SAÚDE: REGIÃO SE MOBILIZA PARA VACINAR CONTRA H1N1

SAÚDE: REGIÃO SE MOBILIZA PARA VACINAR CONTRA H1N1

Foto: Divulgação - PMC

Em Pinda, vacinação contra Influenza começa no dia 18

Prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal serão atrelados à campanha, em todos os postos do município.
As campanhas nacional de vacinação contra a Influenza e de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal terão início em Pindamonhangaba a partir de terça-feira (18), devido ao feriado municipal de São Benedito - a campanha nacional começa dia 17.
A vacinação se estende até o dia 26 de maio, sendo o Dia "D" de mobilização nacional, o dia 13 de maio.
De acordo com informações do diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde da Prefeitura, Rafael Lamana, no ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram imunizadas em Pinda. Para este ano, a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde deve ser um pouco maior que este número.
Podem receber as doses, as pessoas dos chamados "grupos prioritários", definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. São elas: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias); trabalhadores de saúde públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde) apresentando prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação; e professores das escolas públicas e privadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo.
Para se vacinar, a pessoa do grupo prioritário deve comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa, levando o RG. É recomendável levar o cartão de vacinação, se tiver.

SAÚDE: REGIÃO SE MOBILIZA PARA VACINAR CONTRA H1N1

Prevenção ao câncer bucal
Atrelada à campanha de vacinação contra a Influenza, a Prefeitura de Pindamonhangaba vai realizar a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O público principal é o de idosos com fatores de risco, como dentes quebrados, próteses mal adaptadas, e ou que sejam alcoólatras, tabagistas e trabalhem diretamente no sol.
O diagnóstico será feito em todos os postos, de acordo com o fluxo de cada local. No momento da vacinação, o idoso deve passar por avaliação do dentista. O procedimento é rápido e indolor.
Se diagnosticado precocemente, o câncer bucal tem alto índice de cura, mas se estiver em estágio avançado, pode levar a óbito. Por isso, é importante a conscientização e participação de todos.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, o dr. José Alberto H. Beneton, no ano passado, 1895 idosos fizeram o exame e apenas 98 apresentaram alguma lesão suspeita de alteração. Felizmente, nenhum caso de câncer bucal foi encontrado.

Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta segunda em Caraguá
Primeiro lote de vacinas será destinado a trabalhadores de saúde e pessoas com 60 anos ou mais.
Na próxima segunda-feira (17), Caraguatatuba inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação “Madre Teresa de Calcutá”, conforme horário de vacinação de rotina em cada unidade.
Conforme cronograma do Ministério da Saúde, as etapas de vacinação para o grupo prioritário serão as seguintes: a partir de 17 de abril para trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais; a partir de 24 de abril para gestantes, puérperas, crianças (seis meses a menores de cinco anos) e indígenas; a partir do dia 2 de maio para pacientes com comorbidades; e a partir de 8 de maio para professores e todos os outros grupos anteriores.
Segundo previsão da Secretaria Estadual de Saúde, a campanha seguirá até o dia 26 de maio. No sábado (13/5), será o Dia de Mobilização Nacional e todas as UBSs de Caraguatatuba serão abertas para vacinação.
A vacina trivalente segue protegendo contra os vírus H1N1, H3N3 e Influenza B. A meta é vacinar 90% do público alvo da campanha, que prioriza crianças de 6 meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto); trabalhador de saúde (com apresentação de crachá ou holerite e mais documento com foto); indivíduo com 60 anos ou mais; pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante apresentação de prescrição médica) e professores da rede pública e privada (com apresentação de crachá ou holerite, mais documento com foto).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as puérperas deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.
Contraindicação da vacina
O Ministério da Saúde informa que a vacina contra Influenza é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores; com alergia aos componentes da vacina ou com alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Gripe A
Mesmo com a vacina, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba alerta que os cuidados contra a proliferação do vírus H1N1 devem ser mantidos. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool; evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e sempre ter em mãos um frasco de álcool gel para higienização.
Os principais sintomas da Gripe A são febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos e nos ouvidos. Para o tratamento é necessário muito repouso, beber líquido, evitar álcool e cigarro.
Eis os endereços das UBS:
UBS Centro
Avenida Maranhão, 451 – Jardim Primavera – 1º andar
“Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata” - Tel: (12) 3897-2102
UBS Perequê Mirim
Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho, 295 - Tel (12) 3885-1800
UBS Porto Novo
Avenida José Herculano, 6.560 - Tel (12) 3887-6131
UBS Morro do Algodão
Avenida Geraldo Lopes, 27 - Tel (12) 3887-9100
UBS Jaraguazinho
Rua Benedito Silvério Santana, 57 - Tel (12) 3883-3500
UBS Casa Branca/Olaria
Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 799 – Tel (12) 3883-9077/7007
UBS Jetuba
Rua Geraldo Cordeiro de Souza, 270 – Tel (12) 3884-4090
UBS Massaguaçu
Rua Irineu de Mello Neto, 600 – Tel (12) 3884-1999
UBS Tinga
Rua Antonio dos Santos, 20 – Tinga – Tel (12) 3883-3277 / 3882-6446
UBS Tabatinga
Rua Manoel Pereira dos Santos, 47 – Tabatinga – Tel (12) 3884-5700
Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas – CEM/CEO
Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera
“Edifício Madre Tereza de Calcutá” – Tel: (12) 3886-1200
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
(Talita Fernanda / Jornalista)

Olá, deixe seu comentário para SAÚDE: REGIÃO SE MOBILIZA PARA VACINAR CONTRA H1N1

Enviando Comentário Fechar :/