Turismo com Cristina Lira”, idealizado por ela em Natal (RN), com edições mensais e - agora - com eventos iguais ocorrendo em diversas regiões brasileiras e já com uma realização em Portugal.
Cristina fez um apanhado geral das etapas de seu trabalho e afirmou estar fazendo exatamente aquilo que ama, que tem gosto em pensar e em fazer.
Segundo a jornalista, todo profissional que atua no segmento de turismo não deve ser prender a um só tipo de turismo. É preciso estar aberto para as demandas, ter “olho clínico” para entender as necessidades e criar soluções. “Não adianta um profissional de turismo ter muito dinheiro se não tem como promover o turismo”, disse Cristina Lira, que acrescentou não perder as oportunidades de negociar parcerias e obter patrocínios. Estar conectado, atento, e ter desprendimento para crescer são fatores importantes de se manter a qualidade profissional e o nome sempre em alta são itens indispensáveis.
Em abordagem ao segundo momento de sua palestra, Cristina Lira discorreu sobre o que é um press trip e como aconteceu o primeiro no Vale do Paraíba que levou sua assinatura. Avaliou como bastante proveitosa essa experiência, pontuou alguns momentos ilustrativos e aproveitou para anunciar já estar elaborando roteiro e pensando a lista de jornalistas a serem convidados, haja vista o press trip (viagem de imprensa) ser uma ferramenta de envolver profissionais da comunicação com atrativos turísticos para obter, destes profissionais, material a ser divulgado nos veículos para os quais trabalham e que contenha sua percepção sobre cada atrativo visitado e conhecido.

TURISMO: VALE RECEPTIVO REALIZA MAIS UM CAFÉ DE NEGÓCIOSDa esquerda para a direita, de cima para baixo: Lenir Proença (CNATUR), Márcia Filippo (secretária de Turismo de Aparecida), Ana, Marcelo (em pé, filho) e Pérsio (Ecomapp) e Pérsio Filho. (Fotos: Marcos Ivan, Canal39)

Márcia Filippo, secretária de Turismo de Aparecida, e Lenir Proença, da CNTUR Aparecida fizeram breves pronunciamentos.

Sorteio de brindes e um bem servido café foram ações de fechamento do encontro.
Presenças destacadas nominalmente: Luciana Ferreira, vereadora por Roseira; Diego Vieira, secretário de Turismo de Roseira; Alexandre Silva, secretário de Administração de Roseira; Alex Cardoso, diretor de Turismo de Potim; Anderson Henrique Solcia, do Senac Guaratinguetá.

A reportagem do Canal39 cumprimenta a todos os participantes e agradece à equipe do Vale Receptivo por mais esse convite.

CLIQUE PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS


(Fotos e texto: Marcos Ivan - Direção: Edna Maischberger, Canal39)

Olá, deixe seu comentário para TURISMO: VALE RECEPTIVO REALIZA MAIS UM CAFÉ DE NEGÓCIOS

Enviando Comentário Fechar :/