SAÚDE: SJC BUSCA AGILIDADE COM O UBS RESOLVE

SAÚDE: SJC BUSCA AGILIDADE COM O UBS RESOLVE

Eronilde Santana, durante coleta de sangue no UBS Resolve (Foto: Claudio Vieira, PMSJC)

Programa chega à 6ª unidade com mais de 40 mil exames

Mais de 40 mil exames já foram realizados nas cinco unidades básicas de saúde que receberam o programa UBS Resolve. A sexta unidade, no Campo dos Alemães, começou a oferecer os serviços na quarta-feira (14), com previsão de realizar cerca de 9 mil exames por mês. A UBS localizada na zona sul de São José dos Campos é uma das maiores da rede, com 30.830 pacientes cadastrados.

A primeira unidade, no distrito de Eugênio de Melo (região leste), começou a funcionar em janeiro deste ano. As demais – no Jardim São José 2 (leste), Jardim Limoeiro (oeste), Residencial União (sul) e Jardim Interlagos (sul) – foram entregues em maio. Com o programa UBS Resolve, os pacientes fazem a coleta de sangue para exames laboratoriais no próprio local, evitando deslocamentos e otimizando o retorno médico.

Eronilde Souza Santana, 43 anos, foi uma das primeiras pacientes a coletar o sangue na manhã desta quarta-feira na UBS do Campo dos Alemães. Para ela, a novidade é muito bem vida. “Eu moro na rua da UBS, para mim ficou mais fácil, pois antes tinha que ir lá no Bosque dos Eucaliptos, onde fica a unidade do Valeclin”, disse.

Joice de Jesus dos Santos, 19 anos e grávida de 3 meses, também aprovou o atendimento no mesmo bairro onde mora. “Agora não gasto com transporte, pois estou grávida e evito ficar andando até o Jardim Morumbi ou o Centro”, afirmou.

O objetivo do UBS Resolve é tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. O programa está alicerçado em três bases: sustentabilidade da unidade, eficiência dos processos e a resolutividade das ações. Além da implantação de um posto de coleta de exames laboratoriais, o programa já adotou a prática da agenda aberta para marcação de consultas.

Desde o início do ano, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos e protocolos. Uma segunda etapa prevê a implantação da sala de atendimento de pequenas emergências.

Fonte: Site oficial de São José dos Campos / Foto: Claudio Vieira, PMSJC)

 

Olá, deixe seu comentário para SAÚDE: SJC BUSCA AGILIDADE COM O UBS RESOLVE

Enviando Comentário Fechar :/